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CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAFAEL FERREIRA ALVES.

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1 CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO RAFAEL FERREIRA ALVES

2 1. Conceitos Gerais 1.1Sistemas Conjunto de partes organizadas para a realização de um objetivo comum Exemplo: organismo humano, empresa, sistema de contabilidade Os sistemas se organizam em hierarquias

3 Conceitos Gerais Sistema Financeiro Sub sistema Contas Pagar Sub sistema Contas Receber Sub sistema Tesouraria

4 Conceitos Gerais 1.2Sistemas de Informação Conjunto de partes organizadas para a realização de um objetivo comum

5 Conceitos Gerais SI (dados) informações informações ProcessoAlgoritmo

6 Conceitos Gerais Dimensões –Componentes da organização

7 Conceitos Gerais SI Áreas Funcionais

8 –Níveis de decisão Conceitos Gerais SI Nível Estratégico Nível Tático/Gerencial Nível Operacional

9 Reflexão sobre o envolvimento dos SI nos níveis de decisão –Quanto às necessidades dos diversos níveis : Novo produto Conceitos Gerais SI - Faturamento SI - Produção SI – Controle de Qualidade Processos Algoritmo Processos Algoritmo

10 –Quanto à flexibilidade do profissional de SI: Equilíbrio Compreensão das idéias Conceitos Gerais Negociar idéias

11 Elementos básicos do Sistema de Informação –Objetivos: distinção entre objetivos reais e declarados; divergência entre os diferentes agentes (níveis). Exemplos: Conceitos Gerais

12 SIEstoque controlar saldo controlar materiais obsoletos ponto de encomenda para ressuprimento Objetivos reais e declarados

13 Conceitos Gerais SIAcadêmico NE NO real evasão diário de classe Divergências de objetivos entre os niveis

14 Conceitos Gerais Pensar em dois sistemas diferentes, com objetivos reais e declarados, e com diferentes objetivos entre os niveis.

15 –Ambiente: elementos fora do sistema que afetam ou são afetados pelo seu comportamento. Exemplo: Conceitos Gerais

16 SI - vendas Centro Distrib. Repres. vendas Banco Setor produção altera comissão altera a remessa de pedidos de venda altera o período de faturamento Ambiente

17 –Recursos do sistema: Representam os meios pelos quais o sistema necessita para ser operacionalizado: Conceitos Gerais Sistema de Estoque recursos humanos equipamentos outros instalações telecomunicações

18 –Componentes do sistema: Elementos responsáveis pelas funções do sistema, ou seja, a sustentação funcional do sistema. Exemplo: Conceitos Gerais Sistema de Estoque Atualização de saldo Classificação ABC do estoque Inventário rotativo Ressuprimento automotivo

19 –Administração do Sistema: Integração de objetivos, ambiente, recursos e componentes, visando o necessário gerenciamento do sistema. Exemplo: Conceitos Gerais comp. 1 comp. 2 comp. 3 recurso objetivos sistema ambiente

20 Conceitos Gerais 1.3Dado versus Informação Dados: fatos em sua forma primária Informação: conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional além do valor do fato em si. A transformação de um dado em informação é um processo Processo: série de tarefas logicamente relacionadas, executadas para atingir um resultado definido

21 Conceitos Gerais DadosProcessoInformação - nota 1 - nota 2 - nota 3 Aplica-se a média aritmética simples Média final do aluno

22 O processo de definição de relações entre dados requer conhecimento Conhecimento: é o corpo ou as regras, diretrizes e procedimentos usados para selecionar, organizar e manipular dados para torná-los úteis para uma tarefa específica Conceitos Gerais

23 A informação pode ser considerada um dado tornado mais útil através da aplicação do conhecimento A informação assume um valor maior para a organização se ela for uma informação relevante Conceitos Gerais

24 Algumas características de informação relevante –Precisa: não tem erros –Completa: contém todos os fatos importantes –Econômica: a relação entre o valor da informação e o seu custo de produção deve ser vantajosa –Flexível pode ser usada para diversas finalidades –Significativa: importante para a tomada de decisão –Em tempo: enviada quando necessária –Valor da informação: diretamente relacionado à maneira como a informação ajuda os tomadores de decisão a atingirem as metas da organização Conceitos Gerais

25 1.4 Características de SI Limites do sistema: define o sistema e o distingue de qualquer outro Ambiente do sistema: está fora do sistema, mas o influencia ou é influenciado por ele Elementos do sistema: incluem dados, informações, processos e conhecimento

26 Natureza do sistema: –Simples: poucos elementos ou componentes e a relação ou interação entre os elementos é descomplicada e direta –Complexo: tem muitos elementos que são altamente relacionados e interconectados –Aberto: interage com o ambiente –Fechado: não há qualquer interação com o ambiente Conceitos Gerais

27 –Permanente: existe ou existirá por um longo período de tempo –Temporário: não existirá por longo período de tempo –Estável: mudanças no ambiente resultam em pouca ou nenhuma mudança no sistema –Dinâmico: sofre mudanças rápidas e constantes devido às mudanças no seu ambiente Conceitos Gerais

28 –Exemplos de natureza do sistema: Conceitos Gerais ERP Gest. Empr. Dados produção Dados finanças Dados compras Dados estoque Dados contábeis Dados fiscais Cliente Fornecedo r Ambiente Complexo Aberto

29 Sistema batch: processamento em lote de transações, sem a interação simultânea do usuário com o sistema Sistema on-line: permite um determinado número de usuários realizando operações de processamento a partir de terminais remotos. Utilizam técnicas mais sofisticadas de desenvolvimento e de banco de dados, com aspectos conversacionais entre usuários e sistemas Conceitos Gerais

30 Sistema tempo real: possui as mesmas características do sistema on-line, acrescentando-se, porém, o vínculo forte existente entre os resultados do processamento e um determinado evento no ambiente do usuário Conceitos Gerais

31 Sistema de Pedidos Relatórios de pedidos Processamento P1 P2 P3 P4 P5... Sistema batch

32 Conceitos Gerais Sistema Estoque usuário s Sistema on-line

33 Conceitos Gerais Sistema de caixa eletrônico Sistema de caixa interno (supermercado) usuários e ambiente físico Sitema tempo real

34 Conceitos Gerais 1.5 A empresa vista como Sistema de Informação Organização: é uma estrutura social formal e estável, que emprega recursos do ambiente e os processa para produzir saídas. A organização pode ser vista como:

35 Conceitos Gerais Recursos do ambiente Organização Saídas

36 Elementos de uma organização (visão técnica): –Capital e trabalho: são fatores de produção primários fornecidos pelo ambiente –Função (ou processo) de produção: transforma as entradas em produtos e serviços –Produtos e serviços: são consumidos pelo ambiente Conceitos Gerais

37 Capital e Trabalho FunçãoProdutos e serviços SI Contr. Contratos SI Recrut. e Seleção SI Contr. de Terceiros SI Marketing SI Faturamento SI Contas Receber SI Contr. Fábrica SI Apontamento de horas recursos mão-de-obra produto expedição produção Sistema de Informação Tecnologia – Algoritmos - Pessoas

38 Visão comportamental das organizações Conceitos Gerais Estrutura Hierarquia Divisão do trabalho Regras, procedimentos Processos empresariais Direitos/obrigações Privilégios/responsabilidades Valores, Normas, Pessoas Recursos ambientais Saídas ambientais Processos funcionais

39 Como as organizações se relacionam com Sistemas de Informação –Visão técnica: estímulo a focar o modo como as entradas são combinadas em saídas quando mudanças são introduzidas dentro da empresa –Visão comportamental: sugere que construir novos sistemas de informação (ou reconstruir velhos) envolve muito mais que um rearranjo técnico, pois alguns sistemas de informação mudam o equilíbrio organizacional de privilégios, obrigações, responsabilidades e sentimentos que foram estabelecidos em um longo período de tempo Conceitos Gerais

40 Características comuns das organizações: –Clara divisão de trabalho e especialização –Hierarquia de autoridade –Limitação de autoridade por regrar ou procedimentos explícitos –Sistema de tomada de decisão –Contratação e promoção de empregados com base nas qualificações técnicas e no profissionalismo –Princípio da eficiência (maximização das saídas usando entradas limitadas) Conceitos Gerais

41 Ilustrações: Conceitos Gerais Gerente Chefe Hierarquia de autoridade Diferentes funções com autoridade diferente Exemplo típico: Limite Autoridade

42 Procedimentos Operacionais Padronizados (POP): são rotinas padronizadas aplicadas nas organizações, que são classificadas em regras, procedimentos e práticas razoavelmente precisas Conceitos Gerais

43 Características que diferenciam as organizações: –Tipo de estruturação organizacional –Processos empresariais Os processos empresariais referem-se à maneira pela qual o trabalho é organizado, coordenado e focado para produzir produtos e serviços Conceitos Gerais

44 Níveis em uma organização Conceitos Gerais gerência sênior Toma as decisões de longo prazo sobre quais produtos ou serviços fornecer Nível Estratégico gerência média Organizada em divisões especializadas, executa os programas e os planos da gerência sênior, supervisionando a empresa Desenvolvem o produto ou serviço e administram documentos associados da empresa Efetivamente produzem os produtos ou serviços da empresa trabalhadores do conhecimento Funcionários de produção/serviço Nível Tático Nível opera cional

45 Funções de uma organização: representam o conjunto de processos que aplicam um recurso da organização. Cada função é realizada através de uma área funcional, que pode ser uma ou mais unidades organizacionais (setores) Conceitos Gerais

46 Áreas funcionais básicas de uma organização Conceitos Gerais Produção Recursos Humanos Vendas e Marketing Finanças e Contabilidade Produtos e serviços SI O papel de SI é resolver problemas desses ciclos da empresa

47 1.6 Sistemas de Informação nas Empresas O papel dos Sistemas de Informação é ajudar a resolver problemas organizacionais e reagir a uma mudança no ambiente Conceitos Gerais

48 Visão integrada do papel dos SI Conceitos Gerais PROD RH VEND MKT FIN CONT Problema Organizacional Nível Organizacional Operações, produção, serviços Funcionários da produção e serviços Conhecimento Trabalhadores do conhecimento TáticoGerência média Estratégico Gerência sênior

49 Sistemas em nível estratégico: auxiliam gerentes seniors a manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo prazo, tanto na organização como no ambiente externo Sistemas táticos: dão suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas da gerência média Conceitos Gerais

50 Sistemas de conhecimento: dão suporte aos negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização a controlar o fluxo de papéis Sistemas operacionais: dão suporte às áreas operacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização Conceitos Gerais

51 Exemplos de Sistemas de Informação: –ÁREA DE FABRICAÇÃO E PRODUÇÃO –SISTEMAS EM NIVEL ESTRATÉGICO – -Aplicações de leitura óptica para tecnologia da produção – -Aplicações para localização de instalações – -Pesquisa e análise da concorrência –SISTEMAS TÁTICOS Conceitos Gerais

52 – -Planejamento de recursos de fabricação – -Planejamento de produção/planejamento da capacidade fabril – -Projeção de estoque – -Projeção de custos de produção –SISTEMAS DE CONHECIMENTO – -Sistemas de projetos assistidos por computador (CAD) Conceitos Gerais

53 – -Sistemas de fabricação assistidos por computador (CAM) – -Máquinas de controle numérico –SISTEMAS OPERACIONAIS – -Sistemas de compra e venda – -Sistemas de expedição – -Sistemas de manutenção de equipamentos – -Sistemas de controle de qualidade Conceitos Gerais

54 2. Classificação de Sistemas de Informação 2.1Sistemas de Processamento de Transações (SPT) a)Características do SPT –Requer: entrada e alimentação de dados, processamento e armazenamento, geração de documentos e relatórios –Está interligado com as atividades da rotina diária

55 –Grande quantidade de banco de dados de entrada –Grande quantidade de saída (inclusive documentos e armazenamento de dados) –Alto grau de repetição no processamento –Computação simples (a maioria das aplicações exige apenas as 4 operações básicas) –Alto potencial de problemas relacionados com segurança Classificação de Sistemas de Informação

56 –Impacto do sistema sobre um grande número de usuários –Impacto grave e negativo sobre a organização em caso de pane ou falha de operação Classificação de Sistemas de Informação

57 b)Atividades do SPT –Coleta de dados –Manipulação de dados –Armazenamento de dados –Produção de documentos Classificação de Sistemas de Informação

58 c)Modelos de SPT –Processamento em lotes (batch) –Processamento on-line Classificação de Sistemas de Informação

59 d)Objetivos de SPT –Manter alto grau de precisão –Assegurar a integridade dos dados e da informação –Produzir documentos e relatórios em tempo –Aumento da eficiência do trabalho Classificação de Sistemas de Informação

60 e)Componentes de SPT Classificação de Sistemas de Informação Processa mento Arquivos principais atualizados Folha pagto Doctos. de rotina holerite Relatórios operacionais Entrada de dados on-line Arquivos editados de transações Comunicações com outros sistemas

61 Classificação de Sistemas de Informação 2.2Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)

62 Classificação de Sistemas de Informação a)Características do SIG: É o sistema de informação que tem por finalidade principal ajudar uma organização a atingir suas metas, fornecendo aos administradores uma visão das operações regulares da empresa, de modo que possam controlar, organizar e planejar mais eficaz e eficientemente

63 O SIG fornece aos administradores informações úteis para obter feed back para várias operações empresariais O SIG gera uma série de relatórios resumidos, fruto de uma filtragem e análise de dados altamente detalhadas em banco de dados de processamento de transações Classificação de Sistemas de Informação

64 A análise dos relatórios gerados pelo SIG é usada para a tomada de decisões Diferença entre os relatórios gerados por um SPT e por um SIG: –SPT: voltado para a eficiência da organização –SIG: voltado para a eficácia gerencial Classificação de Sistemas de Informação

65 b) Objetivo do SIG: Prover informação certa à pessoa certa da maneira certa e no momento certo Classificação de Sistemas de Informação

66 c)Componentes do SIG (ambiente) Classificação de Sistemas de Informação Internas Externas Informações recebidas informalmente das fontes internas e externas Relatórios escritos dos SPT´s, sistemas manuais e fontes externas SIG Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas de Informação para executivos Sistemas Especialistas Administrador relatórios Fontes de Dados

67 c)Relatórios do SIG: Relatórios programados: são produzidos periodicamente ou de forma programada (diário, semanal, mensal, etc) Relatório indicador de pontos críticos: resume as atividades críticas do dia anterior e fica disponível no começo de cada dia. Está ligado aos fatores críticos de sucesso da área funcional Classificação de Sistemas de Informação

68 Relatórios sob solicitação: desenvolvidos para dar certas informações a pedido de um administrador Relatórios de exceção: produzidos automaticamente quando uma situação é incomum ou requer alguma atitude da administração. Os pontos de corte para a definição das exceções devem ser cuidadosamente determinados Classificação de Sistemas de Informação

69 d)Aspectos funcionais do SIG: Os SIG estão relacionados às diferentes áreas funcionais da empresa e aos diferentes níveis de decisão Abordagem funcional dos SIG: a informação é desenvolvida para os administradores das áreas funcionais, atravessando, freqüentemente, todos os níveis de decisão dentro de cada área Classificação de Sistemas de Informação

70 Os SIG devem estar integrados, para evitar uma coleção de sistemas separados e ineficazes. Necessitam de banco de dados compartilhado Classificação de Sistemas de Informação

71 P P P F F F M M M C C C Nível Estratégico Nível Tático Nível Operacional Áreas Funcionais Integração dos SIG

72 3. Visão Geral da Tecnologia da Informação Tecnologia da Informação: é o conjunto tecnológico de recursos, técnicas e métodos da computação utilizado para o tratamento da informação Principais aspectos: –Hardware –Software –Redes de telecomunicações –Banco de dados

73 Hardware: –Mainframe: computadores grandes e potentes, de alta velocidade de processamento com capacidade muito grande de armazenamento e de processamento de informações –Microcomputador:são os menores sistemas de computador, com grandes variações de tamanho Visão Geral da Tecnologia da Informação

74 Software: –Software aplicativo: programas que direcionam o desempenho de um uso particular de aplicação por usuários finais. Se dividem em programas de aplicação de finalidades gerais (processamento de textos, planilhas eletrônicas) e programas de aplicações específicas (contabilidade, controle financeiro, etc) Visão Geral da Tecnologia da Informação

75 –Software de sistemas: programas que gerenciam e apóiam os recursos e operações de um sistema de computadores. Dividem-se em programas de gerenciamento de sistemas (sistemas operacionais, gerenciadores de bancos de dados, etc) e programas de desenvolvimento de sistemas (linguagens, ferramentas, etc) –Redes de telecomunicações Visão Geral da Tecnologia da Informação

76 Componentes básicos de uma rede Visão Geral da Tecnologia da Informação Software de telecomuni cações PC´s e outros terminais ComputadoresCanais e meios de telecomunicações Processadores de telecomunicações

77 Rede local Visão Geral da Tecnologia da Informação PC Processador conectado a outras redes Servidor de rede BD e pacotes de softwares Impressora compartilhada

78 Rede remota Visão Geral da Tecnologia da Informação REDE REMOTA São Paulo Porto Alegre Belo Horizonte Rio de Janeiro Londres Recife Piracicaba Campinas

79 Sistemas de Gerenciamento de BD Visão Geral da Tecnologia da Informação Sistema Operacional Sistema de Gerenciamento de BD Aplicativos Banco de Dados Dicionário de Dados


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