A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TwitterFacebookMyspaceOrkutBlogSiteYoutube As redes sociais na web.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TwitterFacebookMyspaceOrkutBlogSiteYoutube As redes sociais na web."— Transcrição da apresentação:

1 TwitterFacebookMyspaceOrkutBlogSiteYoutube As redes sociais na web

2 No final de março, o Facebook, segundo notícia publicada no jornal italiano La Repubblica, , atingiu mais de 200 milhões de pessoas registradas, confirmando-se como a maior comunidade on-line do mundo.

3 As redes sociais na web Por semana, segundo a empresa fundada pelo jovem Mark Zuckerberg, 24 anos, acolhe quase um milhão de novos membros. O Facebook, no entanto, enfrenta a concorrência de outras redes sociais como Twitter, sempre mais popular entre os jovens. Ele saltou de 600 usuários para 6 milhões em apenas 12 meses. No Brasil, o Orkut continua imbatível.

4 Um meio de socialização on-line Para o pesquisador Marco González, programas como Facebook e Twitter ganham destaque porque as pessoas estão sempre buscando novas formas de socialização. Eu não caracterizaria a ampla popularidade de sites de interação social como indicativo de uma revolução na comunicação. Eles são poderosos, mas é cedo demais para dizer se há de fato uma revolução há de fato uma revolução acontecendo. acontecendo.

5 Twitter: um espaço social Para a jornalista Gabriela Zago, o microblog tende a ser ferramenta complementar para obter informações e, mais do que isso, um espaço social em rede. Caráter de agilidade é conferido ao jornalismo e à circulação de informações. Mais do que uma ferramenta de microblog, o Twitter é também um site de rede social. As pessoas buscam estabelecer e manter conexões, interagir umas com as outras, e isso implica em compartilhar informações que se considera relevantes para sua rede.

6 Sociedade do espetáculo: só é o que se vê Para a pesquisadora Paula Sibilia, a popularidade de redes sociais como Facebook, MySpace, Orkut e Twitter se justifica pelo desejo das pessoas de estarem à vista dos outros. Orkut e o Facebook não surgiram do nada. Ao contrário, as redes sociais apareceram num terreno que já estava muito bem sedimentado para que essas sedimentado para que essas práticas pudessem florescer. práticas pudessem florescer.

7 A equação público = privado é cada vez mais forte Facebook, Twitter, Orkut. No ciberespaço, essas ferramentas quebraram o conceito tradicional de tempo e espaço, e as mudanças que promoverão no jornalismo são enormes e profundas. Muitas delas, diz Pollyana Ferrari, sequer foram assimiladas pelos veículos foram assimiladas pelos veículos de comunicação. de comunicação.

8 O suporte da internet mudou o processo social Para Raquel Recuero, os sistemas informáticos geram o afastamento informáticos geram o afastamento entre as pessoas, ao mesmo tempo em que entre as pessoas, ao mesmo tempo em que aumentam a confiança para expor a intimidade, além de proporcionarem o anonimato. aumentam a confiança para expor a intimidade, além de proporcionarem o anonimato. As pessoas escolhem grupos para entrar e colocam elementos nos perfis para dar uma determinada impressão aos demais, mostrando menos quem são e mais como querem que os outros as vejam.

9 Ambiente off-line separado do ambiente on-line? Para a pesquisadora Sandra Portella Montardo, as redes sociais da internet possibilitam a inclusão social, o que garante entre os participantes um amparo assistencial que se um amparo assistencial que se reverte na qualidade de vida reverte na qualidade de vida de todos os envolvidos. de todos os envolvidos.

10 Uma nova postura na comunicação Segundo o jornalista e professor da Umesp e USP, Wilson da Costa Bueno, a comunicação nesses novos tempos exige novos atributos como a ética, a transparência, o profissionalismo e o compromisso com a liberdade de expressão, a pluralidade de opiniões. Ouvir mais e falar menos, o profissionalismo e o compromisso com a liberdade de expressão, a pluralidade de opiniões. Ouvir mais e falar menos, este é o novo lema da comunicação este é o novo lema da comunicação moderna. moderna.

11 Uma nova postura na comunicação Bueno afirma que temos que reconhecer que este novo modelo ainda é praticado por um número reduzido de organizações e será preciso não apenas mudar a cultura e a postura das organizações, mas investir fortemente na formação dos novos comunicadores, ainda presos a valores ultrapassados.

12 Espiritualidade na Internet Para o professor e pesquisador da Unisinos, Pedro Gilberto Gomes, as instituições religiosas ainda vêem a Internet como um dispositivo tecnológico. A partir do uso da Internet surge um novo patamar baseado numa lógica de inter-relação. Nesta nova ambiência, acrescenta, as instituições podem estabelecer novos tipos de relações ao invés de utilizar a rede apenas como um meio para divulgar sua mensagem.

13 Espiritualidade na Internet Alguns sites disponibilizam as leituras dominicais, velas virtuais, enfim, há todo um arcabouço de ações litúrgicas que são veiculadas a partir dos portais. Essa é uma concepção de dispositivo tecnológico, ou seja, antigamente, determinadas atividades eram realizadas na Igreja e, hoje, também estão disponíveis na Internet. Com base nisso, ele lança o questionamento: Como as Igrejas, dentro desse ambiente, desse mundo interconectado, podem trabalhar no estabelecimento de vivência, de espiritualidade, de religião?.

14 As redes sociais na web e na Igreja Novas formas de socialização. Agilidade e circulação de informações. Espetacularizar a nossa personalidade. Novo conceito de tempo e espaço. Afastamento entre as pessoas. Público = privado. Anonimato. Inclusão social. Ética, transparência, profissionalismo, liberdade de expressão, pluralidade de opiniões. Comunicação como processo e não como meio.

15 Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais A Internet pode oferecer uma contribuição extremamente valiosa para a vida humana. Deve promover a prosperidade e a paz, o crescimento intelectual e estético, além da compreensão recíproca entre os povos e as nações em âmbito mundial. Ela pode ajudar também os homens e as mulheres na sua busca permanente de se compreenderem a si mesmos.

16 Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais Em todas as épocas, também na nossa, as pessoas formulam as mesmas interrogações fundamentais: Quem sou eu? Donde venho e para onde vou? Por que existe o mal? O que é que existirá depois desta vida? Não cabe à Igreja impor respostas, mas pode – e deve – proclamar ao mundo as respostas que ela mesma recebeu; e, tanto hoje como sempre, oferece a derradeira resposta satisfatória aos mais profundos interrogativos da vida: Jesus Cristo (...). – Ética na Internet (2002)

17 Perguntas para o debate O mundo digital faz parte do serviço de evangelização de sua Paróquia? Em sua comunidade seria difícil implantar a mídia digital. Explique por que? Ao seu ver quais são as vantagens e os perigos da mídia digital?


Carregar ppt "TwitterFacebookMyspaceOrkutBlogSiteYoutube As redes sociais na web."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google