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AEROPETRO - Implementação de Um Veículo Aéreo Não Tripulado Para Supervisão de Instalações de Petróleo e Gás Aluno: João Paulo Ferreira Guimarães Orientadores:

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Apresentação em tema: "AEROPETRO - Implementação de Um Veículo Aéreo Não Tripulado Para Supervisão de Instalações de Petróleo e Gás Aluno: João Paulo Ferreira Guimarães Orientadores:"— Transcrição da apresentação:

1 AEROPETRO - Implementação de Um Veículo Aéreo Não Tripulado Para Supervisão de Instalações de Petróleo e Gás Aluno: João Paulo Ferreira Guimarães Orientadores: Prof. Adelardo Dantas de Medeiros

2 Objetivos Desenvolvimento do Robô  Infro-Estrutura Básica para o Controle e a Navegação SoftwareSoftware HardwareHardware FirmwareFirmware

3 Desafios do Projeto Desafios de projetar um veículo aéreo não tripulado  Suportar a instrumentação Computador EmbarcadoComputador Embarcado CâmerasCâmeras SensoresSensores –Acelerômetros –Giroscópios –Sonares –Bússola  Autonomia de Vôo  Dimensionamento Integração de todo o sistemaIntegração de todo o sistema

4 Escolha dos Componentes Motores  Brushless PesoPeso EficiênciaEficiência PerformancePerformance DurabilidadeDurabilidade  Controladores Eletrônicos de Velocidade - ESC Baterias  LiPo(Polímero de Lítion)‏ PesoPeso DurabilidadeDurabilidade CapacidadeCapacidadeHélices

5 Metodologia Instrumentação  Carga Útil  Conjunto Ideal Bateria + Motor + Hélice Empuxo  Softwares Simuladores  Tabelas Idéia Original X Atual  Tamanho  Massa total do protótipo  Tempo de vôo

6 Análise do Projeto Massa do conjunto Bateria + ESC + Motor = 624g (x4) = 2496g  Empuxo gerado pelo sistema = 1400g (x4) = 5600g Payload do sistema = 3104gPayload do sistema = 3104g Itens a serem embarcados  Computador Comunicação sem fioComunicação sem fio CâmeraCâmera  Estrutura HélicesHélices  Sensores AcelerômetroAcelerômetro SonaresSonares BússolaBússola »Total = 1985g Carga útil final = »Total = 1985g Carga útil final = 1119g

7 Perspectivas Eletrônica Embarcada Montagem do Protótipo Inicial


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