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Função da Administração: Para cada uma das áreas, deve haver um processo de Planejamento Estratégico. Planejar consiste em tomar três tipos de decisões:

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1 Função da Administração: Para cada uma das áreas, deve haver um processo de Planejamento Estratégico. Planejar consiste em tomar três tipos de decisões:  Definir os objetivos  Qual situação deverá ser alcançada;  Definir um ou mais cursos de ação  Caminhos para atingir o objetivo;  Definir meios de execução  previsão dos recursos necessários para realizar o objetivo. A Estratégia define a direção da empresa e a forma de competir com outras empresas. Planejamento Estratégico é o processo de tomar decisões sobre a estratégia da empresa (formal ou informal).

2 Partes Interessadas  Empreendedor/ Investidor  Lucro, sobrevivência, prosperidade e retorno do investimento;  Empregados  Empregos, remuneração, qualidade de vida;  Fornecedores  Capacidade de pagamento, continuidade dos negócios;  Clientes  Qualidade, disponibilidade, preço;  Governo  Impostos.

3 Gestão de Recursos Humanos A função Recursos Humanos compreende cinco processos básicos: a) Aquisição de Pessoas: Compreende planejamento de pessoas, pesquisa de mercado, recrutamento, seleção e contratação de pessoas. b) Desenvolvimento de Pessoas: Compreende atividades e programas de capacitação/ desenvolvimento, comunicação, motivação para o trabalho, desenvolvimento de equipes, lideranças orientadas para as pessoas.

4 Gestão de Recursos Humanos c) Gestão do Desempenho das Pessoas: São as atividades que as pessoas devem realizar na empresa, por meio da descrição de cargos e acompanhamento/orientação do desempenho. d) Manutenção de Pessoas: Compreende programas de remuneração, benefícios, serviços sociais, segurança e medicina do trabalho, qualidade de vida no trabalho, ambiente do trabalho em geral, entre outros. e) Administração de Pessoal: Compreende as questões administrativas, legais – CLT e operacionalização da Folha de Pagamento. Visa efetuar o pagamento dos colaboradores, registro de pessoal, manutenção de arquivos e prontuários e a relação com os sindicatos: patronal e dos trabalhadores.

5 Gestão Contábil/ Financeira  A Contabilidade produz relatórios contábeis e demonstrações financeiras com informações resumidas e ordenadas.  As demonstrações financeiras são relatórios que classificam e quantificam as contas de uma empresa. As mais utilizadas são o balanço patrimonial, a demonstração de resultados de exercício, a demonstração do fluxo de caixa, a demonstração das origens e aplicações de recursos e as alterações do patrimônio líquido, além de notas explicativas que as acompanham.

6 Gestão Contábil/ Financeira  A Contabilidade de custos preocupa-se com a mensuração do valor dos estoques da empresa. Essa área fornece a informação do custo que a empresa teve para produzir um produto ou prestar um serviço. Elabora o orçamento (Plano Financeiro) para previsão de receitas e despesas;  Análise da situação econômico-financeira: os índices ou indicadores econômicos- financeiros, mostram informações sobre endividamento, gestão e lucratividade do negócio;  Abrange decisões de investimentos, financiamento, controle e destinação dos resultados.

7 Gestão Comercial ou Marketing O objetivo básico é estabelecer e manter a ligação da empresa com seus clientes. Abrange atividades como:  Pesquisa: identificação dos interesses, necessidades e tendências do mercado;  Desenvolvimento de Produtos: criação de produtos, marcas, nomes e preços;  Vendas: oferecimento de produtos para aquisição pelos clientes;

8 Gestão Comercial ou Marketing  Distribuição: desenvolvimento de canais de distribuição e gestão de pontos-de-venda;  Promoção: comunicação com o público alvo, por meio de atividades como propaganda e publicidade;  Assistência Técnica, se necessário;

9 Gestão de Suprimentos  Busca-se garantir a integridade do sistema de transformação e distribuição de bens da empresa.  Uma Cadeia de Suprimentos compreende os elos que ligam uma empresa a seus fornecedores, distribuidores e clientes.  A Cadeia, consiste em um fluxo de suprimentos, dos fornecedores para o sistema de operações da empresa.

10 Gestão de Suprimentos A Cadeia de Suprimentos, abrange a função de Logística, que movimenta os produtos para dentro e para fora da empresa, e compreende atividades como armazenagem, processamento de pedidos, administração de estoques, desenvolvimento de fornecedores, compras e outros.

11 Administrar suprimentos significa  Estabelecer parcerias com fornecedores;  Coordenar o fornecimento de matérias-primas;  Planejar a produção;  Processar pedidos;  Administrar estoques;  Transportar e armazenar suprimentos e produtos acabados.

12 Gestão de T I  É preciso criar um sistema de informação capaz de definir formalmente quais informações devem girar dentro da empresa. É preciso identificar o que coletar, analisar, guardar e ter no momento certo para tomar decisões.  Trabalhando a informação correta, a empresa consegue direcionar seus colaboradores para atender da melhor maneira possível ao cliente.  O processo informacional só tem validade de fizer parte do processo decisório, isto é, se for utilizado para tomada de decisões. Um sistema de informação permite mostrar em que ponto tomar decisões para permitir maior agilidade e flexibilidade da empresa para ser mais competente diante da concorrência.

13 Gestão de T I  Quanto mais informações corretas, no momento certo, mais chances a empresa tem de acertar.  Se trabalhar corretamente com as informações, a empresa caminhará para a excelência administrativa.  Os sistemas de informações estratégicos ajudam uma organização a obter uma vantagem competitiva por meio da sua contribuição para os objetivos estratégicos e/ou sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho e a produtividade.

14 Gestão de Operações/Produção Trabalha com produtos:  Tangíveis;  Possibilidade de refugar;  Consumo postergado;  Qualidade fácil de medir;  Possibilidade de armazenagem;  Dependente de equipamentos;  Contato mínimo com o cliente no processo produtivo.


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