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MODELOS Parte integrante da experiência humana

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Apresentação em tema: "MODELOS Parte integrante da experiência humana"— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS Parte integrante da experiência humana
Necessidade de entender / dominar o mundo Cria-se modelos baseados nos: Cinco sentidos humanos: Visão Olfato Audição Tato Paladar Conhecimentos existentes

2 Conhecimento Construção de esquemas / modelos mentais Baseado:
num processo de comunicação entre pessoas, negociações interativas modelos mentais existentes Experiências diferentes: Modelos mentais diferentes ??????

3 Necessidade de um meio de comunicação
Limitação Humana Necessidade de um meio de comunicação Externo Compartilhado Formal ( dado ) Linguagem falada / escrita Figuras Gestos

4 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
AMBIENTE EXTERNO referência projeção RECEPTOR EMISSOR MEIO codificação decodificação RUÍDO MENSAGEM

5 LINGUAGEM CONJUNTO DE SINAIS LIGADO POR REGRAS DE : SINTAXE
MODOS DE COMO OS SINAIS SÃO LIGADOS EM CONJUNTOS MAIORES SEMÂNTICA CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS SINAIS E O MUNDO REAL ( SIGNIFICADO ) PRAGMÁTICA CONDIÇÕES E EFEITOS DO USO DOS SINAIS

6 INFORMÁTICA COMO INSTÂNCIA DOS 3 MUNDOS
TEORIA DOS TRÊS MUNDOS POPPER FORMAL FÍSICO MENTAL INFORMAL HARDWARE SOFTWARE USUÁRIO INFORMÁTICA COMO INSTÂNCIA DOS 3 MUNDOS

7 INTERCOMUNICAÇÃO HOMEM - COMPUTADOR
protocolos Ruídos deteção de erros usabilidade HARDWARE SOFTWARE USUÁRIO ergonometria linguística

8 REALIDADE MUNDO FÍSICO AGÊNCIA MUNDO MENTAL O quê estrutura
MODELO IMPLEMENTAÇÃO USUÁRIO ELEGÂNCIA ENTENDIBILIDADE O quê estrutura SOFTWARE comportamento como DESEMPENHO USABILIDADE OPERAÇÕES OPERADOR PROGRAMA

9 Desenvolvimento de Sistemas ( software )
Todas as pessoas da equipe de desenvolvimento devem ter o mesmo entendimento das necessidades e propósitos do sistema Pontos de vista naturalmente conflitantes Especialista do problema Especialista da tecnologia Especialista da gerência Usuário do Sistema Visão comum Modelos Textos Diagramas

10 Modelo Feito de acordo com um certo ponto de vista de um Especialista
Deve entender suas percepções e suposições à cerca da realidade Compartilhar com todos os membros da equipe Usar modelos

11 Modelo Simplificação de um sistema complexo, com a finalidade de se comunicar detalhes específicos Foca a atenção nos interesse específicos Esconde ou omite a visão nos outros aspectos do problema Exige a capacidade de abstração

12 Modelos Compromisso entre Entendimento Precisão
O “modelo” que é uma descrição de 100% do sistema ( isomorfo / idêntico ) Não pode ser considerado um modelo Não torna possível o entendimento da realidade É necessário sacrificar a precisão do modelo em favor de sua entendibilidade

13 O número 7  2 O homem é capaz de perceber somente a interação de cinco a nove, em média sete, conjuntos de informação Insuficiência para captar / reter informação Necessidade de partir o sistema em partes menores Dominar completamente essas partes e de volta integralizá-las no todo

14 Tipos de Modelos Existem muitas formas de modelagem
Uma certa estória pode ser contada ( modelada ) de diversas formas: Poesia Livro Peça de teatro Novela Jogo multimídia A escolha do modelo correto depende da Experiência Educação do Modelador da Audiência

15 Para se construir um modelo deve-se conhecer a audiência objeto do processo de desenvolvimento de sistemas O contrário teremos: Modelos ineficazes Falta de comunicação

16 Percepção do Modelo Quais os modelos mentais existentes no leitor ?
Contexto existente: abstrato físico Representação do Modelo Influencia a interpretação dos símbolos usados no modelo Letras Números Icons Se a audiência não sabe ler e escrever ?

17 Como a percepção é afetada pelo contexto

18 Objetivo da Modelagem Integrar A descrição de um sistema complexo
A expectativa da audiência que receberá a descrição O modelo deve exibir aspectos do sistema numa maneira que favoreça o entendimento da audiência

19 Fatorização de sistemas – Abordagens utilizadas
Análise de Sistemas complexos Fatorização de sistemas – Abordagens utilizadas Descrição de alto nível do domínio complexo Detalhes Cima para Baixo ( top-down ) Descrições abstratas / funcionalidades do sistema Detalhes concretos do sistema De baixo para Cima ( bottom-up ) Levantamento de um ponto de começo ( uso do sistema ) Detalhar ( o uso ) descobrindo, simultaneamente, as funções do sistema Dentro para Fora ( middle-out )

20 Abordagens para fatorização de um sistema
Exemplo: Sistema legado sem documentação Definição das funcionalidades do sistema com a observação da hierarquia das interfaces Entendimento do modelo de dados sem conhecer a lógica dos negócios que manipula os dados Análise de um módulo de código e levantamento das telas e dados que são manipulados pelo uso do mesmo

21 Abordagens para fatorização de um sistema
Abordagem Vantagens Desvantagens Visão global Necessidade do Projetista Fuga da realidade ( Visão teórica, abstrata ) Trabalho ligado à realidade Necessidade do implementador Perdido nos detalhes ( Visão concreta ) Visão do uso Necessidade do usuário Abordagem particular ( Visão operacional ) Abordagens para fatorização de um sistema

22 Elementos Básicos de um Sistema
Análise de Sistemas Clássica Elementos Básicos de um Sistema Limites Diferença entre o que é interno e externo ao sistema Interface Comunicação através dos limites do sistema, do exterior ao interior e vice-versa Componentes Elementos que interagem para realizar o comportamento do sistema Entidades : elementos manipuláveis do sistema Controladores: elementos que provem a lógica do sistema Relacionamentos Relações entre os componentes do sistema

23 Visão sistêmica Sistema: Interruptor Limites : parede
Interface : tecla Controlador: temporizador Componentes: Caixa / Placa /Corpo Relacionamento Estrutural: Caixa na parede Corpo do interruptor na caixa

24 Modelagem clássica de um Sistema
Uso de ícones para representar os elementos de um sistema

25 Fatorização x Modelos Processo de Análise de Sistemas
Ícones para representar os elementos do sistema, na medida que os detalhes são localizados e elaborados Os elementos: são conectados por relações de dependência São agrupados por componentes

26 Levantamento do Sistema
Descoberta de informações sobre o sistema Por Observação Direta Usada quando não se quer interferir no sistema em estudo Por experimentação Com manipulação do sistema No desenvolvimento de sistemas ( software ) Observação: levantamento do sistema atual para definição dos requisitos Experimentação: protótipos usados como base para tomada de várias decisões

27 ABSTRAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO FATORIZAÇÃO / SÍNTESE
Definidos A forma do modelo ( visual ) O mecanismo de investigação ( observação ) Próximo Passo: Captura de informação do sistema De forma usável Técnicas de Análise ABSTRAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO FATORIZAÇÃO / SÍNTESE OCULTAÇÃO / ENFATIZAÇÃO ENCADEAMENTO

28 ABSTRAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO
Habilidade de se achar fatores comuns ou diferenças entre os elementos que compõem o sistema em desenvolvimento ABSTRAÇÃO / ESPECIALIZAÇÃO Achar Características comuns entre dois ou mais elementos, afim de se reduzir redundância e prover uma descrição comum Achar Diferenças entre os elementos do sistema, levantando as características únicas de cada um

29 Agrupamento por abstração
Cor Forma Tamanho Não existe maneira errada ou certa para se agrupar.O modelo correto é definido pelo uso desejado do mesmo: Por exemplo: Estudo de cores, princípios de geometria congruente, efeitos da mudança de volumes

30 FATORIZAÇÃO / SÍNTESE “Dividir para Conquistar “ Divisão do problema em partes componentes Cada parte é investigada independentemente É feita uma recomposição para se voltar ao modelo inicial

31 OCULTAÇÃO / ÊNFASE Objetivo: Criar um modelo que de forma seletiva focaliza ( ou desfocaliza ) um certo elemento do sistema Desenvolvimento de sistemas Por exemplo: Definir os atributos e as operações das classes relativas a uma certa atividade

32 dos elementos do sistema
ENCADEAMENTO dos elementos do sistema Necessário para: Se integrar as visões de Fatorização Abstração Enfatização Ligar as diversas seções do modelo Com o encadeamento descobre-se dependência entre as partes do sistema

33 Propósito Forma Tema Central Centro de Atenção Contexto
Organização de um Modelo Propósito Antecipar a visão de como o prédio vai ser visto Forma Maquete da estrutura física Tema Central Visão espacial Centro de Atenção Visão externa Contexto Relacionamento com a região onde se localizará o prédio

34 Propósito de um Modelo Cada modelo deve identificar de forma clara seu objetivo Um modelo deve servir a um único propósito Exceção: Diagrama de Caso de Uso Provê informação para Teste Gerência de Projeto Design / Construção Aceite pelo Usuário

35 Modelos e seus Propósitos
Modelo matemático de Astronomia Previsão de impactos Linguagem escrita / falada Ícones Gráficos Aprendizagem Comunicação Plantas arquitetônicas Diagramas UML Planos de construção Teoria científica Símbolos matemáticos Investigação Ilustração de raciocínio Indexação bibliográfica Mapas geográficos Auxílio à Navegação Meta modelos UML Descrição de outros modelos

36 Sentido (Canal de Comunicação )
Forma de um Modelo O modelo sensibiliza os 5 sentidos, estabelecendo um canal de comunicação Sentido (Canal de Comunicação ) Exemplo de Modelo Visão ( visual ) Linguagem escrita Pintura Diagrama UML Audição ( sonoro ) Código Morse Linguagem falada Paladar ( degustativo ) Categoria de vinhos Olfato ( cheiro ) Fórmula de perfume Tato ( toque ) Código Braille

37 Modelos Visuais Desenvolvimento de Software Textos/Símbolos/Sinais
Formas/ Imagens / Grafos / Ícones Cores Textura

38 Tema Central ( Princípio de Organização )
Todo o bom modelo deve ter um Tema Central ( Princípio de Organização ) Define os limites: O que incluir / Não incluir no Modelo Centro de Atenção (correspondente a uma visão do sistema ) Base para a informação necessária Definido em função do que é mais importante para mostrar Exemplos: Função do sistema / Tempo / Posição Contexto Informações do Modelo definidas em função do meio ambiente do sistema

39 Modelo de Controle de Tráfego Aéreo
Propósito Auxiliar o controle de tráfego aéreo Forma Rotas das aeronaves numa tela Visual Tema Central Código de cores das aeronaves por Tipo Atividade (aterrisagem, levantamento ) Descrição textual de Velocidade e Altitude Centro de Atenção Risco de Colisões no espaço aéreo próximo ao aeroporto Contexto Terreno próximo Não entra no modelo

40 Modelo de Controle de Vendas
Propósito Descrever classes de objetos existentes no domínio do sistema Forma Diagrama de classes UML Visual Tema Central Mostrar informações estruturais Associações Agregações Centro de Atenção Objetos permanentes Contexto Domínio do sistema: Processos de negócios de Venda

41 Modelo de Casos de Uso Centro de Atenção Cor Amarela Função de trading Cor Azul Outras funções

42 Contexto Elementos do Modelo
Contexto do Modelo Influencia o que colocar no modelo Sistema Carro Contexto Elementos do Modelo Autoestrada Velocidade Posição Composição da Estrada Condições de tempo Showroom Cor Amenidades Design Preço

43 Construção de um Modelo
Propósito Contexto Cima para Baixo Dentro para For a Baixo para Cima Forma Tema Encadeamento Fatorização Abstração Enfatização Centro de Atenção Localização dos Elementos e seus Relacionamentos


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