A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia de Monitoramento das Mortes Violentas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia de Monitoramento das Mortes Violentas."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Monitoramento das Mortes Violentas

2 O Monitoramento das Mortes Violentas enquanto estratégia política Diagnóstico da violência no Maranhão como ferramenta de controle social, por meio da problematização da realidade, dando suporte à denúncia, mobilização, construção de propostas e incidência sobre a opinião pública; A morte violenta como expressão flagrante de violação a um direito humano fundamental, em crescimento no Estado, expressão de uma crise social.

3 Referências centrais do processo de monitoramento Estabelecimento de dinâmicas de reflexão-ação, conhecer para intervir e transformar a realidade; Desmistificação e desnaturalização da violência, visto como fenômeno histórico e complexo; Apreensão da violência em sua dimensão quantitativa (dinâmicas e tendências dos números) e qualitativa (expressões sociais e territoriais); A valorização do processo de monitoramento no contexto da educação em direitos humanos, envolvendo múltiplos sujeitos, militantes, pesquisadores, profissionais, estudantes, voluntários e demais parceiros.

4 Histórico 2004: Parceria do Movimento Nacional de Direitos Humanos e SMDH na operacionalização local de um Banco de Dados de Homicídios; 2004 a 2010: Manutenção do levantamento por meio da matriz inicial; 2006: Lançamento da Revista Direitos Humanos, com o tema “Homicídio: um crime contra a vida”; 2011 a 2013: Aperfeiçoamento técnico e tecnológico do instrumental de coleta; 2014: Aperfeiçoamento metodológico e aprofundamento teórico com a parceria de pesquisadores; 2014: Lançamento da Revista Catirina.

5 Revista Direitos Humanos, fevereiro de 2006

6 Revista Catirina, novembro de 2014

7 Revista Catirina - Sumário 1 – Pedrinhas $.A.: a violência do negócio e o negócio da violência. Wagner Cabral 2 – Mortes violentas na Grande São Luís em 2013. Graziela Nunes e grupo SMDH 3 – O fracasso do encarceramento como medida de contenção da violência no Brasil. Douglas de Melo Martins 4 – A cerca dá fome. Espoliação, violência e resistência camponesa no estado do Maranhão no século XXI. Diogo Cabral 5 – A guerra civil não declarada: o extermínio da juventude negra. Igor Almeida 6 – Instituições estatais e violência no campo: análise das indefinições na garantia à reforma agrária e do caso “Zé Nedina”. Ruan Didier e Maria Inês Cardoso 7 – Complexo Penitenciário de Pedrinhas: do seletivismo penal ao cadafalso. Luís Antônio Pedrosa

8 Situação Atual do Monitoramento Inserção do ação de monitoramento no projeto “Monitoramento da realização de Direitos Humanos no Maranhão: construção do Informe da sociedade civil”, desenvolvido em parceria com pesquisadores e organizações sociais; A SMDH está monitorando os eixos: violência; segurança pública e DH; e Desenvolvimento, violência e DH; Está previsto um Seminário Estadual, com o lançamento de um relatório de monitoramento e audiência pública nos dias 13 e 14 de maio, no IESMA, e Seminários Regionais que acontecerão ao longo de 2015.

9 Procedimentos Metodológicos em curso: 1 - Diagnóstico/Monitoramento da Violência: -Construção de diagnóstico a partir do indicador “morte violenta”, com desdobramentos para letalidade policial e mortes no sistema penitenciário; -Adoção da metodologia CVLI, que extrapola as categorias hoje utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão; -Fontes: Relatórios Mensais SSP/MA e jornais (Pequeno e O Estado do Maranhão); -Abrangência espacial: Grande São Luís e interior do estado.

10 Procedimentos Metodológicos em curso: 2 – Diagnóstico/Monitoramento de Política Pública: -Levantamento e análise das respostas institucionais (Segurança Pública e Sistema Penitenciário) para o enfrentamento da violência, destacadamente sobre o indicador “mortes violentas”; -Referência nas responsabilidades e compromissos assumidos pelo Estado com a realização desses direitos; -Fontes: Diário Oficial do Estado, portais da internet e jornais (Pequeno e O Estado do Maranhão); -Abrangência espacial: Grande São Luís e interior do estado.

11 Procedimentos Metodológicos em curso: 3 – Análise dos Dados: -Através de leituras, sessões de estudos e debates; -Têm como foco a apropriação teórica, a análise de conjuntura, análise de indicadores e conhecimento das institucionalidades; -Ação participativa que abrange todos os sujeitos envolvidos no processo: militantes, profissionais, pesquisadores, estagiários, voluntários e outros parceiros.

12 Procedimentos Metodológicos em curso: 4 - Socialização de Diagnósticos e Análises: -2 ª Edição da Revista Catirina; -Relatórios de Monitoramento: lançamento no Seminário Estadual; -Divulgação de dados parciais: Mortes violentas e letalidade policial em 2015. Disponível em smdhvida.wordpress.com;smdhvida.wordpress.com -Nota Técnica da SMDH: Extermínio da juventude negra no Maranhão. Disponível em smdhvida.wordpress.com;smdhvida.wordpress.com -Artigos sobre casos emblemáticos de violência: Líder indígena Eusébio Ka’apor, em 25/04/15, próximo a Centro do Guilherme. Disponível em smdhvida.wordpress.comsmdhvida.wordpress.com

13 Procedimentos Metodológicos em curso: 5 – Ações de Mobilização, Incidência Cultural e Multiplicação: -Articulação da sociedade civil em torno do processo de monitoramento dos DH: contínua; -Sessões de estudo: mensais; -Oficinas nas comunidades da periferia de São Luís: junho na Vila Embratel e novembro no Desterro; -Oficinas no interior do estado: Baixo Parnaíba e Alto Turi; -Debates nas Universidades: junho na UFMA e novembro na UEMA;

14 Procedimentos Metodológicos em curso: Interlocução com o Poder Público com vistas à incidência institucional: -Audiência Pública: dia 14 de maio, na programação do Seminário Estadual; -Participação em espaços de controle de políticas públicas: contínuo; -Participação em eventos: contínuo; -Realização de Mesas de Diálogo: a agendar.


Carregar ppt "Metodologia de Monitoramento das Mortes Violentas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google