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Discentes: Bárbara E. P. Mendes Camila M. Pernambuco Elisa M. Monteiro Leonardo U. da Mata SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO CONSUMO DE PAPEL A4 E DE PRODUTOS.

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1 Discentes: Bárbara E. P. Mendes Camila M. Pernambuco Elisa M. Monteiro Leonardo U. da Mata SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO CONSUMO DE PAPEL A4 E DE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

2 Sistema de Gestão Ambiental do Consumo de Oito Produtos de Limpeza

3 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL UNIFAL: Proporções consideráveis Muita circulação de pessoas Requer elevada quantidade de produtos de limpeza Aumentando a sua parcela nos impactos tanto na água quanto no solo.

4 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL 2011: mais de R$ com produtos de limpeza e de higienização. 2012: aumento de quase 60%, subindo para R$ , são detergentes e saponáceos. 14% dos produtos desta linha são sabões em barra

5 Produtos selecionados

6 ASPECTOS IMPACTOS OBJETIVOSMETASPROGRAMASINDICADORES Geração de resíduo sólido Massas de plástico na água e no solo Reduzir a geração pela disposição final inadequada das embalagens ou do produto em si Atingir 20% de redução da geração total até 2014 Incentivar o uso consciente nos funcionários da limpeza a fim de reduzir a quantidade de produtos utilizada % de empregados Treinados Dificultam a troca de oxigênio entre a água e a atmosfera Pesquisar a viabilidade de armazenar os produtos para levá-los ao centro de reciclagem mais próximo Redução no custo mensal com esses produtos Contaminação da fauna e flora Pesquisar a possibilidade de uma colaboração com os catadores locais de plástico % de embalagens recicladas na universidade Animais consomem o plástico por engano Elaborar um programa de reciclagem não industrial na universidade que integre a comunidade de Alfenas

7 ASPECTOS IMPACTOS OBJETIVOSMETASPROGRAMASINDICADORES Emissão de efluentes contaminados Contaminação da fauna e flora dos corpos de água Reduzir o consumo e a emissão desses efluentes pela UNIFAL Reduzir o uso desses produtos em 10% até 2014 Elaborar planos de treinamento de uso consciente para os funcionários da limpeza % de empregados treinados Formação de espuma branca Substituir os produtos utilizados atualmente por produtos biodegradáveis ou menos impactantes Calcular a possibilidade financeira de substituí-los pelos atuais Estimular a produção de sabão em barra na própria faculdade Número de produtos que foram substituídos Eutrofização Redução no custo mensal com esses produtos

8 Conscientização !

9 Sistema de Gestão Ambiental do Consumo de Papel A4

10 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL INTRODUÇÃO Panorama Brasileiro de produção de papel e celulose

11 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Maior produção Maior demanda Maiores impactos IMPACTOS AMBIENTAIS Polpação Consumo de água e energia Branqueamento Transporte

12 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Podemos concluir que o papel é cada vez mais utilizado em todos os segmentos da sociedade. As universidades ocupam lugar de destaque. Assim, esse trabalho tem por objetivo avaliar o consumo de papel sulfite A4 na Universidade Federal de Alfenas – MG.

13 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Metodologia Uso de questionários Qual a média de impressões mensais? Qual a frequência de erros de impressão? Costuma imprimir frente e verso? Levantamento da quantidade e gastos anuais de papel

14 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Setores pesquisados Órgãos Suplementares REITORIA Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Comitê de Ética em Pesquisa Pró-reitoria de Administração e Finanças Setor de Protocolos e Arquivos Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional Pró – Reitoria de Gestão de Pessoas Procuradoria Jurídica Federal Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico Agência de Inovação e Empreendedorismo

15 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL RESULTADO Gastos anuais Ano Quantidade de pacotes com 500 folhas Quantidade de folhas Valor do pacote em R$ Valor total em R$ (anual) , , , , , , 67

16 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Resultado dos setores

17 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL IMPRESSÕES FRENTE E VERSOERROS DE IMPRESSÃO

18 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Conclusão Causa possível: Aumento de 50% do número de discentes; Aumento de 122% de alunos da pós-graduação. Em relação ao consumo de papel nos setores, os argumentos da maioria foram: Impressoras não possuem a função frente e verso; Erros de impressão devido a falta de manutenção e idade das impressoras.

19 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL

20 PLANEJAMENTO ATIVIDADE: ADMINISTRATIVA/ESCRITÓRIO E FABRICAÇÃO DO PAPEL ASPECTOS: CONSUMO EXAGERADO DE PAPEL Impactos: Esgotamento de recursos naturais; Poluição das águas; Poluição do ar.

21 ASPECTO: DECOMPOSIÇÃO DO PAPEL NO LIXÃO MUNICIPAL Impacto: Aquecimento Global. ASPECTOS: DESCARTE DE PAPEL EM ATERROS E LIXÕES Impacto: Ocupação do aterro e lixão

22 PLANEJAMENTO OBJETIVOS Reduzir o desperdício de papel; METAS PARA O PRIMEIRO ANO DE APLICAÇÃO DOS PROGRAMAS Reduzir o desperdício em 5%; Fazer a troca de 10% das impressoras: troca para outras que possuam a função imprimir em frente e verso, principalmente nos setores que mais imprimem.

23 PLANEJAMENTO PROGRAMAS Programa: Funcionário informado é funcionário consciente. Palestras sobre os ganhos com a economia; impactos do papel; benefícios ambientais da economia. Programa: Atitudes simples, grandes mudanças! Banners nos setores que mais gastam papel com dicas de como evitar erros de impressão com atitudes simples para economizar papel. Programa: Informatização dos dados. Digitalização de todos os arquivos possíveis e posterior criação de um banco de dados ; Sistema online de requerimentos de todos os assuntos para os alunos para substituir as fichas de papel. Programa: Revitalização das impressoras. Manutenção e troca das impressoras para outras que possuam a função frente e verso.

24 PLANEJAMENTO Programa: Reciclagem do papel: Firmar contratos, se possível, com usinas de reciclagem da região para que o papel descartado possa ser encaminhado até elas e ser reciclado, bem como associação com catadores.. Programa: Papel reciclado. Durante o processo de licitação para a compra do papel, destinar parte dos recursos à compra de papel reciclado. Programa: Papel controlado. Fazer um controle rígido através de planilhas da quantidade de papel que entra e sai, seja por impressão bem sucedida ou erros, de todos os setores da UNIFAL.

25 PLANEJAMENTO INDICADORES Consumo de papel anual: economia no após a aplicação dos programas, analisar no fim do ano se houve sobra do papel comprado e, caso afirmativo, verificar o quanto sobrou e quanto foi economizado na compra para o próximo ano. Reutilização de papel: verificar a economia no uso de papel através do número de bloquinhos confeccionados. Número de requerimentos online: estipular o quanto de papel foi economizado através do número de requerimentos online. Número de folhas desperdiçadas: quantificar o número de folhas desperdiçadas (tanto as que foram como as que não foram reaproveitadas) anualmente para verificar se há ou não redução do desperdício. Quantidade de papel reciclado: verificar a quantidade de papel encaminhado para reciclagem por catadores e/ou pela Universidade verificando os benefícios ambientais dessa quantidade.

26 ASPECTOS AMBIENTAIS IMPACTOS AMBIENTAIS OBJETIVOS METAS PARA O 1º ANO PROGRAMASINDICADORES Consumo de papel -Esgotamento de recursos naturais (florestas nativas, fauna, flora, água). - Poluição das águas. - Poluição do ar. Reduzir o desperdício de papel. - Reduzir o desperdício em 5%. - Fazer a troca de 10% das impressoras. - Funcionário informado é funcionário consciente. - Atitudes simples, grandes mudanças! - Informatização dos dados. - Revitalização das impressoras. - Vamos tentar reciclar e/ou reaproveitar? -Papel reciclado. -Papel controlado. - Consumo de papel anual; - Reutilização de papel; - número de requerimentos online. -Quantidade de papel reciclado. -Número de folhas desperdiçadas. Descarte de papel em aterros e lixões - Ocupação do aterro e lixão; Decomposição do papel no lixão - Aquecimento Global.


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