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Introdução à Modelagem (Aspectos Econômicos e Financeiros)

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Apresentação em tema: "Introdução à Modelagem (Aspectos Econômicos e Financeiros)"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Modelagem (Aspectos Econômicos e Financeiros)
TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC J. Antão B. Moura

2 Uso de modelos Modelo = uma representação simplificada da realidade e normalmente é construído para se avaliar o comportamento (identificação de problemas e propostas de solução) para um dado sistema Usado também para comparação entre sistemas Usamos modelos para entender aspectos de nosso cotidiano

3 Exemplos de modelos Planta imobiliária
Linguagem entendida pelo arquiteto e pelo cliente Apenas detalhes relevantes são incluídos para simplificar o modelo (não é preciso indicar a cor de uma parede, mas apenas suas dimensões)

4 Exemplos de modelos Leis de Newton
Solução matemática proposta para um problema Simplificam a realidade para propor teorias (mesmo sabendo que o atrito entre os corpos sempre existe, em algumas situações ele é considerado desprezível = “situação ideal”) (( Princípio da Inércia

5 Exemplos de modelos Mapa de fluxo de trânsito numa rodovia
Apenas as ruas e avenidas são relevantes; os detalhes que aparecem na realidade não precisam estar presentes no modelo Modelo que pode ser entendido por leigos e especialistas

6 Exemplos de modelos Ficha de cadastro de clientes
Formato padrão a ser seguido para todos os clientes Simplifica a realidade (várias fichas de cadastro podem ser criadas, cada uma incluindo os detalhes relevantes para seu objetivo)

7 Exemplos de modelos Contabilidade = modelo (simplificado, resumido) para as atividades financeiras de uma empresa Periodicamente, a empresa “faz contas” para avaliar e informar o seu desempenho Comunicação com “stakeholders”: diretoria, funcionários, acionistas, investidores, governo, sociedade, ... Modelo (ou “formato de apresentar” as contas) pode variar em função do tipo de empresa Ex: “Simples”

8 Importância do uso de modelos
Modelos servem de linguagem comum Modelos podem também ajudar a identificar problemas e falhas num processo (podem ser usados em qualquer ramo) Ex: estudar o fluxo de trânsito ajuda a projetar semáforos e cruzamentos Contabilidade de uma empresa ajuda a identificar dificuldades ou “boa gestão”

9 Importância do uso de modelos
Modelos ajudam a simplificar problemas (foco) Princípio da separação de domínios Diferentes visões do mesmo sistema Ex: funcionamento do corpo humano A redução da complexidade diminui também os custos e o tempo de desenvolvimento de soluções de TI de suporte

10 Criação de modelo Cinco passos importantes:
1) Entender o sistema de interesse da análise PROBLEMA

11 ASPECTOS IRRELEVANTES
Criação de modelo Cinco passos importantes: 2) Separar os aspectos relevantes dos irrelevantes ASPECTOS RELEVANTES ASPECTOS IRRELEVANTES

12 Criação de modelo Cinco passos importantes:
3) Construir um modelo a partir dos aspectos relevantes ASPECTOS RELEVANTES MODELO

13 + Criação de modelo Cinco passos importantes:
4) Delimitar o contexto da análise (acrescentar ao modelo, características ou condições a serem consideradas na solução) Resultado da empresa no “ano passado” MODELO + Características

14 + = Criação de modelo Cinco passos importantes:
5) Desenvolver a solução (“resolver o modelo”) Normalmente, tem-se o apoio de TI MODELO Características Software + =

15 Observações importantes
A solução (do modelo) é usada então, para estudar o comportamento (desempenho) do sistema, para propor mudanças (vantagens operacionais, competitivas, ..) Para que o desempenho do sistema de interesse seja alterado (melhorado) – ou para que os problemas possam ser resolvidos - normalmente, fazem-se mudanças nos processos do negócio (ou na maneira como a empresa faz as coisas – funcionamento interno e relacionamentos com fornecedores e clientes)

16 Mais de um modelo Modelo serve para “comunicar”
“Arquitetura” no desenvolvimento de software Quando mais de uma pessoa modela um mesmo sistema, podem resultar vários modelos. Necessidade de “padronizar as respostas”, usando um modelo comum. Ex: Normas e regras para a contabilidade

17 Modelo ($) de uma empresa
Objetivo principal da maioria das empresas / instituições é “dar lucro” Lucro deve resultar do cumprimento da missão da empresa Ex: “Desenvolver tecnologia de ponta para processamento de fotos estrelares, de fácil uso, de modo a ampliar o emprego de TI em empresas do setor aeroespacial”. “Lucro” é medida de desempenho de interesse “Modelo padrão” é contabilidade (“accounting”) = retrato financeiro tridimensional (“referente normalmente ao final do ano anterior”) – três relatórios: Balanço: [ativo-passivo] = posição financeira (econômica) atualizada Ativo = soma de todos os bens Passivo = soma das dívidas de curto- e longo- prazos Fluxo-de-caixa: aumento ou diminuição de dinheiro disponível Demonstração do resultado: [receita – despesa] = ganhos

18 Contabilidade Escrituração “inventada” pelo Frei Paccioli (italiano; ~1500 AD) Confiabilidade vem de dois registros: Origem do recurso Destino do recurso Atualmente, usam-se mesmos princípios + padrões estabelecidos (legais)

19 Impacto da TI na contabilidade
Temos como identificar a contribuição de TI nos 3 relatórios básicos?

20 Demonstração do resultado do exercício
Mede níveis do lucro (em certo ano=exercício) Lucro bruto = [Vendas – Custos dos produtos / serviços vendidos] Lucro operacional = [Lucro Bruto – Despesas Operacionais c/infra, admin ...] Lucro antes de impostos = [Lucro operacional – juros pagos + juros recebidos] Lucro depois de impostos = [Lucro antes de impostos – Impostos devidos] Lucro retido = [Lucro depois de impostos – dividendos pagos aos acionistas]

21 Itens importantes para análise do resultado
Percentual do lucro bruto / vendas não deve cair! Interesse primário de émpresários, investidores e acionistas. Como a TI pode ajudar a aumentar vendas e reduzir os custos? Percentual do lucro operacional indica eficiência da gestão Comparativo entre concorrentes Como a TI pode ajudar?

22 Itens importantes para análise do resultado
Bottom Line (Lucro Retido) = ganho da empresa para crescer Melhor no caixa do que no estoque (menor liquidez)

23 Balanço Época em que foi feito favorece a empresa?
No final do verão, empresa de “roupa de praia” está com $ no banco e estoques baixos! Convenção é usar “custo histórico” (custo original) Balanço só mostra custos e não indica valor da empresa Intangíveis como marca e patentes

24 Balanço Ativo / passivo “circulante” exigível no curto-prazo (em 12 meses vai se transformar em dinheiro) Ativo fixo = tangível, intangível e investimentos LP Valores registrados depois de depreciação Empresas intensivas em capital (Indústria) X Serviços (Ativo Fixo baixo) Cuidado do valor do estoque atribuído Saúde financeira: ativo > passivo

25 Balanço x TI Como usar a TI para quebrar barreiras de sazonalidade (geográficas)? Como TI pode criar valores intangíveis como marca e patentes? Ativo “circulante” = dinheiro da empresa nas mãos dos outros Como a TI ajuda a gerenciar / diminuir contas a receber? Qual o ganho disto (face a exercícios anteriores? Ex: Menor freqüência de empréstimos em bancos Como a TI pode baixar custos de estoque (JIT)?

26 Fluxo de caixa O mais importante para o gerente
Resultado do exercício mostra lucros, mas estes podem não ser cash Balanço mostra “grandes” fluxos, mas não se há cash disponível Pode ser verificado contra movimentação nos bancos Se negativo: cuidados com prazos para clientes e fornecedores, investimentos em ativos, estoque Complicações para empresa em expansão Rever reservas? Capitalização?

27 Avaliação de Desempenho x TI
Análise de índices Índice = divisão de um número por outro Analisados regularmente ou ano-a-ano Interesse geral em: Lucratividade (Lucro retido / Vendas, ...) Eficiência (Ativo fixo, circulante ou total / Vendas do produto mais vendido) Endividamento (Passivo longo prazo / {[Ativo circulante + Ativo fixo - Passivo circulante] + Passivo LP}) Liquidez (Ativo circulante / Passivo circulante >>1)

28 Avaliação de Desempenho x TI
Como a TI pode ajudar a melhorar os índices? Lucratividade: redução de custos de vendas, produção e administrativos; compras mais eficientes; ... Como medir ganhos? Caso: Portal de compras do Governo Federal ( movimenta R$ 40B / ano (em compras) economizou R$ 500 M (2001, só no Min. do Planejamento) Cálculo “a posteriori” X Estimativa “a priori”

29 Avaliação de Desempenho
Índices de interesse de investidores ROI NPV IRR


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