A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Não se pode esperar mais, há que o acolher.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Não se pode esperar mais, há que o acolher."— Transcrição da apresentação:

1 Não se pode esperar mais, há que o acolher.
Jesus começa a falar uma linguagem nova: está a chegar o “reino de Deus”. Não se pode esperar mais, há que o acolher. Há que proclamar a todos esta “Boa Notícia”. O povo tem de se converter, mas a conversão não vai consistir em se preparar para um julgamento, como pensava João, mas em “entrar” no “reino de Deus” e acolher o seu perdão. O reino de Deus só pode ser anunciado a partir do contacto directo e estreito com as pessoas mais necessitadas de descanso e libertação. A semente do reino só pode encontrar boa terra entre os pobres da Galileia. “Deus já está aqui buscando uma vida mais feliz para todos. Temos de mudar o nosso olhar e o nosso coração”. É isso o que lhes quer comunicar com a sua palavra e com toda a sua vida. José Antonio Pagola. Jesús: uma abordagem histórica Marcos 1, I domingo da Quaresma –B-. 1 março 2009.

2 Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
O Espírito é o protagonista na vida de Jesus. O Espírito que desceu sobre Ele no baptismo, é quem O leva ao deserto. Não é uma armadilha, mas algo que responde ao plano de Deus. Jesus caminhará sempre movido pelo Espírito. Pode levá-l’O ao Tabor ou pode levá-l’O ao Getsemani. Sempre o que o Espírito decidir. O deserto é lugar de busca, de discernimento, de austeridade, de escuta, de descanso, de oração, de encontro consigo mesmo e com Deus. Lugar de misericórdia e de amor: “De ti recordo o teu carinho juvenil, o amor do teu noivado, aquele seguir-me tu pelo deserto” (Jr 2,2)

3 Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por satanás
Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Sentir a tentação-prova é bom. Jesus experimentou-a. Supõe: sensibilidade perante Deus e os outros. Atenção ao Espírito. Esforço de conversão permanente. Escuta da Palavra. Necessidade de oração constante. Ajuda-nos a nos conhecermos melhor, a crescer, a ser mais realistas, mais pacientes e prudentes, mais humildes, mais conpreensivos, mais compassivos, mais necessitados de Deus.

4 Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo:
A mensagem e a vida de Jesus é Boa e Nova Notícia. Puro presente, fonte de vida, descanso e alegria, anúncio da proximidade libertadora de Deus. Para transmitir a Boa Notícia é essencial a satisfação, a alegre convicção de quem a anuncia, para que produza alegria em quem a recebe. No Evangelho de Marcos, Galileia tem um significado especial. Na Galileia, terra de pessoas pagãs, impuras e marginalizadas, torna-se presente, pela primeira vez, a Boa Notícia. Galileia é o lugar ao qual se reenvia os discípulos depois da ressurreição. Só pode ver e experimentar Jesus quem regressa à Galileia –quem opta pelas pessoas mais necessitadas- a prosseguir a sua causa.

5 Para nós, o Reino é oferecimento, dom e uma tarefa que se nos dá.
–Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. O reino de Deus é o sonho de Jesus, o núcleo da sua mensagem, do seu ensinamento e da sua actividade, e o sonho de toda a humanidade. Significa que a paz, a justiça, a solidariedade, o amor reinam entre os seres humanos e na natureza. Se para Jesus foi tão decisivo e fundamental, assim tem de ser para nós. Para nós, o Reino é oferecimento, dom e uma tarefa que se nos dá. Jesus queer-nos no mundo, onde se jogam os intereses de Deus, e das pessoas mais necessitadas. Não podemos viver à margem da história se queremos anunciar o reino de Deus.

6 Convertei-vos e acreditai no Evangelho.
“Convertei-vos” é a primeira mensagem de Jesus. Converter-se é mudar de rumo, tomar outra direcção, mudar de mentalidade. A nossa resposta ao oferecimento do Reino e à Boa Notícia é uma atitude de fé e de conversão. O anúncio do Reino pede mudança. Não é possível conter nas velhas estruturas –pessoais, mentais, sociais, religiosas...- o que Jesus é e oferece: justiça, paz, verdade, compaixão, amor, vida. As velhas estruturas não servem para acolher a Boa Nova de Jesus.

7 Pregão de Quaresma Deixai-vos agitar pela brisa do Espírito;
Vós que fostes batizados, vós que escutastes a voz do Espírito, vós que acolhestes a revelação do Deus vivo, vós que descobristes que sois seus filhos, entrai no deserto sem medo e caminhai com passo ligeiro! Quaresma é esse tempo que vem e vai, tempo para viver em caminho, Sem se instalar, sem se deter, sem lamento, com a esperança sempre à flor da pele e o olhar fixo em outro tempo, a Páscoa, que é o definitivo. Entrai em Quaresma convencidos, prontos para o combate, ligeiros de equipagem; a mente aberta, entranhas cheias de ternura e misericórdia, calçado apropriado, e muita paciência convosco mesmos. Deixai-vos agitar pela brisa do Espírito; Ponde o vosso coração em sintonia com o pulsar de Deus e o grito dos aflitos, bebei nos manancias da vida e não vos deixis enganar pelas miragens do deserto. Descei do monte aos caminhos da vida, descei sem medo e cheios de mistério. Não profaneis os templos vivos, buscai de noite como Nicodemos e, como aqueles gregos, perguntai aos discípulos e amigos por Jesus e o seu Reino e como se poder semear no campo do mundo para germinar à sua maneira. Vivei a Quaresma bem despertos, com fé, esperança e amor, com os olhos fixos em Jesus. Dai-vos essa oportunidade. Ulibarri Fl.


Carregar ppt "Não se pode esperar mais, há que o acolher."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google