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Planejamento estratégico da COOPHEMG ( Cooperativa dos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais)

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Apresentação em tema: "Planejamento estratégico da COOPHEMG ( Cooperativa dos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais)"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento estratégico da COOPHEMG ( Cooperativa dos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais)

2 Objetivo OBJETIVO: A COOPHEMG tem como principal objetivo, modernizar o mercado hortifrutigranjeiro, através da união de seus cooperados e de parcerias com instituições públicas e privadas; de forma a atender as exigências legais e mercadológicas, através de várias ações que visem garantir melhor renda e competitividade aos produtores de hortifrutigranjeiro do estado de Minas Gerais.

3 Plano de metas 1- Embalagens plásticas; 2- Supermercado da cooperativa; 3- Comercialização da produção dos cooperados; 4- Apoio técnico e informatização da produção; 5- Produção programada.

4 1- Embalagens plásticas a- Apoiar a iniciativa da CEASAMINAS de substituir as antigas caixas K usadas, por embalagens plásticas higienizáveis e retornáveis.

5 b- Fazer plano de negócios constando: Quantidade, preço de locação, giro mensal, estimativa de receitas, etc. 1- Embalagens plásticas

6 C- Definir modus operandi para giro das caixas plásticas, com especial atenção ao retorno das mesmas. 1- Embalagens plásticas

7 d- Reunião com a CEASAMINAS e Banco de Caixas, para operacionalizar a implantação do sistema. - Embalagens plásticas

8 e- Implantação do sistema com acompanhamento do plano de negócios. 1- Embalagens plásticas

9 a- Definição dos produtos a serem comercializados em dois grupos distintos: Itens de produção. - Adubos, defensivos, sementes, implementos agrícolas, embalagens novas de madeira (caixa K) e papelão. Bens de consumo. - Variados bens de consumo (roupas, calçados, gêneros alimentícios, etc). 2- Supermercado da cooperativa.

10 b- Fazer o plano de negócios do supermercado da cooperativa, priorizando inicialmente o primeiro item e entre este a comercialização de caixas K e de papelão novas, que deverão estar disponíveis junto às caixas plásticas higienizáveis. 2- Supermercado da cooperativa.

11 a- Fazer o plano de negócios, considerando a necessidade de criar alternativas, para o consumo dos excedentes de produção. - Para este fim, deverão ser utilizados recursos do FATES (Fundo de apoio técnico, educacional e social). 3- Comercialização da produção dos cooperados.

12 b- Levantamento do custo e viabilidade econômica, para montar uma rede de varejo, nos moldes do programa ABC, para consumir o excedente da produção. 3- Comercialização da produção dos cooperados.

13 c- Fazer levantamento da possibilidade de exportar para outros estados e mercados, parte da produção dos cooperados. 3- Comercialização da produção dos cooperados.

14 d- Levantar o potencial de industrialização de alguns produtos; e construir projeto para esta finalidade, exemplo: - Pasta de cenoura; - Massa de tomate; - Doces e conservas; - Etc. 3- Comercialização da produção dos cooperados.

15 e- Criar o Balcão do agronegócio, onde através de ferramentas de marketing, seja possível comercializar virtualmente os produtos, dando garantia de qualidade, padronização e de entrega das mercadorias. 3- Comercialização da produção dos cooperados.

16 f- Fidelização dos clientes, através de incentivos e apoio na comercialização a nível de varejo; com divulgação das propriedades nutricionais dos produtos e sua ação na prevenção de doenças; e utilização em novas receitas e dietas, além de fornecimento de produtos minimamente processados. 3- Comercialização da produção dos cooperados.

17 -Fazer levantamento para a criação de pequenos barracões do produtor, com estrutura móvel de fácil montagem e desmontagem, contendo espaço para estoque de produtos necessários à produção (adubos, sementes, defensivos, embalagens, etc). 4- Apoio técnico e informatização da produção. - Bancas para a classificação dos produtos em material leve e de fácil mobilidade; e equipamentos de informática, interligados a um sistema central. Estes barracões deverão ser construídos, levando-se em conta o menor custo possível.

18 -Finalmente, iniciar junto com a SEAPA, EMATER-MG, e CEASAMINAS a criação do programa Produção programada; utilizando para isto, as informações disponíveis nos atestados de produção emitidos pela EMATER-MG e nos dados estatísticos do Departamento técnico da CEASAMINAS, com comparativos de períodos de anos anteriores. 5- Produção programada

19 Promover a modernização do mercado hortifrutigranjeiro, produzindo a melhoria da condição de vida dos nossos cooperados e colaboradores. - Missão

20 Criar alternativas de produção e comercialização dos hortifrutigranjeiros através de práticas sustentáveis e profissionais, fundamentadas nos princípios éticos e morais, dignos de uma sociedade evangelizada. - Visão

21 Os 5 Ps do cooperativismo Participação; Persistência; Profissionalismo; Planejamento; Propósito. Autoria: Eugênio Pasceli – Especialista em cooperativismo EMATER/MG


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