A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Juliana Grigol Fonsechi Chang Ming Vanessa Herculano de Oliveira

2 Contexto Reclamações comuns dos executivos:
Há muita informação de mercado do tipo inadequada e poucas informações adequadas; As informações ficam tão dispersas dentro da empresa que exigem grande esforço para localizá-la e integrá-las; As informações importantes às vezes são retidas com exclusividade por outros executivos; As informações importantes geralmente chegam tarde; e As informações muitas vezes não são confiáveis.

3 Definições Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Componentes de um sistema: Entradas Saídas Processo de Transformação Controle e Avaliação Retroalimentação Objetivos

4 Definições Ambiente de um sistema é o conjunto de elementos que não pertencem ao sistema, mas qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar o sistema. Exemplo: Empresa Mercado de Mão de obra Concorrência Consumidores Comunidade Tecnologia Sindicatos Sistema Financeiro Fornecedores Governo

5 Definições Folha de São Paulo, 08 de abril de 2001
Folha de São Paulo, 23 de julho de 2003 Folha de São Paulo, 02 de novembro de 2005

6 Definições Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação; Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. “Sistemas de Infomação Gerenciais”, Laudon, K. C. / Laudon, J. P.

7 Definições Gerencial é o processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) voltado para resultados. Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, bem como proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. Esquema (interação: informação/processo decisório): Fontes de informação interna Fontes de informação externa Informação relevante para decisões Tomada de decisão Efeito sobre ambiente (externo) Efeito sobre empresa Comparação com os padrões Ação corretiva necessária

8 Taxonomia de Bloom O que é?
Sistema de informações gerenciais é uma combinação de pessoas, equipamentos, procedimentos, documentos e comunicações que coleta, valida, executa operações, transforma, armazena, recupera e apresenta informações. Para que serve? Os sistemas informativos através da geração de informações para fins de decisão contribuem para a eficácia do executivo no exercício das funções de planejamento, organização, direção e controle na gestão das empresas.

9 Relatórios Gerenciais
São os documentos que consolidam, de forma estruturada, as informações para a tomada de decisões.

10 Relatórios Gerenciais
Os relatórios gerenciais têm a finalidade de fornecer informações precisas e pontuais, capazes de auxiliar na melhor tomada de decisão, conforme objetivos e estratégias da organização.

11 Relatórios Gerenciais
Os relatórios gerenciais podem ser apresentados de diversas maneiras: Convencional – relatório físico, dossiê. Moderno – boletim eletrônico via , página na web, etc.

12 Relatórios Gerenciais
A estrutura dos relatórios gerenciais pode ser diversificada de acordo com a atividade desenvolvida pela organização e com as informações e tópicos que lhes são relevantes para o processo decisório.

13 Relatórios Gerenciais
De modo geral, a estrutura dos relatórios é composta pelos itens: Números:refletem o momento atual e o anterior para fim de análise das evoluções e involuções e apresentam a situação desejada. Gráficos: facilitam o entendimento do cenário atual através da exposição visual. Comentários: minimizam a divergência na interpretação das informações apresentadas.

14 Relatórios Gerenciais
Decisões/Ações: expressam os procedimentos adotados pelo executivo.Podem representar possibilidades alternativas a serem adotas no desenvolvimento dos trabalhos. Resultados: expressam a meta (ou metas) a ser (serem) alcançada através das ações e decisões com base nas informações representadas pelos números, gráficos, etc.

15 Relatórios Gerenciais
Modelo geral de relatório:

16 Informações Gerenciais
As informações gerenciais podem ser tipificadas em : Sistemas de Padrões; Sistemas de Orçamentos; Sistema Contábil.

17 Informações Gerenciais
Sistema de Padrões Modelo de avaliação e informação de eventos econômicos, relativos a um produto ou serviço mensurados em determinada data de mercado. Esse sistema elabora e faz a manutenção da ficha-padrão do orçado e do realizado para cada produto ou serviço, a partir de dados que correspondem a especificações, medições, pesquisas, lavantamentos e outros, efetuados em conjunto pela engenharia e controladoria e que levam em conta diretrizes, políticas, metas e procedimentos estabelecidos pela empresa.

18 Informações Gerenciais
Sistema de orçamentos Modelo de mensuração que avalia e demonstra, sob um formato contábil, as projeções de desempenhos econômicos e financeiros periódicos de uma empresa como um todo e das unidades que a compõem, que deveriam resultar da execução dos planos de ação por ela aprovados. Esse sistema associa dados físicos relativos ao volume total de produtos que deverão ser produzidos e vendidos com os padrões das receitas,custos e despesas, elaborando os orçamentos de cada área.

19 Informações Gerenciais
Sistema Contábil Modelo de balanceamento entre as relações dinâmicas que mantêm com seu ambiente externo regulado por normas e procedimentos rigidamente estruturados e o equilíbrio requerido por seus subsistemas operacionais. Esse sistema reconhece os dados provenientes dos eventos ocorridos no ambiente externo, mensura cada um física e/ou financeiramente, de acordo com sua natureza operacional, financeira ou econômica, e acumula os dados no banco de dados da empresa.

20 Integração entre sistemas

21 Integração entre sistemas
Politícas, metas Procedimentos estabelecidos Fichas Padrão Prod. Especificações,pesquisas Levantamento Elabora “Fichas- Padrão”prod./serv Gestão Econômica Natureza Plano de contas Destino Transações Econômicas especificações Transações mensuradas Sistema de padrões

22 Integração entre sistemas
Plano de contas Transações mensuradas Base de dados Transações Financeiras Classificação Mensuração Acumulação Sistemas contábil e Sistema de orçamento Gestão Financeira Análise de desempenho Relatórios gerenciais Banco de Dados Eco/finac Orç/real Análise De resultados Outros relatórios demonstrativos Extrai relatórios Sistema de orçamentos Sistema contábil

23 Integração com os demais sistemas de informação
HR W SATI SAP APO É comum que as empresas integrem diversos sistemas especializados para compartilhar informações. BW

24 Sistema de informação - Utilidades
Integrar sistemas Desenvolver processos de negócios consistentes Preparar-se para futuras necessidades de negócios Tempo real Tomada de decisões Acesso a informação “Economia”

25 Bibliografia BERTALANFFY, L. V. Teoria geral dos sistemas. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1977. LAUDON, K.C./ LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 5. ed. São Paulo: Person Brasil, 2003. NAKAGAWA, M. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas e implementação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993. OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993.


Carregar ppt "Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google