A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP"— Transcrição da apresentação:

1 Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP ewout@usp.br

2 Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação 1. Digitalização muda tudo 2. A Web participativa 3. Abundância de Informação 4. Google salva, mas somente temporariamente 5. O Futuro de Gestão de Conhecimento é “A Web Social” Resumo

3 tradição oral → rolo de pergaminho → códice → livro impresso → web

4 IncunábuloIncunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

5 Orígenes e a invenção da página

6 Cervantes e a Invenção da Novela

7 Mídia digital muda tudo Mídia digital não ocupa espaço → repensar como classificar e organizar informação. Taxonomias → Folksonomies. Veja também: Jorge Luis Borges. FolksonomiesJorge Luis Borges O custo marginal de cópias é zero → repensar re- distribuição e modelos de negócio baseado em direitos autorais. "Acesso Aberto" e "Educação Aberta" (OER)‏

8 Mídia digital muda tudo Ferramentas de criação muito mais acessíveis. Quando sabe como fazer, a sua relação com o material muda. Desintermediação → pensar de forma crítica. Abundância de informação → repensar o que ensinar (conteúdo → processo, informação → compreensão), repensar como filtrar e avaliar. Uso de mídia social para filtrar. O seu tempo e a sua atenção agora são os recursos escassos.

9 A Web Moderna

10

11

12 Abundância de Informação 2007: 3 10 20 bytes = 300 bilhão de GB = 45 GB / pessoa (http://tr.im/ytl)‏http://tr.im/ytl Pergunta: quantas fotos subido para flickr.com por dia? Quantos horas de vídeo no youtube? Compare número de horas de televisão

13 A situação está ficando desesperadora

14

15 Google vs Altavista: análise de rede vs conteúdo z Google usa a Web como plataforma para ranquear documentos em ordem de relevância

16 Amazon vs Redes Sociais Da mesma maneira: recomendações baseado em conteúdo → recomendações via rede de contatos

17 Recomendações via Rede de Contatos

18 Mídia Social Além da mídia digital: mídia social. Usar a sua rede de contatos para achar informação relevante. Efeitos de rede (quanto mais contatos, mais útil o serviço é). Arquitetura de participação. Formar comunidades de prática.

19 Filtros Sociais Prestar atenção em que os seus contatos fazem

20 Parte 2: A Web como plataforma Focar em infra-estrutura, escalabilidade, aplicando as lições da Web. Usar tecnologia e plataformas abertas, neutras que comportam formação de grupos Usar tecnologia Web, des- intermediação da publicação; se não está na Web não existe Usar efeitos de rede Como aplicar as lições da Web? Como apropriar para os nossos fins?

21 O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

22 O que todo Gestor de Informação deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para gestão de conhecimento.

23 Efeitos de Rede ou (para economistas) Network externalities: como varia o "valor" da rede com N? Assumir que o valor da rede está no número de conexões C. 1. Um - Muitos, centralização, hierarquias: C ~ N 2. Muitos – Muitos C = N(N-1)/2 ~ N 2 (Metcalfe). (Exemplo: email)‏ 3. Muitos - Muitos + formação de grupos, C = 2 N (Reed). Exemplo: Email + "Reply-all" Valor de redes grandes e interoperabilidade

24 Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

25 A internet Anos 70: Dar nomes a servidores "Comutação de pacotes": identificar servidores com IP (143.107.250.69 = stoa.usp.br) e definir um protocolo abstraindo o caminho entre dois servidores. Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → email, IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

26 A Web Anos 90: Dar nomes a documentos Identificar documentos com URL (http://stoa.usp.br/ewout/weblog/) e definir um protocolo de conexão Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

27 A lição Dar nomes a entidades importantes e fazer dutos de comunicação "burros" entre elas. Depois: não controlar mais como serão usados estes dutos. Deixar inovação acontecer (na beirada da rede). ( arquitetura “end to end” ou ponta a ponta )‏

28 A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

29 A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

30 A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web para Gestão de Conhecimento?

31 Parte 3: A Rede Social Acadêmica Stoa 1. Compartilhar produção acadêmica na Web 2. Importância de URLs, gestão pessoal de identidade na Web 3. Intermediação entre internet e serviços de fora e dentro da instituição 4. Desenvolvimento ágil de serviços Web 5. Plataforma

32 Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo)‏ Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual)‏ Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

33 Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

34 Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

35 Stoa: perfil Dar URLs a pessoas. http://stoa.usp.br/ewout

36 Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

37 Stoa: Wiki E, em breve, Moodle (ambiente de aprendizagem virtual)

38 Stoa - Cadastros Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

39 Stoa - Posts Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

40 Stoa - Atividade Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

41 Stoa - Usuários

42 Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

43 Stoa - Usuários Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

44 Stoa – Plataforma Plataforma de pesquisa (Alexandre Hannud Abdo)‏

45 Stoa – Plataforma Não precisa pedir permissão para acrescentar funcionalidade: Não conhecíamos a pessoa que fez este tema para o seu perfil

46 Stoa: moderação? Onde um sistema institucional deve se posicionar? Como evitar “conferir valor ao que não o tem” e “mau uso da reputação da USP” Grau de moderação: o que é tolerável no espectro de pornografia de criança (intolerável para todos) até a segunda Lei da termodinâmica (aceitável para todos)? Tipo de moderação: central (administradores do Stoa) ou distribuida (sistema de votação tipo Digg/Reddit)‏

47 comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido Onde um sistema institucional deve se posicionar? A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários. "hate speech', etc. Proibido Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade)‏ Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado comunidade plataforma

48 Algo está errado na Internet

49 Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Alvarenga Zanella CEPA – Instituto de Física – USP ewout@usp.br Para mais informações: http://stoa.usp.br/

50 Atribuição Web 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg (http://futuro.usp.br/)‏http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPghttp://futuro.usp.br/ Don Quixote: http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895 Gimme that Camara: http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/ Book Stack: http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/ PageRank: http://en.wikipedia.org/wiki/PageRankhttp://en.wikipedia.org/wiki/PageRank Escrivão: http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/ Trampolina: http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/ Telefone: http://flickr.com/photos/mjm/109012753/http://flickr.com/photos/mjm/109012753/ Televisão: http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/ Cinema: http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/ Brincando: http://flickr.com/photos/soylentgreen23/http://flickr.com/photos/soylentgreen23/ Internet Errado: http://xkcd.com/386/http://xkcd.com/386/ Internet cachorro: Peter Steiner e http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html


Carregar ppt "Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google