A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES DE CONCURSOS. Necrofilia ou vampirismo é um distúrbio do instinto sexual que leva ao delito de: A) atentado violento ao pudor; B) homicídio qualificado;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES DE CONCURSOS. Necrofilia ou vampirismo é um distúrbio do instinto sexual que leva ao delito de: A) atentado violento ao pudor; B) homicídio qualificado;"— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES DE CONCURSOS

2 Necrofilia ou vampirismo é um distúrbio do instinto sexual que leva ao delito de: A) atentado violento ao pudor; B) homicídio qualificado; C) apropriação indébita; D) vilipêndio a cadáver.

3 È classificado(a) como droga psicoléptica: A) o álcool etílico; B) a cocaína; C) o LSD; D) a maconha.

4 A imputabilidade tem, como elementos essenciais: A) vontade, inteligência e desenvolvimento mental; B) vontade, inteligência e personalidade emotiva pré-existente; C) desenvolvimento mental incompleto, vontade e intensa reação emocional; D) vontade, inteligência e intensa emoção.

5 São elementos da imputabilidade: A) desenvolvimento mental completo, inteligência, vontade; B) responsabilidade, inteligência, maioridade; C) culpabilidade, desenvolvimento mental incompleto, responsabilidade; D) amadurecimento espiritual, vontade, idade maior de 21 anos.

6 O sadismo é uma forma de perversão sexual também denominada: A) algolagnia; B) coprofilia; C) frotteurismo; D) mixoscopia; E) riparofilia.

7 A embriaguez: A) é produzida exclusivamente pelo álcool etílico; B) é definida unicamente pela dosagem de álcool no sangue; C) é caracterizada pelos sintomas e sinais clínicos; D) exclui sempre a imputabilidade penal.

8 O critério biopsicológico, adotado pela lei penal brasileira, está caracterizado quando houver transtorno mental mórbido: A) contemporâneo ao delito, alterando os momentos intelectivos e/ou volitivo do agente; B) alterando os momentos intelectivo e/ou volitivo do agente, ao tempo de lavratura do flagrante; C) contemporâneo ao momento do exame pericial, alterando os momentos intelectivo e/ou volitivo do agente; D) contemporâneo ao delito ou superveniente a ele; E) superveniente ao delito, alterando os momentos intelectivo e/ou volitivo do agente.

9 Considerada sob o aspecto médico-legal, a embriaguez pode ser: A) agravante de pena; B) atenuante de pena; C) excludente de pena; D) contravenção penal; E) todas elas.

10 Dentre as alternativas abaixo, assinale a que for incorreta: A) as anfetaminas são usadas em regimes para emagrecimento; B) o tetrahidrocanabinol é a substância ativa da maconha; C) a cocaína pode ser usada por via inalatória ou injetável; D) a morfina é um derivado do ópio; E) os chamados tranqüilizantes menores nunca causam dependência.

11 A alucinação auditiva ocorre, habitualmente: A) no delirium tremens; B) na alucinose alcoólica; C) na embriaguez aguda fortuita; D) na síndrome de Korsakoff.

12 Transexualismo é sinônimo de: A) hermafroditismo; B) homossexualismo; C) pseudo-hermafroditismo; D) nenhuma das anteriores.

13 Ausência de sentimento, tendência à impulsividade, agressividade, ausência de sentimento de culpa, incapacidade de aprender pela experiência e falta de motivação adequada, caracterizam: A) a psicose; B) a neurose; C) a hebefrenia; D) a personalidade

14 Sensação de aumento das capacidades físicas e mental, supressão das sensações de fadiga, de sono, de fome e de sede, são efeitos de drogas: A) psicóticas; B) psicodislépticas; C) psicolépticas; D) psicoanalépticas. A dissociação das faculdades psíquicas com conseqüente quebra da harmonia entre o pensamento, sentimento e ação, e a perda do contato racional do doente com o meio exterior é característica: A) da esquizofrenia; B) da epilepsia; C) das neuroses; D) das crises nervosas

15 A embriaguez patológica: A) ocorre em doentes mentais; B) se observa quando pequenas doses produzem grandes efeitos; C) equivale à dipsomania; D) é sinônimo de alcoolismo crônico.

16 Constitui sodomia: A) o coito oral; B) a zoofilia; C) a masturbação; D) o coito anal.

17 Zoopsias, com visão de animais geralmente minúsculos, são manifestações que se verificam em alcoólatras, habitualmente durante a (o): A) alucinações alcoólicas; B) embriaguez aguda; C) dipsomania; D) delirium tremens.

18 A anormalidade sexual caracterizada pelo prazer de certos indivíduos em presenciar atos sexuais de terceiros é denominada: A) fetichismo; B) exibicionismo; C) mixoscopia; D) edipismo. As perturbações psíquicas (personalidades patológicas) do desenvolvimento e continuidade, representadas pelos atrasos ou infranormalidades, denominam-se: A) oligofrenias; B) alienações; C) demências; D) neuroses. A interrupção precoce e patológica do desenvolvimento da inteligência caracteriza a: A) oligofrenia; B) hebefrenia; C) esquizofrenia; D) paranóia.

19 Classifica(m)-se entre as drogas psicoanalépticas: A) o LSD; B) a mescalina; C) as anfetaminas; D) os barbitúricos.

20 O distúrbio do instinto sexual que se caracteriza pela observação e impulsão de prática dos atos sexuais com cadáveres é denominada: A) coprofilia; B) coprolalia; C) necrofilia; D) gerontofilia; E) edipismo.

21 Delta-9-tetrahidrocanabinol é o princípio ativo mais potente: A) do ópio; B) da maconha; C) do LSD; D) da cocaína.

22 Entre as substâncias capazes de causar toxicomanias, podemos dizer que a morfina, a heroína, a codeína, o láudano de Sydenham, o elixir paregórico são derivados: A) do ópio; B) do cânhamo; C) da coca; D) dos barbituratos.

23 Segundo a classificação biológica de Kretschmer, o indivíduo pícnico é: A) baixo, magro e introvertido; B) baixo, gordo e introvertido; C) baixo, gordo e extrovertido; D) alto, magro e extrovertido.

24 A desagregação do pensamento e da concatenação de impulsos e gestos de tipo delituoso ou suicida caracterizam a(s): A) mania de síndrome maníaca; B) melancolia e síndrome depressiva; C) esquizofrenia; D) psicoses senis e pré-senis.

25 O fato de uma pessoa necessitar de doses cada vez maiores de determinada substância psicoativa, para sentir os mesmos efeitos e com a mesma intensidade, caracteriza a: A) dependência; B) tolerância; C) resistência; D) hipersensibilidade.

26 O segundo período de intoxicação por álcool etílico, caracterizada pelas perturbações psicossensoriais profundas, denomina-se fase: A) comatosa; B) eufórica; C) agitada; D) depressiva.

27 Indivíduo usuário de determinada droga psicoativa, que ao ser privado desta experimenta transtornos de ordem fisiológica, tem: A) tolerância; B) resistência; C) dependência; D) intoxicação.

28 Na perícia de sanidade mental, a afirmação de inimputabilidade poderá considerar como critério válido, exceto: A) a existência da doença mental; B) a relação entre a doença mental e o crime; C) a existência de doença mental do momento do crime; D) a crueldade do crime; E) o depoimento do acusado.

29 Pessoa que atinge a excitação sexual e o orgasmo somente quando presencia relação sexual alheia sofre de um distúrbio do instinto sexual chamado: A) fetichismo; B) mixoscopia; C) zoopsia; D) tribadismo.

30 O distúrbio que se apresenta pela predileção erótica por crianças caracteriza: A) pigmalianismo; B) pedofilia; C) sadismo; D) frotteurismo; E) edipismo.

31 A embriaguez pelo álcool ou por substância de efeito análogos pode ressaltar inimputabilidade do agente, quando: A) resulta de caso fortuito ou força maior; B) resulta de caso fortuito ou força maior, não permitindo ao agente, no momento do crime, ter a plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento; C) for culposa ou pré-ordenada, não permitindo ao agente, no momento do crime, ter a plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento; D) for completa e resultar de caso fortuito ou força maior, tornando o agente, no momento do crime, inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento; E) for completa, culposa ou pré-ordenada, tornando o agente inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

32 Ataxia locomotora, midríase, alucinações auditivas (visão da música), visuais (psicodélicas), tremores, sudorese, distorção da personalidade, alterações da sensibilidade, excitação e depressão, delírios, ilusões paranóides são sinais característicos das intoxicações por: A) maconha; B) cocaína; C) crack; D) ácido lisérgico (LSD 25).

33 Um indivíduo dotado de personalidade psicopática tem a capacidade de: A) entender comprometida e a de se determinar conservada; B) entender preservada e a de se determinar comprometida; C) entender e a de se determinar comprometidas; D) entender e a de se determinar preservadas.

34 As perturbações psíquicas (personalidades patológicas) do desenvolvimento e da continuidade, representadas pelos atrasos ou infranormalidades, denominam-se: A) oligofrenias; B) alienações; C) demências; D) neuroses.

35 A pedofilia consiste em: A) atração por crianças; B) quadro clínico caracterizado por excesso de gás intestinal; C) fetichismo pelos pés da mulher amada; D) desenvolvimento mental retardado.

36 São inimputáveis, por total incapacidade de entender o caráter criminoso de seus respectivos atos, os: A) dotados de personalidade psicopática: B) neuróticos; C) esquizofrênicos; D) mencionados nas alternativas anteriores, em geral.

37 Está mais intimamente vinculado ao ultraje público ao pudor o desvio de conduta sexual denominado: A) bestialismo; B) travestivismo; C) homossexualismo; D) exibicionismo.

38 O exame psiquiátrico de um indivíduo tem por finalidade esclarecer à justiça: A) se o mesmo é penalmente responsável; B) se o seu testemunho merece inteira fé ou não; C) se sua confissão merece fé ou não; D) se é perigoso ou se cessou a sua periculosidade; E) todas as alternativas acima estão corretas.

39 Ao atingir a fase de delirium tremens, o alcoólatra sofre alucinações típicas, nas quais ele: A) vê animais, em geral diminutos; B) ouve vozes imaginárias e ameaçadoras; C) vê figuras monstruosas; D) vê as pessoas e os objetos reais deformados.

40 Riparofilia é um distúrbio da sexualidade, manifestado pelo (a): A) desejo e satisfação sexual realizadas sobre sofrimento; B) atração sexual por mulheres desasseadas, sujas, de baixa condição social e de higiene; C) satisfação sexual com animais domésticos; D) prática sexual onde participam três ou mais pessoas.


Carregar ppt "QUESTÕES DE CONCURSOS. Necrofilia ou vampirismo é um distúrbio do instinto sexual que leva ao delito de: A) atentado violento ao pudor; B) homicídio qualificado;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google