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AULA TÉCNICA 21 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ CÓDIGOS DE FALHAS.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ CÓDIGOS DE FALHAS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula com os atuadores partes 1, 2 e 3 no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+. Agora veremos: CÓDIGOS DE FALHAS CSFI / OBD 1+

6 DIAGRAMAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 06 INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR VSS - VELOCIDADE VÁLVULA EGR SENSOR DE FASE

7 REPRESENTAÇÃO DOS CONECTORES DA ECU CADA CONECTOR POSSUE 32 PINOS

8 O DIAGNÓSTICO NO SISTEMA CSFI OBD1+ TEMOS A LÂMPADA DE DIAGNOSE NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, E A COMUNICAÇÃO VIA SCANNER. OS CÓDIGOS APRESENTADOS NO SCANNER SEGUEM UM PADRÃO DENTRO DO OBD (ON BOARD DIAGNOSIS). A SEGUIR VEJA A SEQUÊNCIA DE TESTES NESTE SISTEMA.

9 LÂMPADA ACESA

10 LÂMPADA DE ADVERTÊNCIA LOCALIZADA NO PAINEL DE INSTRUMENTOS, É COMANDADA PELA ECU, DEVENDO PERMANECER APAGADA COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO EM OPERAÇÃO NORMAL SEM FALHA. NEM TODO TIPO DE FALHA CAUSA O SEU ACENDIMENTO. OS TIPOS SÃO: TIPO A; TIPO B; TIPO D.

11 DIAGNÓSTICO TIPO A.SOLICITA ACENDIMENTO DA LÂMPADA MIL NO PRIMEIRO CICLO DE FUNCIONAMENTO.ARMAZENA FALHA EM CÓDIGOS PASSADOS.ARMAZENA UM QUADRO CONGELADO.ARMAZENA UM REGISTRO DA FALHA A CADA DETECÇÃO

12 DIAGNÓSTICO TIPO B.SOLICITA ACENDIMENTO DA LÂMPADA MIL NO SEGUNDO CICLO DE FUNCIONAMENTO.ARMAZENA FALHA EM CÓDIGOS PASSADOS APÓS UM CICLO.ARMAZENA UM QUADRO CONGELADO NO SEGUNDO CICLO.ATUALIZA UM REGISTRO DA FALHA A CADA DETECÇÃO

13 DIAGNÓSTICO TIPO D.NÃO SOLICITA ACENDIMENTO DA LÂMPADA MIL.ARMAZENA FALHA EM CÓDIGOS PASSADOS APÓS UM CICLO.NÃO ARMAZENA UM QUADRO CONGELADO.ATUALIZA UM REGISTRO DA FALHA A CADA DETECÇÃO

14 CÓDIGOS ARMAZENADOS

15 CANCELAMENTO DE FALHAS OCORRE O CANCELAMENTO DOS CÓDIGOS NA MEMÓRIA PASSADA DA ECU NESTE SISTEMA QUANDO:.SOLICITADO VIA SCANNER.DESCONECTANDO A BATERIA.CICLOS DE AQUECIMENTO

16 CICLOS DE AQUECIMENTO SE A FALHA QUE CAUSOU O ACENDIMENTO DA LÂMPADA DE DIAGNOSE FOR CORRIGIDA E NÃO APAGADA VIA SCANNER, A MEMÓRIA DESTE CÓDIGO GERADO SERÁ AUTOMATICAMENTE RESETADO APÓS 40 CICLOS DE AQUECIMENTO SEM A FALHA INDICADA, O DTC SERÁ CANCELADO.

17 CONECTOR DE DIAGNOSE

18 DESCRIÇÃO DO CÓDIGO NESTE SISTEMA PADRÃO OBD, TEMOS A SEGUINTE DEFINIÇÃO PARA CADA FALHA APRESENTADA: EXEMPLO - CÓDIGO P0327 INDICA UMA FALHA NO TREM DE FORÇA, É GENÉRICO E É UMA FALHA NO CIRCUITO DO SENSOR DE DETONAÇÃO. VAMOS VER ESTES DETALHES A SEGUIR:

19 P0327 O QUE SIGNIFICA: P= TREM DE FORÇA OUTRAS POSSIBILIDADES: C= CHASSIS B= CARROÇARIA V= CÓDIGO DE REDE P= TREM DE FORÇA

20 P0327 O QUE SIGNIFICA: 0= GENÉRICO OUTRAS POSSIBILIDADES: 1= ESPECÍFICO DO FABRICANTE 0= GENÉRICO PADRÃO OBD

21 P0327 O QUE SIGNIFICA: 3= SISTEMA DE IGNIÇÃO OUTRAS POSSIBILIDADES: 1= DOSAGEM AR/COMBUSTÍVEL 2= IDEM 1 PELO SISTEMA IGNIÇÃO 3= SISTEMA DE IGNIÇÃO 4= CONTROLES AUX. DE EMISSÕES 5= SAÍDA DO COMPUTADOR 7/8= SISTEMA TRANSMISSÃO

22 P0327 O QUE SIGNIFICA: 27= COMPONENTE OU SEÇÃO DO SISTEMA QUE ESTÁ APRESENTANDO A FALHA NESTE CASO DETONAÇÃO EXEMPLOS: P0122 E P1122 AMBOS SE REFEREM A FALHA NO SENSOR TPS

23 FALHA TIPO A

24 PERGUNTA SE APARECER NO SCANNER UMA FALHA ESPECÍFICA DO FABRICANTE O QUE DEVO FAZER ?

25 RESPOSTA PRIMEIRO VERIFICAR SE EXISTE O MESMO CÓDIGO DESTA FALHA NA TABELA DE GENÉRICOS E IDENTIFICÁ-LA. CASO NÃO EXISTA, É UMA FALHA QUE SOMENTE É VERIFICADA COM O SCANNER DE MONTADORA.

26 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 23 VALORES CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino

27 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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