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Principais objetivos Revisar as tendências e não-tendências dos indicadores de desenvolvimento sustentável Refletir sobre o papel da Comissão do desenvolvimento.

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Apresentação em tema: "Principais objetivos Revisar as tendências e não-tendências dos indicadores de desenvolvimento sustentável Refletir sobre o papel da Comissão do desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Principais objetivos Revisar as tendências e não-tendências dos indicadores de desenvolvimento sustentável Refletir sobre o papel da Comissão do desenvolvimento sustentável e do seu programa de indicadores Oferecer um conjunto de opções de redirija e faça avançar o trabalho da Comissão do Desenvolvimento Sustentável

2 Influência direta ou indireta de algumas tendências evidência indiscutível do aumento do custo, mas também alguns benefícios da globalização sobre condições ambientais e sociais, em nível nacional e internacional; melhor compreensão das interações entre os ecossistemas e o bem-estar humano, em particular a pobreza; crescimento de acordos ambientais multilaterais e utilização de instrumentos econômicos e outros instrumentos de política ambiental, que exigem uma base de dados quantitativa; rápido desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Internet e sistemas de informação geográfica (SIG), com muitos países que ainda restam, no entanto, do lado errado da fronteira digital; ênfase crescente em iniciativas estratégicas, incluindo as estratégias nacionais para Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos do Milênio que envolvem objetivos calendarizados e requerem um acompanhamento sistemático do progresso.

3 Quadros mais comumente utilizados pressão-estado-resposta (PSR) e suas variações, limitada principalmente ao pilar ambiental; bem-estar humano / bem-estar ecossistêmico; questão ou quadros temáticos e quadros de contabilidade baseado no capital, centrado no pilar econômico e ambiental do desenvolvimento sustentável.

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5 Figura 1 – Representação esquemática do processo de CSD do SDI

6 Fase 1 Definição de indicadores (nome, breve definição, unidade de medida); Lugar no quadro (capítulo relevante da Agenda 21, o tipo de indicador); Importância e relevância política (finalidade, relevância para o desenvolvimento sustentável / insustentável, os vínculos com outros indicadores, metas internacionais relevantes, convenções e acordos); Descrição da metodologia utilizada e as definições subjacentes; Avaliação da disponibilidade de dados de fontes nacionais e internacionais; Agências envolvidas na elaboração do indicador; e Mais informações, incluindo bibliografia de fontes.

7 Na fase 2 os indicadores foram testados por 22 países das regiões mais importantes do mundo, numa base voluntária. Na Fase 3 do UNDSD foi realizada uma avaliação independente das experiências dos testes indicadores CSD.

8 A fase 4 no diagrama de processo refere-se à utilização, efetiva ou potencial, do IDE em relatórios nacionais. Essa fase do processo está em andamento desde a conclusão do conjunto de medidas em 2001.

9 Os elementos-chave desta abordagem pragmática podem ser resumidos da segunte forma: Adoção de uma estrutura com base em categorias de capital e conceitos relacionados à sustentabilidade através da aceitação explícita de uma abordagem baseada no capital; Proposta de uma abordagem evolutiva e progressiva, com ênfase em um indicador byindicator – processo de aprendizagem; Abordagem evolutiva que envolve desenvolvimento e adoção de um programa de trabalho focado em prioridades IDS de alta relevância política; Uma estreita coordenação e, possivelmente, o alinhamento com os sistemas de indicadores, particularmente o MDGI’s; Revitalização de um programa de capacitação focado em indicadores de prioridade, através da canais usuais de suporte técnico; Prosseguimento dos esforços para a integração de IDE em ENDS e a sua utilização em nacionais sub-national/sectoral e relatórios; e Sempre que possível, construir em SDI processos para as revisões periódicas.

10 Finalmente, o programa deve ter incorporado nas provisões para um mecanismo de avaliação, pelo menos, no final de um ciclo de cinco anos, o qual seria uma oportunidade para aprender e ajustar para o futuro.


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