A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS Juliana Borges Promoção Trabalho em Equipe.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS Juliana Borges Promoção Trabalho em Equipe."— Transcrição da apresentação:

1 ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS Juliana Borges Promoção Trabalho em Equipe

2 COMO SOBREVIVER AS MUDANÇAS?
Você deve primeiro liderar a si mesmo através do processo de transição. Isso inclui encontrar formas de ajudar a si mesmo a se sentir mais fundamentado, a compreensão do impacto que a mudança terá sobre você, e compreender o impacto de seu comportamento sobre os outros.

3 Pense em uma mudança específica que você passou recentemente
Pense em uma mudança específica que você passou recentemente. Como você reagiu? Você: Aceitou a mudança como positiva? Viu a mudança como uma oportunidade? Adaptou os planos quando necessário? Rapidamente dominou a nova tecnologia, vocabulário e regras de funcionamento? Buscou feedback corretivo? Liderou a mudança com o seu exemplo? Levou em conta as preocupações das outras pessoas? Resolveu os seus pontos fortes e fracos de forma justa com precisão? Admitiu erros pessoais, aprendeu com eles e seguiu em frente? Continuou otimista?

4 Os três componentes de adaptabilidade
Líderes com flexibilidade cognitiva: são capazes de incorporar estratégias de pensamentos diferentes e quadros mentais em seu planejamento, na tomada de decisões e na gestão do dia-a-dia de trabalho. Eles podem manter simultaneamente vários cenários em mente e podem ver quando trocar ou implementar uma mudança. Flexibilidade cognitiva indica agilidade, pensamento divergente, um interesse no desenvolvimento de novas abordagens, a capacidade de ver e alavancar novas conexões e a propensão para trabalhar bem em toda a organização. Esses líderes prontamente aprendem com a experiência e reconhecem quando antigas abordagens não funcionam.

5 Os três componentes de adaptabilidade
Líderes com flexibilidade emocional variam a sua abordagem para lidar com suas próprias emoções e as dos outros – uma área que muitos líderes muitas vezes não conseguem considerar. Um líder emocionalmente flexível é confortável com o processo de transição, incluindo luto, reclamação e resistência. Adaptação à mudança exige dar e receber entre o líder e aqueles que experimentam a mudança. Um líder sem flexibilidade emocional é indiferente com as preocupações dos outros e as emoções e sai fora da discussão. Ao mesmo tempo, um líder emocionalmente adaptativo leva a mudança e a agenda adiante.

6 Os três componentes de adaptabilidade
Líderes que mostram flexibilidade disposicional (ou de personalidade relacionadas com flexibilidade) operam a partir de um lugar de otimismo fundamentado no realismo e na abertura. Eles vão reconhecer uma situação ruim, mas, simultaneamente, visualizam um futuro melhor. Eles não são nem positivo nem cegamente pessimista e derrotista. A ambiguidade é bem tolerada. Os líderes são flexíveis e veem a mudança como uma oportunidade e não como uma ameaça ou perigo.

7 MUDAR “Só o que está morto não muda”. Essa frase resume bem a dinâmica da vida, até mesmo a vida profissional. Mudanças ocorrem a todo instante e um profissional inteligente e com discernimento sabe que não adianta reclamar, esperar as coisas acontecerem, mas há que se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho.

8 MUDANÇAS De função: é a chance da pessoa sair da “mesmice”, da rotineira e monótona tarefa diária, que é feita com qualidade, mas que pode ser feita “de olhos fechados”. Isso não tira o mérito de quem faz, mas o trabalho perde o brilho e vai ficando mais escasso e menos vistoso. Mudar de função é bom, pois é uma nova oportunidade de aprender, de reciclar, de recomeçar, de mostrar que ainda é capaz de adquirir novos conhecimentos, novas práticas e conquistar novos horizontes.

9 MUDANÇAS De espaço físico: mudar de local, de mesa ou de computador pode trazer vários benefícios como aprender que por maior que seja teu espaço em uma empresa, ele pode encolher e você percebe que não era tão “imune” às mudanças assim. De repente, nesse espaço menor você se dá conta que há mais pessoas a sua volta, que o teu espaço termina onde começa o do outro que têm (assim como você) direitos e obrigações iguais. Em outro local do trabalho, você começa a respeitar mais o outro, aprende a conviver com outros modos e jeitos de ver a vida. Aprende e ganha. Pode receber de presente não apenas mais um colega de trabalho ao lado, mas um novo amigo.

10 MUDANÇAS De amizade: em uma concepção mais ampla, é um fator positivo nas mudanças. Afinal, mudar não significa apenas perdas, mas se torna um ganho quando você percebe que é posto às mudanças no trabalho para se tornar um profissional mais capaz, eficaz, mais tolerante, mais paciente, mais flexível e com mais discernimento de olhar e perceber que “só o que está morto não muda”!

11 ADAPTABILIDADE “Aptidão, inerente a numerosas espécies, de viver em condições de ambiente diferentes daquelas de sua ocorrência natural. A pessoa que tem a capacidade de adaptar-se às novas situações, buscando interagir de forma adequada às diferentes exigências das mudanças em curso, dizemos que tem adaptabilidade a seu ambiente.

12 ADAPTABILIDADE É desolador quando vemos médicos que utilizam métodos arcaicos no trato a seus pacientes, do contabilista que deixa de atualizar-se, do advogado que teima em seguir teses obsoletas e já derrubadas pela jurisprudência, do professor que maltrata seus alunos com uma didática ultrapassada, etc.

13 ADAPTABILIDADE Adaptabilidade não significa deixar valores ou princípios. Como exemplo, a imensa corrupção pública no Brasil – adaptar-se a ela seria declinar de valores morais, éticos e imprescindíveis. Quando falamos sobre adaptabilidade, devemos nos referir a nossa resposta positiva ao dinamismo das mudanças tecnológicas e do conhecimento humano, do progresso inerente às relações sociais e econômicas.

14 Você tem adaptabilidade quando:
É capaz de compreender que o mundo está em transformação contínua, e busca preparar-se ininterruptamente para as transformações que ocorrem nos métodos de trabalho, exigências profissionais e de conhecimentos, etc.; Ao invés de criticar as mudanças, procura entendê-las, e adaptar-se de melhor forma possível ao novo ambiente; Busca novos conhecimentos de maneira contínua, que possam ser proveitosos num ambiente seguidamente mais competitivo; Aprende a inovar, trazendo soluções para o ambiente de trabalho, família ou atividades coletivas; Admite que precisa de novas capacidades, e procura desenvolvê-las; Faz o que é diferente, saindo da rotina, visando explorar novas maneiras de aprender na prática o que novas situações exigirão; Procura inspirar-se em pessoas que têm excelência profissional e pessoal, sem deixar de valorizar e aprimorar suas próprias capacidades e individualidade; Valoriza o trabalho em equipe, buscando participar significativamente do resultado exigido do grupo frente às novas situações.

15 Empresas Procuram: Não são as pessoas inteligentes as mais procuradas pelas empresas – são as mais adaptáveis e capazes de gerar soluções para os desafios dos empreendimentos.

16 As mudanças do novo mercado de trabalho
Haverá cada vez menos horários rígidos e a responsabilidade individual será cada vez mais necessária. Cada indivíduo será chefe de si próprio e, por isso, deverá saber auto-disciplinar-se. Cada vez menos haverá valores fixos pagos ao fim do mês. É preciso aprender a negociar determinados valores, segundo trabalhos realizados. Reflita sobre a sua personalidade e realidade e faça escolhas profissionais baseadas nos seus valores e aspirações. As novas tecnologias vão ampliar ainda mais as possibilidades de trabalhar em qualquer parte do mundo, em qualquer horário. Os profissionais com mais tempo de experiência e condicionados com o velho modelo de trabalho terão que aprender com a nova geração, que normalmente já tem a combinação tecnologia-velocidade-flexibilidade-cooperação.

17 Toda mudança gera oportunidades
Especialistas em carreira preveem que o emprego em escritórios, aquele que os norte-americanos chamam de colarinho-branco, é um bicho em franca extinção e deverá desaparecer nos próximos anos, pelo menos da forma como está configurado hoje. Hoje, a própria relação empregatícia está migrando para contratos mais flexíveis. O trabalho temporário ou por projeto cresceu de forma vertiginosa, enquanto uma enormidade de funções foi terceirizada. As modernas tecnologias proporcionam grande mobilidade e, em muitos segmentos, não é mais necessário que as pessoas se desloquem diariamente para a empresa. Principalmente nos Estados Unidos e Europa, um grande contingente de profissionais já trabalha em suas casas ou em qualquer lugar que deseje. Basta conferir nas cafeterias, nos aeroportos e no crescente número de lugares com wi-fi.

18 Toda mudança gera oportunidades
Porém, nessa era de informação, mobilidade e conhecimento instantâneo, surge a necessidade de equilibrar as habilidades básicas e específicas dos gestores e profissionais. Elas precisam ser adaptadas às mudanças do mercado; a cada inovação tecnológica, a cada atualização ou extinção de serviços, é necessário rever conhecimentos, estar aberto para incorporar outras habilidades e aprender.

19 Toda mudança gera oportunidades
A pessoa que tem mente curiosa e criativa é o profissional mais capacitado para atender às expectativas do mercado de trabalho atual. Toda grande mudança gera grandes oportunidades. Os perdedores de amanhã serão aqueles que não querem aprender a se adaptar às novas realidades que virão. Os ganhadores serão aqueles, de todas as idades, níveis hierárquicos e funções, que se mostram disponíveis para assimilar novos conhecimentos e tendências. A capacidade de adaptação é, portanto, uma das principais características do profissional de hoje.

20 Obrigada!!!


Carregar ppt "ADAPTAÇÃO AS MUDANÇAS Juliana Borges Promoção Trabalho em Equipe."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google