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Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”

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Apresentação em tema: "Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”"— Transcrição da apresentação:

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2 Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”

3 "A meu ver são principalmente o sentido crítico e a autonomia mental as qualidades que um professor de matemática se deve esforçar por desenvolver nos seus alunos." José Sebastião e Silva

4 João Vasconcelos Costa O objectivo central hoje, na acepção dita de banda larga, é a aquisição de mentalidade científica e de rigor, de capacidade de raciocínio e de análise, de imaginação criadora. Isto está mais dependente de uma formação científica sólida e de base que da informação especializada ou do treino técnico rapidamente desactualizado. O que se mede mais à entrada no mercado de trabalho são aptidões que informações. http://pwp.netcabo.pt/0225914001/

5 É o domínio dos instrumentos intelectuais, é a capacidade de integrar interdisciplinarmente esses instrumentos, é o domínio de línguas, é o domínio da nova linguagem da era da informação e da computação, é a capacidade de comunicação, é principalmente a capacidade de continuar a aprender. Pode-se dizer como fórmula que se pede cada vez mais pessoas educadas que pessoas instruídas. Não se esqueça também que a filosofia e utilidade social da universidade implicam que a oferta de cursos não se pode só basear numa perspectiva exclusiva de objectivos profissionalizantes. As universidades também têm a obrigação de formar pessoas, prepará-las para a vida e para a cidadania, treiná-las como futuros agentes privilegiados do progresso social.

6 Assim, as características distintivas da aprendizagem superior são o desenvolvimento da compreensão e a capacidade de aplicação de conhecimentos a situações práticas variadas. Pode- se resumir toda essa mudança numa fórmula simples e muito significativa: o estudante como sujeito passivo do ensino é hoje substituído pelo sujeito activo da aprendizagem.

7 Depois, a ênfase na aprendizagem activa é reforçada pela ideia de que a formação completa e a mais necessária para se vencer na vida activa já não é a do simples conhecimento ou compilação de informação. É necessário desenvolver aptidões ("skills") e comportamentos adequados. Não basta conhecer um texto, é preciso saber criticá-lo e extrair o seu significado, é preciso que a leitura dê indicações de como escrever. Isto é uma aptidão. E é preciso gostar de ler e de usufruir de uma sensação estética. Isto é um comportamento ou uma atitude. Esta nova visão da educação radica também na ideia de que, mais importante que saber, é necessário saber fazer.

8 “Expresso” “O crónico síndroma do falhanço” Portugal classifica-se em 21º lugar num universo de 29 países analisados pelo The Global Entrepeneurship Monitor de 2001

9 “educação”

10 “(falta) de educação”

11 “recomendações”

12 The Global Entrepeneurship Monitor joint research initiative by Babson College (Massachusetts) and London Business School

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16 The Global Entrepeneurship Monitor 2000

17 “The Fostering of Entrepreneurship in Portugal” “Sociedade Portuguesa de Inovação” Agosto 2001

18 Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts >

19 Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts <<American education, traditionally fosters entrepreneurship and the main reasons are: ·Socratic method of learning ·Participative learning ·Respect for the individual ·Experiential learning ·Creativity is encouraged in the early years ·Business is respected ·Entrepreneurs are respected>>

20 Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts <<The core curriculum of Babson includes four main subjects: - Entrepreneurship and new ventures (…) - Financing entrepreneurial ventures (…) - Managing growing businesses (…) - Field studies – that means working on a real project in the field, setting goals and objectives, meeting time schedules, taking responsibility for a project, self- motivation and flying solo.>>

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22 Nada fácil, hein?...


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