A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24/08/12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24/08/12."— Transcrição da apresentação:

1 24/08/12

2 Lei do Bem e Estatísticas de Inovação e Apoio do Governo
Objetivo: Exposição geral dos incentivos à inovação tecnológica da Lei /05 (Lei do Bem) e apresentação das estatísticas da Pesquisa Inovação Tecnológica do IBGE (PINTEC).

3 Principais Incentivos à Inovação
Evolução recente - Marco Regulatório

4 Lei /05 - Lei do Bem A Lei de novembro de 2005, conhecida por Lei do Bem, define incentivos à inovação tecnológica em seu Capítulo III. A Lei do Bem apoia a inovação e a pesquisa científica e tecnológica através de: Subvenção econômica à remuneração de pesquisadores (mestres e doutores) que tenham vínculo empregatício com empresas presentes no Brasil. Dedução sobre o lucro líquido de gastos realizados, no período considerado, com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica. Depreciação integral para máquinas e equipamentos destinados à P,D&I Redução de 50% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre máquinas, equipamentos e instrumentos adquiridos para a realização de P,D&I. Redução da alíquota de IRRF sobre remessas enviadas ao exterior com a finalidade de registro ou manutenção de marcas e patentes.

5 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Objetivo: Construção de indicadores setoriais, nacionais e regionais das atividades de inovação tecnológica nas empresas brasileiras, e de indicadores nacionais das atividades de inovação tecnológica nas empresas de serviços selecionados (edição, telecomunicações e informática) e de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceitual e metodológico.

6 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
A inovação de produto e processo é definida pela implementação de produtos (bens ou serviços) ou processos novos ou substancialmente aprimorados. A implementação da inovação ocorre quando o produto é introduzido no mercado ou quando o processo passa a ser operado pela empresa.

7 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
A PINTEC considera como investimentos em atividades inovativas dispêndios referentes à: P&D interna; Aquisição de P&D externa; Aquisição de máquinas e equipamentos; Treinamento; Aquisição de conhecimentos externos; Projetos industriais e outras preparações técnicas; e Introdução de inovações tecnológicas no mercado.

8 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Empresas pesquisadas e parcela de empresas que implementaram inovações - Indústria

9 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Distribuição dos dispêndios com inovação

10 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Apoio do Governo 38.299 30.378 28.036 Empresas que implementaram 22.698 inovações Empresas que implementaram inovações e receberam apoio do governo 22,8% 19,2% 18,7% 16,9% 2000 2003 2005 2008 Fonte: PINTEC/IBGE

11 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Apoio do Governo – Metalurgia Entre 2003 e 2008, a parcela de empresas inovadoras deste setor que recebeu apoio do Governo para inovar passou de 12,2% para 17,7%. No mesmo período, entre as empresas do setor que implementaram inovações, a parcela daquelas que auferiu apoio do Governo para P&D passou de 15,5% para 23,0%.

12 Pesquisa Inovação Tecnológica - PINTEC
Pessoas ocupadas em atividades de P&D em empresas que realizam P&D interna – Indústria – a média passou de 6, em 2000, para 11, em 2008.

13 Lei do Bem Empresas usuárias da Lei do Bem - Evolução

14 Lei do Bem Empresas usuárias da Lei do Bem - Setores Fonte: MCTI

15 Metalurgia Entre as empresas do setor que responderam à PINTEC-2008, apenas três fizeram uso de subvenção econômica à P&D e à inserção de pesquisadores. Nenhuma delas informou solicitação de depósito de patente.

16 Karina Pereira Vieira – karina.vieira@ibge.gov.br
Graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG e mestre em economia pelo Cedeplar/UFMG, com diversos artigos publicados sobre o tema de Inovação Tecnológica. Atuo na área de Pesquisas Econômicas na Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ampla experiência em Consultoria Econômica: atuei como analista na Tendências Consultoria Integrada antes de ingressar no setor público.


Carregar ppt "24/08/12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google