A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estanho Aula 13.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estanho Aula 13."— Transcrição da apresentação:

1 Estanho Aula 13

2 1. Características básicas do estanho (puro):
Resiste à corrosão quando exposto à água do mar e água potável, porém pode ser atacado por ácidos fortes, bases e sais ácidos Temperatura de fusão 232oC Tetragonal Densidade: 7,31g/cm3 (aço: 7,9 g/cm3) Cassiterita ou cassiterite (óxido de estanho, SnO2) é um mineral de estanho.

3 2. Propriedades mecânicas para o Estanho puro
L.R. 11 N/mm2 Alongamento 57% Baixa dureza

4 O estanho comercialmente puro apresenta baixa resistência mecânica e elevada dutilidade. A adição de elementos de liga como cobre, prata, antimônio, chumbo e zinco aumenta a resistência mecânica e introduz outras características específicas, como uma temperatura de fusão ainda mais baixa no caso de soldagem branca (“mole”) e melhores propriedades antifricção no caso de mancais de deslizamento.

5 Por outro lado, a resistência a corrosão pode ser prejudicada pela introdução desses elementos de liga, dependendo do ambiente no qual o material é utilizado, e a presença de chumbo pode acarretar contaminação das substâncias que estão em contato com a liga, inviabilizando assim a sua utilização. Outro efeito negativo da introdução de elementos de liga é a acentuada diminuição da dutilidade.

6 3. Principais aplicações do estanho
Cloreto de estanho é usado como fixador para pintura de tecidos. Componente de várias importantes ligas como soldas para eletrônica, ligas para fusíveis, bronzes, etc. Solda de estanho, também conhecida como solda de estanho-chumbo, solda macia ou solda branca, é uma solda comum à base de estanho e chumbo em diversas proporções, às quais podem ser adicionadas pequenas quantidades de outros elementos como o antimônio, a prata e o bismuto para modificar suas propriedades, como dureza. Dizer que a solda é 70/30, significa dizer que há nela 70% de estanho e 30% de chumbo. São comumente usadas soldas nas proporções 70/30, 60/40, 50/50 e 40/60. Apresentam baixo ponto de fusão e podem ser empregadas com ferros de soldar de baixa potência ou maçaricos de GLP. Podem ser usadas para soldagem de cobre e suas ligas, como latão (cobre e zinco) e bronze (cobre e estanho), mas não servem para soldar outros metais, como o alumínio e o ferro. As soldas de estanho são largamente utilizadas para soldagem principalmente na eletro-eletrônica e na hidráulica. Na eletro-eletrônica, são mais usadas as soldas em forma de fios com a liga 60/40 ou a 63/37, que é a mistura eutética, com ponto de fusão de 183°C. As aplicações são a soldagem de componentes em placas de circuito impresso, soldagem de terminais e conectores em cabos elétricos, etc. Para instalações hidráulicas é normalmente usada a liga 50/50, sob forma de fios, fitas ou barras, para a soldagem de tubulações de Cu. Liga de 60% de estanho e 40% de chumbo

7 3. Principais aplicações do estanho
Revestimento anticorrosivo de metais (exemplo: parte interna de latas para alimentos em conserva). Sais de estanho depositados sobre vidro formam uma película condutora de eletricidade e são usados, por exemplo, em automóveis, para remoção do embaçado através do aquecimento por corrente elétrica.

8 4. Curiosidades Pequenas quantidades de estanho encontradas em alimentos enlatados não são prejudiciais a seres humanos. Os compostos de estanho são biocidas e devem ser manuseados com cuidado.

9 4. Curiosidades Devido a seu baixo ponto de fusão (232 °C ), o estanho não deve ser usado como agente de fixação nas conexões e tubulações de cobre, atualmente utilizadas na distribuição de gás GLP, uma vez que, em caso de incêndio, pode ocasionar vazamentos seguidos de explosões


Carregar ppt "Estanho Aula 13."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google