A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Bárbara Mendes / Erika Njaime Validadora: Lêda Aristides / Bárbara Mendes Coordenadora: Heloísa Disciplina Ano Aula número Artes 8º ano 1 Manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII. Teste seu conhecimento se divertindo nesta palavra-cruzada. Tema da Aula Digital Manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII.

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer a produção artística ocidental de forma contextualizada, reflexiva e crítica; Perceber a importância das manifestações artísticas da Idade Contemporânea; Valorizar as diferentes características e a diversidade de estilos; Produzir uma obra, de acordo com sua preferência de estilo, exercitando seu poder de escolha. Referencial Teórico

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

4 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade inicia um novo ano letivo. Faça uma curta retrospectiva do que os alunos estudaram sobre História da Arte no ano anterior. Instigue os alunos perguntando sobre o que eles aprenderam até aqui – faça uma tempestade de ideias. Dica: solicite que cada aluno escreva de duas a quatro palavras que façam referência ao que foi estudado anteriormente e que façam uma desenho ou uma colagem de referência a cada uma, depois reúna tudo em um mural e teça os comentários, traçando uma linha de pensamento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 min Organização da sala de aula: A critério do professor

5 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade informe aos alunos o que ele irá aprender sobre as manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 min Organização da sala de aula: A critério do professor

6 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça uma continuação da atividade 1 – Relembrando, aproveite os conceitos que foram relembrados para construir um fio condutor para os movimentos / períodos que surgirão a partir do século XVIII. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor.

7 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade faz uma série de questionamentos sobre o tema, instigue os alunos, veja quais questionamento eles pontuam. Aqui é um momento de levantar/questionar o conhecimento prévio do aluno e mostrar a ele a relevância do que será abordado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

8 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de testar o conhecimento do aluno em relação ao que ele já aprendeu. Clicar na imagem para ser direcionado para o link que irá abrir o primeiro quiz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade é uma palavra cruzada. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

9 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

10 Atividade 6: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade faz um passeio pela história da arte, apresentando uma linha do tempo. O professor poderá aproveitar este momento para ir destacando as diferenças e/ou semelhanças entre os períodos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

11 Atividade 7: Contexto histórico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade contextualiza historicamente o período pré Idade Contemporânea. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

12 Atividade 8: Idade Contemporânea
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade pontua as principais características da Idade Contemporânea. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

13 Atividade 9: Linha do tempo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Solicite que os alunos criem uma linha do tempo ilustrando-a com imagens dos principais movimentos artísticos, pode ser uma atividade individual ou coletiva. Dica: monte grupos e sorteie os movimentos artísticos, depois monte uma grande linha do tempo. *Fazer uma parceria com o professor da disciplina História será bem proveitosa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 min Organização da sala de aula: A critério do professor

14 Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de testar o conhecimento do aluno em relação ao que aprendeu até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

15 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 17 Checagem ATIVIDADE 18

16 Atividade 11: Neoclassicismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade A partir desse slide, as manifestações artísticas serão trabalhadas individualmente. Nessa atividade o enfoque é no Neoclassicismo. Se desejar, abra o link para um aprofundamento maior do assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula:

17 Atividade 12: Romantismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade estão listadas as principais características do Romantismo. Se desejar, clique na imagem com os alunos para obter mais informações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

18 Atividade 13: Realismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Clique na imagem e leia o texto antes da aula, pois ele é um aprofundamento sobre o assunto. Você pode escolher usar ou não o link. Se desejar, mostre as imagens que estão no link, ou pesquise outras, para enriquecer sua aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Após assistir o filme, veja a que conclusões os alunos chegaram sobre a história. O que era Pinóquio, o que aconteceu, no que Pinóquio se transformou etc. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

19 Atividade 14: Impressionismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique a seus alunos sobre o Impressionismo, seus principais representantes e suas produções. Pesquise outras imagens sobre o tema, ou oriente os alunos para que acessem o link do slide e se informem mais sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Analisar os vídeos e pontuar o que foi observado em relação à manipulação. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

20 Atividade 15: Pós-impressionismo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Clique na imagem e leia o texto antes da aula, pois ele é um aprofundamento sobre o assunto. Você pode escolher usar ou não o link na aula. Fale com os alunos sobre as principais características, artistas e produções do Pós-impressionismo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

21 Atividade 16: Arte Moderna
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Como o Modernismo é um movimento muito amplo e com muitos expoentes, explique aos alunos que esse slide é um resumo. Peça aos alunos para clicarem no link e lerem mais sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

22 Atividade 17: Arte Contemporânea
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explore bastante o link com os alunos, ele é muito interessante. Converse sobre o questionamento “Isso é arte?” e estimule-os a expor suas opiniões sobre isso. Se desejar, deixe que eles usem o site em pequenos grupos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

23 Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta é a hora de testar os conhecimentos adquiridos nesta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Para ver as imagens ampliadas, acesse os links. Tempo de duração da atividade: 4 min Organização da sala de aula: A critério do professor

24 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 19

25 Atividade 19: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Proponha a execução de trabalhos com diferentes materiais e que explorem os movimentos estudados, sugira a montagem de uma exposição com os trabalhos. Se desejar, pode trabalhar releituras das obras mais conhecidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 min Organização da sala de aula: A critério do professor

26 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 20 Resumo ATIVIDADE 21 Próximo tema ATIVIDADE 22

27 Atividade 20: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 min Organização da sala de aula: A critério do professor

28 Atividade 21: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este é um momento de revisão do conteúdo estudado na aula de hoje, faz um breve resumo dos movimentos / períodos abordados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

29 Atividade 22: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça aqui uma ligeira introdução para o tema que virá a seguir. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

30 PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Solicitar que os alunos levem bonecos (qualquer boneco) para a aula para treinar tipos de manipulação ou até mesmo criar uma apresentação com os mesmos. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Pesquisa virtual de vídeos e imagens. Construção do glossário ilustrado.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google