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AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

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Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Professor revisor: Marcia Memória da Silva Professor produtor: Paula Cunha de Carvalho Coordenadora: Marta Nascimento Disciplina Ano Aula número GEOGRAFIA 1 Tema da Aula Digital Território brasileiro: Localização

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Identificar o conceito de localização no espaço geográfico; Identificar a localização geográfica do território brasileiro no planisfério em diferentes escalas; Reconhecer os meios utilizados para determinar a localização dos lugares; Reconhecer os fusos horários do Brasil; Conhecer as novas formas de localização no espaço terrestre; Reconhecer as vantagens e desvantagens existentes pelo fato do Brasil ter uma fronteira tão extensa; Apontar o nome dos oceanos e dos países que fazem e não fazem fronteira com o Brasil. Referencial Teórico 1 - SAMPAIO, Fernando dos Santos. Para viver juntos: geografia 7º ano – 1 ed.rev.— São Paulo: Edições SM, 2009. 2 - MAGNOLI, Demétrio. projeto de ensino de Geografia: natureza, tecnologia e sociedades: Geografia do Brasil – 2 ed. – São Paulo: Moderna, 2005.

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? No 6º ano, você estudou sobre a localização do planeta Terra no Sistema Solar. Você lembra ? Para relembrarmos, clique na imagem do Sistema Solar abaixo para ler um pequeno texto dos assuntos abordados. Bons estudos!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Abordar os alunos e recordar o assunto do último ano, que foi, entre eles, a localização do nosso e dos outros planetas do sistema solar. O uso da imagem facilita a compreensão. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize a imagem mostrando a localização da terra em relação aos outros astros.Lembrar que as linhas que aparecem no esquema são imaginárias e as cores são apenas animação. Tempo de duração da atividade: 8 minutos Organização da sala de aula:

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula trabalharemos a localização do território brasileiro! Quando terminarmos, você estará pronto para: Identificar o conceito de localização no espaço geográfico; Identificar a localização geográfica do território brasileiro no planisfério em diferentes escalas; Reconhecer os meios utilizados para determinar a localização dos lugares; Reconhecer os fusos horários do Brasil; Conhecer as novas formas de localização no espaço terrestre; Reconhecer as vantagens e desvantagens existentes pelo fato do Brasil ter uma fronteira tão extensa; Apontar o nome dos oceanos e dos países que fazem e não fazem fronteira com o Brasil.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, são apresentados, de forma bastante simples, o conteúdo e os objetivos da aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Qual a vantagem da posição estratégica do Brasil para o turismo? Clique na imagem ao lado e descubra em qual continente o Brasil está localizado e em qual parte desse continente o território brasileiro se encontra!

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A pergunta-desafio pode ser considerada um momento importantíssimo da aula, pois ela pode ser utilizada para despertar o interesse e a curiosidade do aluno pelo tema a ser abordado. O professor pode solicitar que, individualmente, os alunos façam uma leitura silenciosa e os posicionem na imagem , em seguida, pode lançar questionamentos apresentados na aula, iniciando uma pequena discussão sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Reforce as informações sobre os países e os continentes, assim como a sua localização. Faça-os pensar sobre posição privilegiada do Brasil, refletindo no clima, vegetação, acessibilidade por mar, etc. tudo isso facilitando a economia do turismo. Tempo de duração da atividade: 4 minutos Organização da sala de aula:

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Como vimos, o Brasil está localizado no continente americano, mais precisamente na porção sul da América e, por isso, é um país sul-americano. Aprender a localizar os lugares no planeta Terra é muito importante, tanto para o estudo da Geografia, quanto para nosso dia-a-dia! Se você quer aprender a situar-se e localizar qualquer lugar na superfície terrestre, acesse o mapa!

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aproveitando a discussão iniciada anteriormente, o professor pode direcioná-la, de modo que os alunos consigam perceber a importância do estudo desse tema. Abordar aspectos que mostrem a relevância da localização no espaço geográfico. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Estimule os alunos a procurarem localizações (de preferência de países) no site, visualizando, assim a imagem do mapa. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1) Sobre a nossa localização geográfica, concluímos que: a) O Brasil localiza-se na América do Norte b) O Brasil localiza-se na porção norte do continente americano c) O Brasil localiza-se no sul do continente americano d) O Brasil não é um país americano

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
1) Sobre a nossa localização geográfica, concluímos que: a) Opção incorreta : o Brasil localiza-se na América do Sul b) Opção incorreta : o Brasil não se localiza na porção norte do continente americano c) Opção correta : o Brasil localiza-se no sul do continente americano d) Opção incorreta : o Brasil é um país americano

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) O Brasil é banhado pelo seguinte oceano: a)Pacífico b) Índico c) Atlântico d) Glacial Ártico

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
2) O Brasil é banhado pelo seguinte oceano: a) Errado: o Brasil não é banhado pelo Oceano Pacífico b) Errado: o Brasil não é banhado pelo Oceano Índico c) Certo: o Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico d) Errado: o Brasil não é banhado pelo Oceano Glacial Ártico

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
3)O mapa ao lado mostra a América do Sul. Os países que estão marcados com os números 1,2,e 3 fazem fronteira com o Brasil e são, respectivamente: a) Paraguai, Uruguai e Chile b) Equador, Bolívia e Uruguai c) Colômbia, Argentina e Peru d) Chile, Uruguai e Colômbia

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Os países 1,2 e 3 e que fazem fronteira com o Brasil e são, respectivamente: a) Resposta incorreta: Paraguai, Uruguai e Chile não estão enumerados. b) Resposta incorreta: Equador, Bolívia e Uruguai não estão enumerados. c) Resposta correta: Colômbia, Peru e Argentina representam os números 1,2 e 3. d) Resposta incorreta: Chile e Uruguai não estão enumerados.

18 Atividade 5, 6 e 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este Educoquiz é composto por três questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sobre o assunto da aula. Nele, há feedbacks corretivos que auxiliarão no processo de realização do game e também farão direcionamentos quanto aos conteúdos que devem ser estudados na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 9 a 12 Checagem ATIVIDADE 13 a 16

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Atividade 8: Momento de reflexão Como localizar um ponto na superfície da Terra? Como podemos indicar o endereço de algum ponto da Terra? Indicamos a localização de um ponto da Terra a partir das Latitudes e Longitudes. Vamos entender este assunto no link abaixo:

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno deverá entender o conceito de latitude e longitude, entendendo como localizar um ponto na superfície da Terra , usando um jogo de busca ao tesouro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A página traz uma animação simples que fará o aluno entender os conceitos abordados. Pergunte como navegadores exploravam os mares sem GPS, lembre que as linhas são imaginárias. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

22 Atividade 9: O Brasil no planisfério
Já estudamos no 6º ano que o mapa-múndi também é chamado de planisfério e que nele estão representados todos os países do mundo. Os países podem ser divididos sob diferentes aspectos, inclusive de acordo com os continentes, que são enormes pedaços de terras emersas nos quais os países estão localizados. Existem seis continentes: África, Europa, Ásia, América, Oceania e Antártida. Vamos treinar sobre a localização dos continentes, acesse no link abaixo um jogo bem legal!

23 Atividade 9: O Brasil no planisfério
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno poderá ter contato com um jogo rápido sobre a localização dos continentes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nesta atividade o aluno testará não só seus conhecimentos sobre os continentes, mas também a capacidade de concentração e capacidade motora, visto que o jogo requer raciocínio e respostas rápidas. Proponha uma competição entre os alunos. Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

24 Atividade 10: Você tem ideia o que é hemisfério?
Hemisfério significa metade de uma esfera. O Planeta Terra pode ser dividido em quatro hemisférios. Mas como assim se cada hemisfério corresponde a uma metade? Isso acontece porque a divisão é feita de acordo com o paralelo principal: a linha do Equador e também de acordo com o meridiano principal: Greenwich e, assim, em relação à linha do Equador temos os hemisférios norte (setentrional) e sul (austral) e, em relação à Greenwich, temos os hemisférios leste (oriental) e oeste (ocidental). Como o território brasileiro é cortado pela linha do Equador, ele possui terras nos hemisférios norte e sul e, além de também possuir terras no hemisfério ocidental, pois localiza-se ao oeste de Greenwich. Clique no link abaixo para acessar o planisfério com os hemisférios e a localização do Brasil!

25 Atividade 10: Você tem ideia o que é hemisfério?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos deverão perceber a divisão do mapa-múndi em hemisférios e que o território brasileiro está localizado em três destes hemisférios. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem deixa claro a divisão dos hemisférios norte, sul, leste e oeste. Faça os alunos refletirem sobre onde está o nosso país e outros, visto que não aparecem na imagem, lembre que a foto é plana mas o planeta não. Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula:

26 Atividade 11: País de dimensões continentais!
Você sabia que o Brasil é o quinto maior país do mundo? O Brasil é um dos maiores países do mundo e, por isso, alguns autores afirmam que nosso país possui dimensões continentais, ou seja, a extensão territorial do Brasil é tão grande que se compara ao tamanho de um continente! Acesse o link abaixo para descobrir o top 10 dos maiores países do mundo e suas respectivas populações!

27 Atividade 11: País de dimensões continentais
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá perceber que o Brasil é um dos maiores países do mundo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Faça comparações entre as dimensões dos países e aproveite a oportunidade de trabalhar conceitos matemáticos, como os números da relação área/habitantes. Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula:

28 Atividade 12: As características do Brasil
Já vimos que o Brasil é um enorme e, por causa da sua enorme extensão territorial, o Brasil faz fronteira com quase todos os países do seu continente. Os únicos países que não fazem fronteira com o Brasil são o Chile e o Equador. Mas apresar de tão próximos os países apresentam características bem distintas. Acesso o link abaixo para descobrir dados do Brasil e de outros países, como população, indicadores sociais e meio ambiente!

29 Atividade 12: As características do Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno deverá identificar que o Brasil possui muitas fronteiras devido à sua enorme extensão territorial, mas mesmo os países vizinhos podem ser tão diferentes um do outro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Estimule os alunos a clicarem nos países e nos seus respectivos indicadores, eles irão descobrir dados estimulantes e curiosos. Aproveite a oportunidade de saber os objetivos do milênio para o nosso país e refletir sobre o que cada um está fazendo para chegarmos a esse objetivo. Tempo de duração da atividade: 7 minutos Organização da sala de aula:

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Os países sem fronteira com o Brasil são: Chile e Peru Equador e Bolívia Chile e Equador Paraguai e Uruguai

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Os países sem fronteira com o Brasil, são: Incorreto: Chile não faz, mas, Peru faz fronteira com nosso país Incorreto: Equador e Bolívia fazem fronteira com nosso país Correto: Chile e Equador não fazem fronteira com nosso país Incorreto: Paraguai e Uruguai fazem fronteira com nosso país

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2) O Brasil possui terras em três hemisférios. Quais são eles? Hemisfério sul, oriental e ocidental. No hemisfério central, oriental e ocidental No hemisfério norte, sul e ocidental. No hemisfério ocidental, oriental e norte.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
2) O Brasil possui terras em três hemisférios. Quais são eles? Errado: hemisfério sul, oriental e ocidental. Errado: hemisfério central, oriental e ocidental Certo: hemisfério norte, sul e ocidental. Errado: hemisfério ocidental, oriental e norte.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) Em relação aos países da América, é correto afirmar que: O Brasil é o maior país da América O Brasil é o terceiro maior país americano O Brasil é maior país norte-americano O Brasil é o menor país sul-americano

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
3) Em relação aos países da América, é correto afirmar que: Resposta incorreta: o Brasil não é o maior país da América Resposta correta: o Brasil é o terceiro maior país americano Resposta incorreta: o Brasil não é maior país norte-americano Resposta incorreta: o Brasil não é o menor país sul-americano

36 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) O Brasil é cortado pelos seguintes paralelos: Linha do Equador e Círculo Polar Ártico Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico Trópico de Capricórnio e linha do Equador Trópico de Câncer e linha do Equador

37 Atividade 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
4) O Brasil é cortado pelos seguintes paralelos: Alternativa incorreta: Linha do Equador e Círculo Polar Ártico Alternativa incorreta: Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico Alternativa correta: Trópico de Capricórnio e linha do Equador Alternativa incorreta: Trópico de Câncer e linha do Equador

38 Atividade 14 a 16: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade consiste na realização de um quiz contendo quatro perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas em cada uma. Essas questões apresentam graus de dificuldade que variam entre médio e difícil e possuem feedbacks corretivos, que vão direcionar o encaminhamento da atividade. As perguntas contemplam o conteúdo que foi trabalhado até o momento na aula digital, podendo ser utilizadas pelo professor como instrumento de sondagem e de verificação da aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

39 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 17 a 19 Checagem ATIVIDADE 20 a 24

40 Atividade 17: A localização do Território Brasileiro
Você sabe o que é preciso ser feito para que uma carta chegue ao seu destino? É necessário que a carta tenha o endereço correto do destinatário, isto é, a localização da pessoa a qual se quer enviar a carta. Já aprendemos sobre a localização dos continentes no planeta, e sobre o nosso país? Qual a posição geográfica do Brasil no globo terrestre? Acesse o link abaixo para descobrir!

41 Atividade 17: A localização doTerritório Brasileiro
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno deverá compreender a importância da localização de um país no mundo, comparando-a com um endereço. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A página traz um texto simples e uma figura mostrando a localização, no globo, do nosso país. Explore a localização e a dimensão do nosso país, comparando-o a outros países, sinalize para perceberem se estamos mais para o topo, para o lado esquerdo, etc. Isso ficará fácil com os conhecimentos sobre hemisférios. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

42 Atividade 18: O Brasil e as zonas térmicas
Grande parte do território brasileiro está localizado entre os trópicos, porém uma pequena parte do território está localizada ao sul do trópico de Capricórnio, o que torna a temperatura da região bem amena, em relação à maior parte do país. Devido à sua localização, o Brasil recebe diferentes quantidades de radiação solar. A distribuição desigual da radiação solar se deve a dois fatores principais: o formato esférico da Terra, faz com que os raios solares atinjam de forma perpendicular a linha do Equador e de forma inclinada nos pólos; a inclinação do eixo da Terra durante o movimento de translação fazendo que em cada mês os raios incidam de forma diferente (daí criaram os trópicos e círculos polares para indicar até onde vai a maior e a maior incidência dos raios em cada hemisfério), o que dá origem às estações do ano. Para visualizar o mapa-múndi com as zonas térmicas da Terra, clique no link abaixo! Você já consegue sozinho localizar o Brasil no mapa? Qual é o nome da zona térmica onde se encontra o Brasil? O que isso tem a ver com o clima predominante no Brasil?

43 Atividade 18: O Brasil e as zonas térmicas
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Neste momento, o aluno deverá compreender a relação entre as zonas térmicas e o tipos climáticos brasileiros. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A imagem ilustra as zonas térmicas do planeta e a posição do nosso país , trabalhe a diferença entre os climas tão diversificados dentro do nosso país, como está o dia hoje no norte e no sul do país. Tempo de duração da atividade: 6 minutos Organização da sala de aula:

44 Atividade 19: Os fusos horários do Brasil
Vamos relembrar o funcionamento do sistema de fusos horários! Devido ao movimento de rotação da Terra, temos os dias e as noites. Como resultado, diversos pontos da superfície terrestre apresentam diferenças de horários. Como isso funciona? Através desse sistema, a esfera terrestre é dividida em 24 faixas, cada uma corresponde a uma hora e cada uma representa um fuso horário. No caso do Brasil, que é um país de grande extensão territorial leste-oeste, existem três fusos horários, todos eles atrasados em relação a Greenwich. O segundo fuso horário brasileiro abrange mais de 50% do território nacional, inclusive a capital federal. Ele determina, então, o horário oficial do país, o tão falado: horário de Brasília. Clique no link abaixo para ver um mapa com os fusos do Brasil, e um vídeo que mostra como funcionam os fusos . Localize o estado do Rio de Janeiro. Em qual fuso se encontra o estado do Rio? Está dentro do fuso oficial, do horário de Brasília?

45 Atividade 19: Os fusos horários do Brasil
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, o aluno trabalhará a questão dos fusos horários do Brasil e no mundo e sua relação com a extensão territorial do país. Atividade 19: Os fusos horários do Brasil Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Nesta figura podemos ver claramente as divisões dos fusos no Brasil. Este vídeo explica como se chegou à conclusão dos fusos no mundo. Faça simulações dos horário atual no Brasil e no mundo, faça um trabalho integrado com a matemática, calculando as horas. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

46 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
O Brasil possui três fusos horários. Isso se deve ao seguinte fato: a) O Brasil é um país de grande extensão territorial no sentido leste-oeste. b) O Brasil possui uma grande extensão no litoral. c) O Brasil é um país de grande extensão territorial no sentido norte-sul. d) O território brasileiro está em três hemisférios.

47 Atividade 20: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
O Brasil possui três fusos horários pois: a) Correto: O Brasil é um país de grande extensão territorial no sentido leste-oeste. b) Errado: O Brasil possui uma grande extensão no litoral. c) Errado: O Brasil é um país de grande extensão territorial no sentido norte-sul, mas isso não influencia o fuso horário. d) Errado: O território brasileiro está em três hemisférios.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2) “Apesar de toda a modernidade do GPS, um dos mais sofisticados sistemas de localização da atualidade através do qual satélites permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, sua base é um outro sistema bem antigo!” O nome do sistema em que o GPS se baseia é: Zonas térmicas Fusos horários Coordenadas geográficas Latitude

49 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
2) “Apesar de toda a modernidade do GPS, um dos mais sofisticados sistemas de localização da atualidade através do qual satélites permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, sua base é um outro sistema bem antigo!” O nome do sistema em que o GPS se baseia é: Alternativa errada: Zonas térmicas Alternativa errada: Fusos horários Alternativa certa: Coordenadas geográficas Alternativa errada: Latitude

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) Com relação às zonas térmicas da Terra, podemos afirmar que: O Brasil possui a maior parte de seu território em zonas tropicais O território brasileiro está totalmente localizado na zona temperada. O Brasil possui terras nas zonas polares. O território brasileiro está localizado na zona temperada do norte.

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
3) Com relação às zonas térmicas da Terra, podemos afirmar que: Exato: o Brasil possui a maior parte de seu território em zonas tropicais Incorreto: o território brasileiro está, em parte, localizado na zona temperada. Incorreto: o Brasil não possui terras nas zonas polares. Incorreto: uma pequena porção do território brasileiro está localizado na zona temperada do sul.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Observe o mapa de fusos horários do Brasil e responda à questão: 4)Quando no estado de Mato Grosso forem 12 horas, que horas serão no Distrito Federal; a) 12 horas b)11 horas c) 10 horas d) 9 horas

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
4)Quando no estado de Mato Grosso forem 12 horas, que horas serão no Distrito Federal; a) Errado: 12 horas b) Correto: 11 horas, pois a diferença é de menos1 hora c) Errado: 10 horas d) Errado: 9 horas

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Observe o mapa de fusos horários do Brasil e responda à questão: 5) Imagine que você embarque em um avião no Acre às 10 horas rumo ao Rio de Janeiro. Após quatro horas de voo você desembarca no Rio de janeiro. Que horas serão (horário de Brasília) no Rio de janeiro? a) 6 horas b)13 horas c) 12 horas d)14 horas

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Observe o mapa de fusos horários do Brasil e responda à questão: 5) Imagine que você embarque em um avião no Acre às 10:00 h rumo ao Rio de Janeiro. Após quatro horas de voo você desembarca no Rio de janeiro. Que horas serão (horário de Brasília) no Rio de janeiro? a) Errado: 6:00 h. b) Correto: serão 13:00 h, pois serão 4 horas de viagem menos 1 hora de diferença dos fusos. c) Errado: 12:00 h. d)Errado: seria14 :00 h se não tivesse a diferença de fuso horário.

56 Atividade 20 a 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade consiste na realização de um quiz contendo cinco perguntas de múltipla escolha com quatro alternativas em cada uma. Essas questões apresentam graus de dificuldade que variam entre médio e difícil e possuem feedbacks corretivos, que vão direcionar o encaminhamento da atividade. As perguntas contemplam o conteúdo que foi trabalhado até o momento na aula digital, podendo ser utilizadas pelo professor como instrumento de sondagem e de verificação da aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A`s Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula:

57 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25 e 26

58 Atividade 25: Você está sendo desafiado
A seguir, você será desafiado a responder uma questão sobre o tema da aula! Vimos que o Brasil é um país de grande extensão e, por isso, faz fronteira com muitos países sul-americanos. Aponte as vantagens e as desvantagens do Brasil fazer fronteira com tantos países! Para facilitar sua resposta, acesse no link abaixo um texto bem legal sobre o assunto!

59 Atividade 25: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe um desafio, através de uma nova questão discursiva, englobando, de forma geral, o conteúdo abordado na aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O texto aponta dados sobre as fronteiras, faço-os analisar os dados e transformá-los em uma tabela comparativa. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

60 Atividade 26: Você está sendo desafiado, de novo!
Agora, vamos ver se você consegue perceber o que significa ser um país TROPICAL! O Brasil é um país tropical, por que podemos fazer essa afirmação? Assista o vídeo e escute a música que fala sobre a Tropicalidade do Brasil. Depois de observar as imagens do vídeo, responda às seguintes perguntas: “O Brasil é um país tropical, por que podemos fazer essa afirmação? O que tem um país tropical de diferente dos outros? Que elementos aparecem no vídeos que identificamos com o clima Tropical? Qual a relação entre a Tropicalidade do Brasil e a nossa biodiversidade?”

61 Atividade 26: Você está sendo desafiado, de novo!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade propõe um desafio, que o aluno compreenda, a partir do vídeo , o que significa ser um país tropical . Utilize o vídeo e os elementos que aparecem para explorar esta ideia e as vantagens de ser um país tropical Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem As imagens mostram um pouco da diversidade cultural, geográfica e biológica e isso é consequência do clima, deixe claro para os alunos essa relação. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

62 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 27 Resumo ATIVIDADE 28 Próximo tema ATIVIDADE 29

63 Atividade 27: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu o tema da aula, crie uma lista em seu caderno com as 10 palavras que mais representam todo o estudo realizado. Ao terminar, enumere essas palavras em ordem crescente de acordo com seu aprendizado.

64 Atividade 27: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A atividade propõe que os alunos criem, individualmente, uma lista com 10 palavras mais significativas para eles sobre o conteúdo trabalhado na aula. Em seguida, solicita que eles as enumerem em ordem crescente, de acordo com o seu aprendizado. Dessa forma, o aluno terá a oportunidade de refletir sobre o seu aprendizado, criando e organizando uma “estrutura” de como esse processo ocorreu. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

65 Atividade 28: Educosíntese
Veja se você citou em sua lista ao menos 5 palavras que aparecem nos 10 pontos destacados abaixo. Se suas palavras não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. O Brasil é um país sul-americano; O Brasil faz fronteira com todos os países sul-americanos, exceto Equador e Chile; O fato do Brasil possuir uma fronteira tão extensa, facilita as relações comerciais, porém essas áreas ficam vulneráveis ao contrabando e ao tráfico de e drogas; O Brasil possui terras em três hemisférios: norte, sul e oeste; Devido à sua grande extensão no sentido leste-oeste, o Brasil possui três fusos horários; O Brasil é o quinto maior país do mundo; Atualmente, existem modernos sistemas de localização baseados na tecnologia e na informática, como, por exemplo, o GPS; As cinco zonas climáticas delimitadas pelos Círculos Polares e pelos Trópicos de Câncer e Capricórnio:Zona glacial ártica, Zona temperada do norte, Zona intertropical, Zona temperada do sul e Zona glacial antártica. O Brasil possui grande parte do seu território na zona intertropical; Existem seis continentes: África, Europa, Ásia, América, Oceania e Antártida;

66 Atividade 28: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade, são expostos 10 pontos principais trabalhados no decorrer da aula digital para que os alunos verifiquem se, ao menos, 5, das 10 palavras apontadas por eles anteriormente, são citadas nessa síntese. Nesse momento, o professor pode fazer indagações, sugerir reflexões sobre o que foi registrado e fazer a verificação junto com os alunos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula:

67 Atividade 29: Na próxima aula...
Você sabia que os contornos do nosso país, tal como o vemos hoje em um mapa, não foram sempre os mesmos. Na próxima aula vamos descobrir como o Brasil se tornou um país de dimensões continentais, pois estudaremos sobre a formação do território brasileiro!! Acesse o link abaixo para estudar um pouco sobre o assunto!

68 Atividade 29: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta última atividade, é proposto um fechamento do conteúdo abordado nessa aula digital e estabelecida uma conexão com o conteúdo posterior, por meio da apresentação da pergunta-desafio que norteará a discussão inicial da próxima aula, abordando a temática do texto oral como prática discursiva. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existem O.A´s Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula:

69 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Sugestão de jogo de exploração dos mares PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Faça no mapa-múndi as divisões da zonas climáticas da Terra, realçando nosso país e os países fronteiriços, não esquecendo tabela e escala.


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