A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Sala de Professor CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Sala de Professor CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Sala de Professor CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:

2 O QUE É? É um projeto de formação continuada em serviço, que busca o fortalecimento da escola enquanto espaço formativo, por meio da organização de grupos de estudos para a construção de um comprometimento coletivo com o processo de ensino e aprendizagem.

3 COM QUE OBJETIVO? Fortalecimento do Projeto Político Pedagógico da escola, a partir de proposições sistematizadas, planejamento, reflexão e busca de conhecimentos e ações que visem a melhoria do fazer pedagógico.

4 JUSTIFICATIVA: Fundamenta-se em uma educação científica que possibilita aos professores o aprofundamento de seus conhecimentos teórico-metodológicos, para a busca de soluções às necessidades de intervenção na prática pedagógica.

5 Como elaborar o Projeto: O coletivo da escola deve realizar, após análise situacional do PPP, a construção de uma proposta de superação das situações-problema, em relação à aprendizagem dos alunos e às dificuldades apresentadas pelos professores.

6 Como acontecerá a Formação Continuada:  Estudos coletivos dos quais podem ocorrer necessidades de cursos pontuais sobre certos temas,  seminários,  painéis,  mesas-redondas,  murais,  projeção de filmes com tematização deles,  produção de vídeos,etc.

7 O Projeto deve contemplar duas dimensões: Temáticas referentes à organização pedagógica escolar (NÚCLEO COMUM). Ex.: Eixos Norteadores: Organização Curricular por Ciclos de Formação Humana; Matrizes e Habilidades do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática; Alfabetização e Letramento; Ensino Fundamental de Nove Anos; Tecnologia Educacional. Temáticas referentes às especificidades do trabalho das áreas de conhecimento (NÚCLEO ESPECÍFICO), estratégia que possibilita aos pares, em suas áreas de atuação, se agregarem para estudos pertinentes a intervenções significativas no processo de ensino e aprendizagem.

8 A grande ousadia do projeto consiste em:  Estudo coletivo dos professores da escola.  Liderança de um de seus pares, em cada grupo de estudo, por área do conhecimento, acompanhado pelo Coordenador Pedagógico.  Atuação dos professores das áreas de conhecimento, que em determinados momentos partilham no coletivo a relação teoria e prática.

9 Os responsáveis por estimular e incentivar os estudos podem ser:  O Professor Coordenador Pedagógico.  Os professores responsáveis pelos grupos de estudo, por áreas de conhecimento ou disciplina.  Os participantes do Projeto Sala de Professor.

10 Identificam suas aprendizagens; Auxiliam-se e encorajam-se recíproca e permanentemente em relação aos objetivos fixados para a formação; Instigam os professores a se posicionarem em relação a sua prática; Promovem a troca, o acréscimo, o conviver coletivo, a partir da explicitação, exposição e transformação da conduta de aprendizagem. Nesta estratégia, a troca de experiência entre os professores é um momento em que os mesmos:

11 O Projeto Sala de Professor contempla: Formação presencial através de estudos da equipe/ área e/ou posteriores estudos coletivos, acompanhados e orientados pela coordenação pedagógica, perfazendo um total mínimo de 80 horas. Essas horas e/ou certificados podem ser distribuídos em duas etapas de 40 horas semestrais. Formação específica através de seminários temáticos. Painéis, quadros-murais, oficinas e mostras de produções dos professores e alunos, decorrentes do processo de transposição para a prática, no horário da formação continuada.

12 QUAIS AS ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO? 1º PASSO:  Equipe do CEFAPRO: Sensibilizar os Gestores (diretores e coordenadores pedagógicos) quanto à importância da Formação Continuada. Orientar as escolas sobre o Projeto Sala de Professor/2009.

13 2º PASSO: Na Semana Pedagógica, o Projeto Sala de Professor deve ser elaborado pelos gestores da escola, discriminando:  Temáticas a serem abordadas;  Carga horária;  Mediadores;  Dias de encontro;  Horário(s).

14 3º PASSO:  Os gestores da escola deverão encaminhar o Projeto Sala de Professor ao CEFAPRO até o mês de março, com o cronograma de execução no período de março a outubro de 2009.

15 4º PASSO: O coordenador de formação continuada e professores formadores do CEFAPRO deverão orientar, aprovar, acompanhar e avaliar a execução do Projeto Sala de Professor nas escolas, nas horas atividades do professor.

16 5º PASSO:  Após deferimento do projeto pelo CEFAPRO, cada escola receberá Parecer de Aprovação do projeto.

17 6º PASSO: Todas as escolas que apresentarem os Projetos Sala de Professor, deverão iniciar o processo de execução, com aprovação do projeto pelo CEFAPRO (data limite para entrega até março/09). O acompanhamento do CEFAPRO acontecerá em forma de Orientações e Assessoramento.

18 7º PASSO:  O tema, carga horária, data e assinatura dos participantes de todos os encontros devem ser registrados em Livro-Ata, em consonância com o Projeto Sala de Professor.

19 8º PASSO: Ao final de cada semestre ou ano a escola encaminhará para o CEFAPRO:  Relação nominal dos professores participantes, com carga horária total, identificando a etapa de formação, assinada pela direção e coordenação pedagógica;  O relatório final da formação continuada, assinado pela coordenação pedagógica;  Os certificados (modelo padrão), registrados na escola, assinados pelo(a) secretário(a) e diretor(a) para que seja providenciado o CHANCELAMENTO pelo CEFAPRO.

20 CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO: Participação mínima de 75% em cada etapa do Projeto Sala de Professor (semestral ou anual); Seguir o modelo padrão do CEFAPRO, atendendo a Resolução Nº. 249/2007- CEE/MT, que estabelece normas para o registro e expedição de certificados.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS : Além do Projeto Sala de Professor, a escola pode, também, elaborar outros Projetos de Formação Continuada, que contemplem a dimensão das temáticas referentes à organização pedagógica, tais como: Projeto Político Pedagógico; Reuniões Pedagógicas; Metodologia de projetos; dentre outros. Estes Projetos devem ser aprovados pelo Conselho Deliberativo da Escola e serão certificados, somente pela escola de origem do professor, como formação continuada, sem o chancelamento do CEFAPRO.

22 Bom trabalho!!!


Carregar ppt "Projeto Sala de Professor CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google