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ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO “ A integridade é fundamentalmente, o valor que damos á nós mesmos.” COVEY , Sthepen.

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1 ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO “ A integridade é fundamentalmente, o valor que damos á nós mesmos.” COVEY , Sthepen.

2 ÉTICA O termo Ética vem do grego ETHOS, que significa Caráter; Modo de ser ou costume de um indivíduo. É a ciência da conduta humana, seguida do princípio entre o bem e o mal, com vistas à felicidade. É a ciência que estuda à vida do ser humano, sob o ponto de vista da qualidade de sua conduta. A ética não é uma ciência teórica ou especulativa, mas sim a ciência prática, sobretudo a preocupação com a ação do ato humano. Ela nos oferece o caminho para alcançar uma vida moralmente respeitável e assim conquistando a felicidade.

3 ÉTICA REGRAS COSTUMES VIRTUDES HÁBITOS
A Ética seria o produto das Leis impostas pelo caráter de cada indivíduo. Estas “leis” são criadas a partir de: REGRAS COSTUMES VIRTUDES HÁBITOS

4 ADMINISTRAÇÃO A Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar. O termo “Administração" vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

5 CAMPOS DE ATUAÇÃO Ela tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização seja ela pública, privada ou de terceiro setor. Seguem alguns exemplos de áreas que podem ser atuadas: GESTÃO FINANCEIRA RECURSOS HUMANOS OPERAÇÕES MARKETING LOGÍSTICA E VENDAS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GESTÃO DA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE* CONSULTORIAS AUDITORIAS

6 PAPEL DO PROFISSIONAL O papel do administrador  é um conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representam atividades que os administradores conduzem para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Não é apenas gerenciar uma determinada área ou setor de uma organização. Este profissional deve entender o funcionamento em geral de toda a organização, compreendendo a funcionalidade de cada setor, assim como das operações realizadas pela mesma. Conceitualmente falando, a função do profissional compreende á três principais processos que são: Decisões, Liderança e Desenvolvimento.

7 PAPÉIS INFORMACIONAIS PAPÉIS DECISSÓRIOS
PAPÉIS INTERPESSOAIS Como o administrador interage? - Representação; -Liderança; -Diálogo. PAPÉIS INFORMACIONAIS Como o administrador intercambia e processa as informações? -Monitoramento; -Disseminação; -Relatórios e Avaliações. PAPÉIS DECISSÓRIOS Como o administrador utiliza as informações em suas decisões? -Solução de Conflitos; -Alocação de recursos; -Negociações.

8 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
A ética deve estar pautada em todas as atividades da organização, independente do porte ou seguimento da empresa, pois todas elas estão sendo analisadas. As organizações implantam seu próprio código de ética com a finalidade de ser um instrumento de realização da filosofia da empresa, de seus valores, missão e visão. Este código nada mais seria do que a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus colaboradores e executivos. Com a implantação deste código as organizações obtém uma melhor credibilidade pelos colaboradores e pelo mercado em geral.

9 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
Constitui a base de sustentação de todas as ações de gestores e colaboradores. VALORES É a razão de existir da instituição e seu propósito. MISSÃO É a imagem daquilo que a instituição aspira e almeja no futuro. VISÃO

10 CREDIBILIDADE DA ORGANIZAÇÃO
INTEGRIDADE HONESTIDADE QUALIDADE DO PRODUTO EFICIÊNCIA NOS SERVIÇOS RESPEITO AO CONSUMIDOR TRANSPARÊNCIA

11 VANTAGENS DA APLICAÇÃO ÉTICA
Maior nível de produção da organização; Favorecimento para o ambiente de trabalho, tornando-o harmonioso, respeitoso e agradável; Aumento no índice de confiança entre os funcionários e até mesmo no mercado.

12 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO
Administrar é um trabalho repleto de desafios, onde o profissional precisa estar capacitado para atender ás necessidades de mercado. Mais que isso, ele precisa ter valores fundamentados na ética para exercer sua função na organização, seja ela privada, pública ou de terceiro setor. Sobre tudo uma forma integra, transparente e responsável. Por isso o Administrador possui a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo para seus sócios, colaboradores, clientes e fornecedores.

13 Agir de forma proativa em prol dos interesses organizacionais, priorizá-los em detrimento das questões individuais e ao mesmo tempo ser honesto, respeitar os clientes, a concorrência e ser cumpridor das leis. Estas são palavras de ordem em que todo Administrador deve seguir e se fundamentar, dentro e fora das organizações e efetivamente exercendo suas atribuições com eficiência e credibilidade.

14 ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A atividade administrativa, em sentido amplo, consolida-se em gerir bens próprios ou alheios. Em se tratando de bens públicos, a atividade administrativa deve pautar-se nos estritos limites da moralidade administrativa, devendo, o agente público, agir de acordo com os princípios constitucionais insculpidos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência...” 

15 PRINCÍPIOS ÉTICOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LEGABILIDADE A Administração somente pode fazer o que a lei determina ou à permite. IMPESSOALIDADE Tratamento igualitário a todos. MORALIDADE A atuação da administração deve seguir os padrões éticos, com legalidade, honestidade, boa fé e probidade. PÚBLICIDADE Ampla divulgação de TODOS os atos, evidenciando a transparência. EFICIÊNCIA Otimização de todos os atos que envolvam os interesses público.

16 Uma vez que é através das atividades desenvolvidas pela Administração Pública que o Estado alcança seus fins, seus agentes públicos são os responsáveis pelas decisões governamentais e pela execução dessas decisões. Para que tais atividades não desvirtuem as finalidades estatais a Administração Pública se submete às normas constitucionais e às leis especiais. Todo esse aparato de normas objetiva a um comportamento ético e moral por parte de todos os agentes públicos que servem ao Estado. Para estas leis surtirem efeito, á órgãos competentes destinados á fiscalização de todas as atividades públicas.

17 CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é dividido em 08 capítulos, dentre estes capítulos à um preâmbulo, onde introduz o intuito principal deste Código. É um código pioneiro, fruto de grande esforço por parte dos primeiros administradores que organizaram a profissão e a classe. Foi aprovado pela Resolução Normativa CFA nº 393, de 6 de dezembro de 2010, sendo o amparo legal à profissão.

18 CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
O Código de Ética tem por objetivo balizar o comportamento moral e ético do profissional no exercício de suas atividades como Administrador e em respeito à sociedade. Tendo a importância de orientar dando as diretrizes necessárias para o profissional exercer adequadamente suas obrigações e deveres, delimitando até onde pode-se chegar com seu trabalho e indicando seus direitos perante à sociedade e todo o campo profissional.

19 O Código de ética agrega valores intangíveis dos profissionais, tais como:
HONESTIDADE COOPERAÇÃO PRUDÊNCIA COMPREENSÃO EFICIÊNCIA JUSTIÇA

20 A Importância Ética – Considerações Finais
A Ética nas organizações acontece dentro do contexto da ética social; A inclusão da ética nas organizações é um fator positivo; Os gestores devem ser: proativos, inovadores, honestos e éticos. A qualidade ética é o Sucesso corporativo, a credibilidade, confiança, bons negócios e lucratividade. Ações baseadas na integridade e transparência sempre serão positivas a qualquer organização.

21 Obstáculos – Considerações Finais
A falta de respeito á missão organizacional; Atalhos para alcançar os objetivos nas organizações; (opções que excluem o agir ético) Alternância aos valores de acordo com as convivências; Brechas e burocracias; Não inclusão da alta gerencia na visão ética da organização.

22 “ A ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção.’’ LACERDA, Antônio.
OBRIGADO!


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