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Metodologias e Técnicas Fornece suporte não apenas à “ponte” de comunicação, mas:  Alocação de trabalho Minimizar a complexidade de coordenação e integração.

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1 Metodologias e Técnicas Fornece suporte não apenas à “ponte” de comunicação, mas:  Alocação de trabalho Minimizar a complexidade de coordenação e integração entre os “sites”.  Gerência do Projeto Técnicas especiais de gerenciamento de projetos para DSD.

2 Metodologias e Técnicas  Infra-estrutura Internet, Intranet’s, E-mail, Faxes, Videoconferência.  Estrutura dos times de desenvolvimento Outras variáveis aparecem em comparação ao desenvolvimento não distribuído, como: diferenças culturais, organização interna, processos administrativos, motivação, comunicação, práticas de trabalho, coesão.

3 Particionamento Diz respeito a como o trabalho é alocado entre os times remotos;  Conceito do “dividir para conquistar”; Todos os projetos podem ser particionados?  Depende do tipo de projeto. Ex.: Vídeo- game (requer alta interação entre seus desenvolvedores).

4 Particionamento Existem algumas formas de se particionar um projeto distribuído:  Funcionalidades;  Subsistemas;  Fases de desenvolvimento;  Experiência e habilidades dos times;  Versões de produto;  Pela combinação de mais de uma das técnicas citadas acima.

5 Particionamento Funcionalidades  A cada site é designada uma ou mais tarefas atômicas do projeto;  Recomenda-se observar o nível de acoplamento entre as funcionalidades;  Abordagem recomendada para DSD.  Semelhante ao que conhecemos no desenvolvimento convencional.

6 Particionamento Subsistemas  Baseia-se na arquitetura do sistema;  Apresenta similaridade com o particionamento por funcionalidades;  Já era conhecida como uma forma natural de desenvolvimento, sobretudo em grandes sistemas.

7 Particionamento Fases de desenvolvimento  A cada site é designada uma fase do projeto: análise, manutenção,...  Abordagem pouco recomendada (a complexidade de se criar uma interface adequada entre as fases e comunicação);  Entretanto, US Departament of Defense possui diferentes contratos há anos;

8 Particionamento Experiência e habilidades  Abordagem pobre no particionamento. No entanto, é muito utilizada;  Desenvolvimento de elementos críticos ocorre apenas onde os experts estão localizados;  Recomenda-se utilizar a experiência do time como uma espécie de guia no particionamento por funcionalidades;

9 Particionamento Versão de produto  Abordagem recomendada em projetos distribuídos;  Ex.: Versão principal do Video-game pode ser desenvolvida em paralelo com a versão para outra plataforma;  Similaridade com particionamento por funcionalidades;

10 Gerenciamento do Projeto Devido a distância, somos levados a pensar que o processo de gerenciamento reflete um caos total; Times remotos podem adotar processos distintos; Processos padrões e específicos bem estabelecidos e uso de ferramentas especiais são cruciais;

11 Gerenciamento do Projeto Um único processo versus diferentes processos de desenvolvimento  Como tratar diferentes organizações, estruturas, planejamentos, formalismos, processos administrativos,terminologias? Não há uma receita de bolo. Recomenda-se observar a natureza das organizações. (homogêneas e heterogêneas)  Alcatel versus Motorola;  Imposição gera custos, tempo e desconforto.

12 Gerenciamento do Projeto Evolução das ferramentas  Ferramentas que auxiliem sobretudo no processo de tomada de decisão Planejamento do projeto  Escalonamento de atividades; Gerenciamento / supervisão do projeto  Regras-padrão no gerenciamento; Identificação de riscos;  Análise em todo o ciclo de vida do projeto;

13 Gerenciamento do Projeto Exemplos de ferramentas  Comunicação entre times TeamPortal; Microsoft NetMeeting;  Planejamento DSD Microsoft Project;  Identificação de Riscos/Problemas Rational’s ClearQuest Multisite;

14 Gerenciamento do Projeto Exemplos de ferramentas  Gerenciamento de Projeto DSPMTool;  Controle de Mudanças Rational’s ClearQuest Multisite;  Gerenciamento de Configuração Concurrent Versions System;

15 Gerenciamento do Projeto Erran Carmel cita seis esferas de ação:  Conduta colaborativa;  Formação dos times;  Arquitetura e alocação de tarefas;  Metodologias de desenvolvimento;  Infra-estrutura de comunicação;

16 Gerenciamento do Projeto Passos específicos para um plano de gerenciamento em DSD:  Criar um planejamento preliminar (IEEE Std. 1058);  Analisar as particularidades de cada um dos times remotos participantes; Não é dada tanta importância no desenvolvimento convencional;

17 Gerenciamento do Projeto  Identificar outros parâmetros como: comunicação, cultura, processos administrativos, regulamentos governamentais, experiência e recursos disponíveis;  Utilizar o plano como ponto de partida para endereçar os desafios (esferas de ação);

18 Times de Desenvolvimento Em primeiro lugar, deve-se cultivar o “espírito” de equipe; Lado a lado com o estabelecimento da infra-estrutura de comunicação, com o particionamento e com o gerenciamento do projeto distribuído; Aspectos como motivação, cultura e confiança devem ser observados;

19 Times de Desenvolvimento Estrutura dos Times  Vimos que a estrutura do sistema pode determinar como o mesmo deve ser particionado;  Da mesma forma, pode ser feito um mapeamento da estrutura do sistema para a estrutura das equipes de desenvolvimento;

20 Times de Desenvolvimento Estrutura dos Times  Outras considerações Presença de um nível razoável de coesão no tocante ao objetivo do projeto; Competição entre os times; Qualidade dos resultados; Cooperação; Troca de informações;

21 Times de Desenvolvimento Estrutura dos Times Adicional overhead no “time-líder” em comparação ao desenvolvimento não distribuído; Regras e especificidades dever ser objetivas e claras a todos; Não deve haver falhas nestes pontos;

22 Times de Desenvolvimento Que fazer?  Viagem;  Em algumas situações, o uso de e-mail’s, telefones, faxes ou mesmo videoconferências ainda não é o bastante; Desvantagem  Custos elevados;

23 Times de Desenvolvimento Cultura  Cultura organizacional Refere-se ao uso de metodologias e práticas no desenvolvimento de projetos;  Cultura nacional Língua nativa, normas, valores... Deve-se levar em conta a “distância cultural” entre os times no DSD;

24 Times de Desenvolvimento Motivação  Baixa motivação implica em perdas na produtividade de uma equipe;  Aspecto comum entre DSD e o desenvolvimento de projetos não distribuídos;  Viagens podem reforçar os laços de dedicação e de perseverança;

25 Times de Desenvolvimento Conclusão  Várias empresas têm adotado DSD como uma estratégia de melhores soluções; Mercado, Parcerias, Avanço Tecnológico;  Existem aspectos que devem ser observados em relação ao desenvolvimento não distribuído;

26 Times de Desenvolvimento Relações de Confiança  Contato pessoal face-a-face é um importante catalisador para promover a confiança entre pessoas;  Veja que a distância no DSD reduz as oportunidades de contato pessoal;  Aumento do risco na tomada de decisões críticas inerentes ao projeto;


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