Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
FUNÇÃO FINANCEIRA
2
CAPITAL FINANCEIRO Obtenção de fundos - Uso dos fundos
Fluxo de ganho da empresa Decisão: políticas de: Linha de produto 2. Tamanho do negócio 3. Tecnologia 4.Uso de débitos 5. Posição da liquidez Riscos Valor do Negócio Lucratividade
3
Posicionamento do negócio sucesso
Modelo sistêmico da função financeira NÚCLEO ENTRADA SAÍDA Fontes de Recursos Uso dos Recursos Informações sobre: 1. Planos da empresa 2. Leis, regulamentos 3. Mercado de capitais 4. Produto 5. Tecnologia Maximização do valor de Mercado da empresa Posicionamento do negócio sucesso Outras fontes: Recursos de terceiros Pagamentos diversos Investimentos Distribuição dos lucros Recursos próprios Decisão de financiamento Decisão de aplicação Feedback
4
DECISÃO DE FINANCIAMENTO
Estrutura adequada do capital Fontes de recursos próprios lucros retidos depreciação o que é emissão de ações tipos rentabilidade - Fontes de recursos de terceiros empréstimos - condições emissão de títulos(debênture) o que é rentabilidade prazos
5
DECISÃO DE INVESTIMENTO
Aplicação dos recursos - dilema do administrador financeiro - liquidez x rentabilidade Fluxo circular de fundos Produção de bens Compra de recursos de produção Venda de bens Início Capital circulante Capital fixo Fundo para Depreciação do ativo Recebimento Sobre vendas Dividendos pagos Outros recebimentos Taxas e impostos Perda sobre inadimplência Repagamento de débito Juros sobre capital empregado
6
Orçamento de Capital fatores externos Pressão do mercado competidor
Incertezas e riscos do futuro Processo de orçamento de capital Fontes de usos e fundos Demanda dos acionistas fatores externos
7
DECISÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS
O que é Política de dividendos SAÍDA DO SISTEMA FINANCEIRO Maximização do valor da empresa Balanço e demonstrativo de resultados Índices financeiros
8
DIFERENTES ADMINISTRAÇÕES FINANCEIRAS ENTRE AS EMPRESAS
Fatores Internos Objetivos Tecnologia Organização Tamanho Fatores Externos Concorrência Governo Economia Comunidade ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINANCEIRA Diretor Financeiro Tesoureiro Controller Comitês Financeiros
9
FUNÇÃO RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
10
B) NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS
VISÃO TRADICIONAL Planejar – coordenar – controlar a obtenção de pessoas necessárias à organização B) NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS Capital intelectual Gestão estratégica Agregar valor
11
Eficácia organizacional
Sistema de Recursos Humanos Planejamento Inputs Processo Outputs Emprego Desenvolvimento Utilização Compensação Manutenção Informações relacionadas ao trabalho: Políticas RH Fatores ambientais Eficácia organizacional Satisfação Pessoal Outros valores Feedback Dados, informações, relatórios, avaliação de desempenho, auditoria de pessoal, orçamento, supervisão direta
12
ENTRADAS necessidades da empresa
existência de profissionais habilitados comportamento do mercado de trabalho imagem da empresa no mercado de trabalho vantagens da empresa
13
RELAÇÃO COM ÓRGÃOS SINDICAIS E GOVERNAMENTAIS
Processo Emprego Determinação das necessidades Seleção Recrutamento interno Recrutamento externo Desenvolvimento Avaliação Desempenho Treinamento Promoção Transferência Utilização Medida de eficiência eficácia Desligamento Aplicação das normas Compensação Estudo do cargo Estudo do salário Pagamento do salário Beneficio Manutenção Aconselhamento Orientação Segurança e higiene Manutenção Aconselhamento Orientação Segurança e higiene RELAÇÃO COM ÓRGÃOS SINDICAIS E GOVERNAMENTAIS
14
SAÍDA Eficácia organizacional satisfação pessoal
melhoria da tecnologia imagem da empresa - imagem pró ativa - abordagem humanística
15
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Rotatividade – absenteísmo – acidentes de trabalho Auditoria de pessoal: medir o caráter básico e o propósito de uma organização em termos de RH.
16
1.Sistema de Informação de RH
AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS 1.Sistema de Informação de RH planos de RH administração de remuneração informação de análise de cargo 2. Preenchimento de Quadros e Desenvolvimento recrutamento – seleção – treinamento desenvolvimento de carreira 3. Controle e Avaliação de Organização avaliação de desempenho controles de RH relação trabalhadores – administração auditoria de pessoal
17
AREA DE RH: ESTRUTURA EM EXTINÇÃO
Downsizing Equipes auto gerenciadas
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.