A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE CUSTOS Professora: Mirian Alice Weiss.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE CUSTOS Professora: Mirian Alice Weiss."— Transcrição da apresentação:

1

2 GERENCIAMENTO DE CUSTOS Professora: Mirian Alice Weiss

3 MAW Contabilidade de Custos Nomenclatura utilizada: GASTO – Termo genérico para custo ou despesa; - Sacrifício financeiro para obtenção de produto ou serviço; INVESTIMENTO – Gasto ativado

4 MAW Contabilidade de Custos CUSTOS – Transformação de ativos; - Incorridos na produção; - Gastos para obtenção de outros bens ou serviços. DESPESA – Gasto que gera redução do Patrimônio; - Consumo de bens ou serviços para gerar receita. INSUMOS – Conjunto de fatores de produção de bens ou serviços.

5 MAW Contabilidade de Custos DESEMBOLSO – Pagamento. PERDA – Não previsível, involuntário. CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS: Diretos – Insumos aplicados aos produtos; - Apropriação direta, sem rateio; - Relação direta ao produto; - Facilmente identificados e quantificados. Indiretos – Não são facilmente quantificados, necessitam de um critério de rateio.

6 MAW Contabilidade de Custos CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS Fixos – Independem da quantidade produzida, seu total não varia proporcionalmente ao volume de produção; Variáveis – Dependem da quantidade produzida e variam proporcionalmente ao volume.

7 MAW Contabilidade de Custos CUSTOS DIRETOS CUSTOS VARIÁVEIS CUSTOS IDIRETOS CUSTOS VARIÁVEIS E/OU FIXOS

8 MAW Contabilidade de Custos Inovação tecnológica Melhoria da qualidade produto/processo Maior flexibilidade Eficiência das operações Capacidade produtiva Aumento da produtividade competitividade custos MO depreciação energia P&D Seguros Manutenção... D ou I F ou V

9 MAW Contabilidade de Custos A evolução tecnológica e a composição dos custos de produção E importante considerar como o perfil de custos de uma empresa mudou nas ultimas décadas. O custo com MOD diminuiu drasticamente e deve estar ao redor de 15%. Em direção oposta, os CI, incluindo ai os custos de tecnologia (automação nas fabricas e escritórios) tem crescido. Para mais de 60% das industrias a relação dos custos indiretos sobre os custos totais e de ate 30%. (Ching, 1995, p.16-18)

10 MAW Contabilidade de Custos A diferenciação entre custos diretos e indiretos é necessária para o cálculo mais realístico do custo de qualquer objeto, para a verificação da rentabilidade e da eficiência das várias atividades da empresa. (Leone) Horngren et all (1999) relata que, a maior questão com relação à custos é saber quando eles têm um relacionamento direto ou indireto com um determinado objeto de custo.

11 MAW Contabilidade de Custos Custos Diretos - são todos os custos que se conseguem identificar com as obras, do modo mais econômico e lógico. Custos Indiretos - são todos os outros custos que dependem do emprego de recursos, de taxas de rateio, de parâmetros para o débito as obras. Leone (2000, p. 59)

12 MAW Contabilidade de Custos Custo Fixo – e um custo que não se altera em montante apesar de alterações num direcionador de custos Custo variável - e um custo que se altera em montante em proporção as alterações num direcionador de custos (Horgren et al, 1999, p.21)

13 MAW Contabilidade de Custos O grau de separacao dos custos em diretos e indiretos determina a qualidade do sistema de apropriacao dos custos, somente apos a fixacao desses conceitos e que se pode analisar os demais elementos caracterizadores dos sistemas (Leone) "Em termos estritos, nenhum custo é direto ou indireto por definição, pelo menos no campo da produção, cabendo análise e decisões em cada caso em particular". Explica que custos classificados como diretos em determinada entidade são classificados como indiretos noutra, comprovando-se a assertiva de que nenhum custo é direto ou indireto por sua natureza, pelo menos na área de produção. Koliver (2000, p. 48)

14 MAW Contabilidade de Custos O objeto de custos, é qualquer coisa para a qual se deseja mensurar isoladamente o custo. o produto (um trator de 400 cavalos) o serviço (um vôo de Porto Alegre a Salvador), o projeto (um trator montado para a fazenda três ventas), o cliente (todos os tratores comprados pela Tam), a atividade (um teste para determinar o nível de qualidade de um lote de tratores).

15 MAW Contabilidade de Custos Diversos fatores afetam a classificação de custos como diretos ou indiretos: A materialidade do custo em questão Tecnologia disponível para coleta de informação Design das operações Acordos contratuais

16 MAW Contabilidade de Custos DEPRECIAÇÃO Causas físicas: Desgaste pelo uso Ação de elementos naturais Acidentes Causas econômicas Obsolescência técnica Obsolescência mercadológica

17 MAW Contabilidade de Custos MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO Uso de quotas constantes (linear)* Uso de quotas decrescentes (soma dos dígitos) Uso de quotas crescentes (dep. < primeiros anos) Método de quotas variáveis (produção ou horas trabalhadas) * aceito fiscalmente no Brasil, simplicidade de aplicação, produção ociosa de máquinas.

18 MAW Contabilidade de Custos Ambiente Empresarial Oque os gerentes fazem;para utilizar melhor a informação contábil Pontos em comum e distinções entre contabilidade financeira e interna ( Gerencial ); Incorporação forteda estratégia no meio empresarial: PassadoXFuturo PlanosLongoprazo Avaliação Desempenho Controle (real X orç) Avaliação Desempenho Observação Implantação Planos Direção / Motivação Tomadade Decisão P D C A

19 MAW Contabilidade de Custos Cadeia de Valor das Funções de Negócio

20 MAW Contabilidade de Custos Sistema de Informações Gerenciais Sistema de Informações Gerenciais Processo de Tom. Decisões Sistema Informações


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE CUSTOS Professora: Mirian Alice Weiss."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google