A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor: Marta Nascimento Validador: Fabio Pereira Coordenador de Disciplina: Marta Nascimento Disciplina Ano Aula número Geografia 9º ano 2 Tema da Aula Digital Africa Pré-Colonial

2 Competências e Habilidades envolvidas
PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer a importância da cultura africana antes da chegada do colonizador Referencial Teórico Abaixo, alguns sites para aprofundamento do conteúdo:

3 PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADES 5 a 7

4 Atividade 1: Relembrando
Na aula anterior falamos sobre o quadro natural desse maravilhoso continente que é a África. Que tal relembrarmos uma passagem sobre a migração dos animais durante as mudanças das estações do ano? Veja o vídeo abaixo e relembre quantos quilômetros os gnus viajam todos os anos!

5 Atividade 1: Relembrando
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta primeira atividade vamos relembrar a aula anterior, com um vídeo sobre a migração dos gnus que é feita todos os anos obedecendo as mudanças das estações do ano. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Caso queira o professor poderá relembrar que a fauna do continente é a mais rica do planeta e demonstrar que as estações do ano promovem migração de milhares de quilômetros no continente. O objeto de aprendizagem é uma vídeo disponível em: Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Na disposição que o professor preferir.

6 Atividade 2: Apresentação inicial
Na aula de hoje vamos estudar sobre a geografia dos povos africanos antes da chegada do colonizador. Ao final você estará preparado para: Entender de que forma o colonizador se aproveitou da estrutura já existente no continente. Conhecer os povos antigos do continente africano. 3) Avaliar a importância dos reinos antigos na atual estrutura política do continente.

7 Atividade 2: Apresentação inicial
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui o professor pode mostrar aos alunos qual é o objetivo da aula e o que é esperado que ele conheça, ao final dessa aula. Para aprofundamento no assunto o professor pode acessar a tele aula: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há objetos. O professor pode exemplificar a importância de conhecer o berço da humanidade antes da chegada dos colonizadores. Para ilustrar essa importância pode acessar as imagens do que descarta a ideia de ausência cultural da África antes do colonizador. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Como na atividade anterior.

8 Atividade 3: Pergunta-desafio
Como era a África antes da chegada dos colonizadores? Muito do que se sabe sobre o continente africano é a história que encontramos após a chegada do colonizador, nessa aula nós vamos poder entender como se formaram as nações africanas, suas línguas e como o continente era antes das Grandes Navegações.

9 Atividade 3: Pergunta-desafio
Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor deverá levantar a questão-desafio, levando seus alunos a pensarem no continente antes da chegada do colonizador. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor deve lembrar que boa parte da história africana se perdeu ou foi levada para a Europa pelo colonizador. Muitos povos que viviam ali não possuíam a escrita para registrar os eventos históricos e muito do que existia se perdeu com o tempo. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Em grupos de dois ou três alunos.

10 Atividade 4: Por que isso é importante?
Antes de começarmos a estudar os aspectos humanos do continente que é o berço da humanidade, devemos estudar a sua história e organização geopolítica antes da chegada do colonizador europeu. Durante toda a aula digital, serão propostas atividades para que você: Identifique os reinos que existiam na África antiga. Conheça algumas influências dos eventos no continente no nosso dia a dia. Observe as razões históricas de problemas atuais no continente africano.

11 Atividade 4: Por que isso é importante?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Para aprofundar o assunto, sugerimos um hipertexto aos professores, disponível em: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O professor deverá abordar a importância do tema desta aula lembrar que muito da nossa cultura é herança africana. Abortar que a divisão em reinos existia no continente e que devido a ausência de registros escritos o estudo e a pesquisa de como esses povos se organizavam é difícil. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Como o professor achar melhor.

12 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Com a fauna mais rica do planeta o continente africano atrai milhares de turistas em busca de belas imagens. Assinale a alternativa que apresenta um dos mamíferos que simbolizam o continente africano. Urso; b) Leão; c) Tigre; d) Onça.

13 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
GABARITO: A letra a está errada porque o urso faz parte da fauna do continente americano e europeu. Parabéns o leão é o felino que mais representa a riqueza da fauna africana. A letra c está errada porque o tigre faz parte da fauna do continente asiático. A letra d esta errada porque a onça faz parte da fauna brasileira.

14 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
A África é um continente marcado pela migração de milhares de animais todos os anos. Aponte a alternativa que possui um dos marcadores de tempo que promovem as migrações de animais. a) A ocupação humana; b) Escassez de água; c) As estações do ano;    d) Os períodos de caça.

15 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
GABARITO: Resposta para as letras a, b e d: Essa alternativa está errada, pois o principal marcador de tempo que inicia o processo de migrações são as mudanças nas estações do ano. Resposta para a letra c: Parabéns, você escolheu a resposta certa, são as estações do ano que promovem o inicio das grandes migrações.

16 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
A África possui uma variedade de paisagens que vão do maior deserto do mundo a floresta equatorial na sua porção central. A vegetação predominante do continente é a Savana, que é muito semelhante ao Cerrado brasileiro. Entre o deserto e a floresta equatorial temos a maior região de fronteira natural do planeta que é chamada de: a) Saara; b) Sahel; c) Magreb; d) Kilimanjaro.

17 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
GABARITO: A letra a esta errada porque Saara é o nome do maior deserto africano e do mundo. Parabéns! A maior fronteira natural existente entre o deserto do Saara e as terras férteis do sul é o Sahel. A letra c está errada porque o Magreb é a região ao norte do continente que recebeu esse nome por ser a “ponte” entre a África e a Europa. A letra d esta errada porque Kilimanjaro é o nome da maior montanha do continente africano.

18 Atividades 5 a 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno irá testar seus conhecimentos prévios sobre o tema. São 3 exercícios, sendo o primeiro de nível fácil, o segundo de nível médio e o terceiro de nível avançado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita individualmente.

19 SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Reflexão ATIVIDADE 8 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES 9 a 11 Checagem ATIVIDADES 12 a 15

20 Atividade 8: Momento de reflexão
Você lembra do conceito de etnia? A etnia representa a consciência de um grupo de pessoas que se diferencia dos outros. Esta diferenciação ocorre em função de aspectos culturais, históricos, linguísticos, raciais, artísticos e religiosos. Você acha possível que todos na foto abaixo façam parte da mesma etnia? Pergunte ao seu professor.

21 Atividade 8: Momento de reflexão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade o professor deve relembrar o conceito de etnia e realçar que as diferenças culturais já levaram a humanidade a guerras e conflitos. Esse conceito será fundamental para compreender a formação dos reinos africanos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é uma foto com diversas pessoas do Brasil e demonstrar que mesmo com aspectos raciais e culturais diferentes existem características em comum que unem todos em uma mesma etnia. Tempo de duração da atividade: 05 minutos Organização da sala de aula: Em fileiras, para que possa ser visualizado o vídeo sugerido.

22 Atividade 9: O Berço da Humanidade
A África é considerada o lugar onde surgiu a humanidade. A partir dela partiram migrações para estabelecer a população em outros continentes. Isso ocorreu a 150 mil anos atrás. Vamos ver um vídeo sobre isso e aproveite para anotar em seu caderno um pequeno resumo sobre as descobertas que o mapeamento genético promoveu.

23 Atividade 9: O Berço da Humanidade
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade o professor poderá relembrar as aulas de história do 7º ano de história. Procurando demonstrar que foi no continente africano que se encontraram os primeiros fósseis de humanos. O professor deve lembrar que muito que se sabe da história da África foi descoberto pela Arqueologia e que os povos africanos não tinham o hábito de registrar de maneira escrita tudo era passado pelo boca a boca. Para ilustrar tal passagem, caso queira, o professor poderá utilizar esse vídeo que retrata uma história que se perde com o passar dos anos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem é um vídeo que demonstra que além de ter os primeiros fósseis humanos o mapeamento genético de diferentes populações mundiais apontam que o continente africano é realmente o ponto inicial da evolução da humanidade. O professor deve explicar o que é o mapeamento genético. O objeto é um vídeo de história Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: A sala de aula em fileiras, desde que todos possam visualizar o mapa sugerido.

24 Atividade 10: Vamos para a África!!!
Estudar esse continente e sua história pode ser muito prazeroso. Para conhecermos e relembrarmos um pouco mais da história do continente vamos ouvir uma música que fala das características geográficas do continente. Clique na imagem ao lado e escreva no seu caderno pelo menos 8 características do continente que estão presentes na música.

25 Atividade 10: Vamos a África!!!
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade o aluno ouvirá uma música sobre traços geográficos, culturais e históricos do continente africano. Para aprofundamento o professor pode usar o texto Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é uma música que deve ser analisada em conjunto com os alunos destacando as características do continente. Os alunos irão anotar as mais pertinentes e o professor poderá junta-las para fazer com o que os alunos entendam a riqueza natural e cultural do continente. Tempo de duração da atividade: 2 minutos Organização da sala de aula: Permanecer com a disposição anterior.

26 Atividade 11: Cultura da África
Como vimos o continente africano possui grandes riquezas. Vamos agora fazer um passeio pela arte do continente. Que tal um passeio pelos quadros importantes que retratam suas paisagens. Você encontrará nessa pequena exposição quadros que estão espalhados em diversos museus do mundo inclusive aqui mesmo no Brasil no Museu Afrobrasil em São Paulo. Converse com seu professor de Artes sobre esses quadros. Escolha um dos quadros da apresentação ao lado e procure na internet a história desse quadro. Onde está exposto e quando foi pintado.

27 Atividade 11: Cultura da África
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos serão convidados a verem uma apresentação com 43 telas de quadros que retratam as paisagens do continente africano. O professor pode solicitar a ajuda do professor de artes e promover uma atividade interdisciplinar. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Essas telas estão espalhadas pelo mundo, dessa forma, cabe ao professor destacar a diáspora artística que ocorreu no continente no período pós colonização devido aos conflitos civis. O professor pode destacar também os diversos aspectos e períodos dos quadros e apresentar o museu afrobrasileiro para os alunos. Tempo de duração da atividade: 15minutos Organização da sala de aula: Organização livre

28 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Mesmo com uma vasta história com diversos reinos e domínios é difícil estudarmos e sabermos exatamente como eram os reinos da antiga África. Quais as razões de termos essa grande dificuldade de estudarmos o continente africano? Durante a colonização muitos registros se perderam. A ausência de especialistas no continente. O conhecimento não era registrado em escritas. Com a escravidão os registros se perderam.

29 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
GABARITO: Resposta para as letras a, b e d: A letra está errada, pois o maior problema é a ausência de registros escritos. O conhecimento era passado por contos aos mais novos e com o tempo ele se perdeu. Resposta para a letra c: Parabéns, a letra c está correta, pois a história africana não era registrada em escritos e muito se perdeu com o tempo.

30 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
É sabido que a origem da humanidade se deu no continente africano. Dessa forma temos geneticamente traços em comum que apontam que o primeiro ser humano nasceu na África a aproximadamente 150 mil anos. Em qual região da África surgiu o primeiro ser humano? Norte Sul Ocidente Oriente.

31 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
GABARITO: Resposta para as letras a, b e c Infelizmente você errou, pois o primeiro humano surgiu na porção oriental do continente africano. Resposta para a letra d: Parabéns, você acertou, pois a 150 mil anos na porção oriental do continente surgiu o primeiro ser humano.

32 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Aponte a razão de muito da expressão artística do continente africano ter ser perdido e estar exposta em diversos museus do mundo. A pobreza extrema do continente; O fim da colonização; Os diversos conflitos civis; A desvalorização cultural.

33 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
GABARITO: A letra a esta errada pois não há relação entre a pobreza e a produção artística do continente. A letra b esta errada pois o fim da colonização não impediu que os artefatos, quadros e riquezas parassem de sair do continente. Parabéns! O continente passou boa parte da sua história recente mergulhado em conflitos civis que agravaram ainda mais a pilhagem de obras de arte. A letra d esta errada pois a cultura africana é valorizada em todos os continentes que possuem museus especiais para os seus artefatos.

34 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Como berço da humanidade o continente africano é também o ponto inicial dos primeiros agrupamentos de homens que organizavam-se para a caça e dividiam os alimentos. Qual a ciência que estuda os artefatos antigos achados? a) Geologia. b) Arqueologia. c) Antropologia. d) Filosofia.

35 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
GABARITO: A letra a esta errada, pois a geologia estuda as rochas do planeta. Parabéns! A arqueologia é a ciência que estuda os artefatos antigos achados. A letra c esta errada, pois a antropologia estuda a humanidade. A letra d esta errada, pois a filosofia estuda o saber da humanidade.

36 Atividades 12 a 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta etapa, temos quatro questões sobre o que já estudamos até aqui. O nível de dificuldade agora varia de fácil a intermediário, sendo intercalados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.

37 TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 16 a 20 Checagem ATIVIDADES 21 a 25

38 Atividade 16: Os reinos que sabemos
Vamos ver se seus olhos e memória estão treinados! Vamos abrir o link abaixo e identificar o maior número possível de reinos que temos destacados no mapa. Veja com atenção pois as linhas coloridas estão destacando os reinos que nos interessa estudar. Muitos deles estarão presentes no restante da aula. Observe a localização dos reinos e transcreva para o seu caderno os principais reinos africanos.

39 Atividade 16: Os reinos que sabemos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade levaremos o aluno a identificar as linhas e o contorno que formam os reinos na África. Através dela podemos iniciar a familiarização com os nomes dos reinos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é um mapa com os reinos em destaque. Cabe ao professor ajudar os alunos a identificar as linhas coloridas que formam o território ocupado pelos reinos antigos. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Permanecer com a disposição da atividade anterior.

40 Atividade 17: Já ouviu falar de Aksum?
Além dos Egípcios a África possui vários outros reinos que se destacavam pela riqueza e pela força comercial. Um deles é o Império Aksum que ocupou a região que hoje é a Etiópia e ficava ao sul do antigo Egito. Vamos ler um pouco sobre esse povo clicando na coroa. Anote em seu caderno quais as inovações que fazem o reino de Aksum se destacar na nossa aula.

41 Atividade 17: Já ouviu falar de Aksum?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade levaremos o aluno a ler sobre um dos primeiros reinos da África. O professor deve destacar a importância desse reino e o que ele representava para a região. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é um texto mostrando o mapa do reino com suas principais rotas o seu principal monumento que ainda atrai turistas. O professor deve destacar as inovações que o reino Aksum tem como sendo o primeiro a cunhar a própria moeda e a criar um alfabeto próprio usado até os dias atuais. Tempo de duração da atividade: 15 minutos Organização da sala de aula: Permanecer com a disposição da atividade anterior.

42 Atividade 18: O Sudão Ocidental
E ai? Já que você já sabe como era o Reino de Aksum, vamos descobrir outros reinos do continente africano e suas particularidades. Transcreva em seu caderno a importância desses reinos descritos no vídeo para o restante do mundo.

43 Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Atividade 18: O Sudão Ocidental Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade o aluno irá ver um vídeo sobre outros reinos do Oeste da África e terá que transcrever as principais características desses reinos para o seu caderno. O professor deve destacar principalmente a importância comercial e as riquezas que existiam nesse período para desmistificar o binômio África/Pobreza. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilizar o vídeo pausadamente para destacar a geografia dos reinos presentes. A natureza das rotas comerciais e a importância das mesmas para o mundo durante a idade média. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Como o professor julgar mais adequado.

44 Atividade 19: Alguns outros reinos
Com um vasto território e diversas riquezas naturais outros reinos surgiram no continente africano. Clique na almofada abaixo e descubra outros grandes reinos que dominavam a África antes do colonizador chegar. Faça um resumo em seu caderno sobre os novos reinos que estão presentes no infográfico acima.

45 Atividade 19: Alguns outros reinos
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Os alunos verão um infográfico que demonstra as mais importantes civilizações africanas na Idade Média. O professor deve visualizar uma a uma com os alunos para situa-los geograficamente no continente e demonstrar que os reinos estavam dispostos de acordo com os recursos existentes. Caso queira o professor deve retornar ao momento de reflexão para trabalhar a abstração do aluno para melhor compreensão dos reinos e sua disposição no continete. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Esse objeto é o mais importante da aula trazendo um resumo de diversas civilizações que existiam no continente africano durante a idade média. O professor deve destacar uma a uma e se surgir a curiosidade utilizar o blog abaixo com várias civilizações africanas Tempo de duração da atividade: 25 minutos Organização da sala de aula: Em fileiras ou em semi círculo, desde que os alunos possam visualizar as imagens e textos sugeridos.

46 Atividade 20: A origem linguística africana
Como vimos na atividade anterior, existia uma grande variedade de reinos no continente africano mas e quais línguas esses povos falavam. As línguas africanas tem uma origem similar, o banto. Veja o vídeo abaixo e anote em seu caderno quais países são mencionados.

47 Atividade 20: A origem linguística africana
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor pode lembrar da nossa origem linguística para exemplificar o que é demonstrado nessa atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto é uma edição de uma aula de história do telecurso no qual demonstra as migrações que geraram as diversas variedades linguísticas do continente africano. O professor deve usar ou repetir o vídeo pausadamente para demonstrar geograficamente as migrações e destacar os países mencionados. O professor deve lembrar que oficialmente essas línguas perderam espaço para as línguas dos colonizadores. Tempo de duração da atividade: 3 minutos Organização da sala de aula: Como o professor achar mais adequado.

48 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Os países que hoje estão sobre o território que pertencia ao Reino de Aksum são respectivamente: Egito e Somália; Sudão e Etiópia; Congo e Marrocos; Camarões e Nigéria.

49 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
GABARITO: A letra a esta errada, pois o Egito e a Somália não fazem fronteira. Parabéns! A região de fronteira entre esses dois países é onde surgiu o reinos de Aksum. A letra c esta errada, pois esses países estão em regiões distintas a oeste do antigo reino de Aksum. A letra d esta errada, pois estes países estão a oeste do antigo reino de Aksum.

50 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Os antigos reinos de Mali, Gana e Songai surgiram na região conhecida como Sudão Ocidental. Assinale a alternativa que apresenta uma das características que mais evidenciam a riqueza desses reinos. a)A extração de petróleo; b) O domínio da escrita; c) O controle das rotas comerciais; d) A resistência contra o colonizador.

51 Atividade 22: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
GABARITO: A letra a está errada, pois não havia extração de petróleo nesse periodo. A letra b esta errada, pois os povos antigos da África não dominavam a escrita. Parabéns! A letra c é a correta. Esses povos tinham o controle das rotas comerciais de quase todo o norte do continente. A letra d esta errada, pois esses povos não expressaram resistência significativa ao colonizador europeu.

52 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Durante muitos anos a África ficou conhecida na China e na Índia como a Terra do Ouro. Assinale a alternativa que expressa como os povos estrangeiros representavam essa riqueza do continente. Através de mapas que indicavam a localização das minas; Com reis que seguravam pepitas de ouro nas mãos; Com nomes e referencias ao ouro representado os lugares; Com as rotas de exploração e comércio de ouro.

53 Atividade 23: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
GABARITO: Resposta para as letras a, c e d: Infelizmente a resposta está errada, pois a representação era feita através de reis que seguravam pepitas de ouro nas mãos. Resposta para a letra b: Parabéns, você marcou a opção correta, pois nos mapas antigos os reis africanos apareciam segurando pepitas de ouro.

54 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Um povo guerreiro com exercito forte, especialistas em atividades de guerra e em armas. Os adivinhos, feiticeiros e oráculos participam ativamente das atividades bélicas para determinar o melhor momento de atacar ou de proteger os soldados. Estamos falando de qual reino africano? a) Reino do Congo b) Reino Iorubá c) Estado Zulu d) Império de Gana.

55 Atividade 24: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
GABARITO: Resposta para as letras a, b e d: Infelizmente a resposta está errada, pois o Estado Zulu que possui essas características. Resposta para a letra c: Parabéns, você marcou a opção correta, pois realmente é o Estado Zulu que possui essas características.

56 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
As línguas bantas comprovam as migrações que ocorreram no continente africano o tronco linguístico deu origem a diversas línguas que ainda são faladas e que contribuíram para o nosso vocabulário trazidas com escravos. Esse tronco linguístico surgiu em qual região do continente? a) No sul do continente entre as fronteiras do Estado Zulu e o Zimbabue. b) Na porção central do continente entre as fronteiras de Camarões e a Nigéria. c) Na faixa oriental no antigo reino Aksul que hoje é a Etiópia. d) No norte do continente na região conhecida como o Magreb.

57 Atividade 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
GABARITO: Resposta para a letra b: Parabéns, você acertou, pois o Banto surgiu entre fronteira de Camarões e a Nigéria Resposta para as letras a,c e d: Infelizmente você errou, o Banto surgiu na região entre a fronteira de Camarões e a Nigéria.

58 Atividades 21 a 25: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o aluno será testado, através de cinco perguntas sobre o tema deste 3º momento. Estes cinco exercícios variam da seguinte maneira: níveis intermediário e difícil, que são intercalados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: De modo que todos os alunos possam fazer individualmente ou em pequenos grupos, os exercícios propostos.

59 QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 25

60 Atividade 26: Você está sendo desafiado
Na aula de hoje vimos como eram os reinos e impérios que existiam na África antes do colonizador europeu dominar o continente. Pois bem, o seu desafio é elaborar um mapa com todos os reinos que foram abordados nessa aula. Utilize esse mapa para ajuda-lo. Você também pode utilizar os mapas das atividades 16 e 19. Procure mais sobre esse assunto e faça um pequeno resumo sobre cada reino que você demarcou no verso do mapa. Entregue ao seu professor quando terminar.

61 Atividade 26: Você está sendo desafiado
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade os alunos são desafiados a confeccionar um mapa com os antigos reinos que dominavam o continente antes do colonizador. O professor deve ajuda-los a identificar e colorir o mapa. O resumo no verso deve ser feito utilizando o infográfico da atividade 18. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Deve-se auxiliar o aluno na confecção do mapa para que o mesmo se familiarize com os contornos do continente e saiba localizar os reinos e países mais importantes. Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor.

62 QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL
Construção ATIVIDADE 27 Resumo ATIVIDADE 28 Próximo tema ATIVIDADE 29

63 Atividade 27: Construindo um resumo
Vamos construir um resumo com o que estudamos hoje. Elabore uma tabela com pelo menos 10 temas abordados nessa aula. Lembre-se de perguntar aos seus colegas do que eles se lembrar e se precisar. Volte um pouco e reveja alguns assuntos.

64 Atividade 27: Construindo um resumo
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui o (a) aluno (a) irá revisar os conceitos trabalhados, a partir de uma apresentação de slides. Além disso, será convidado (a) a elaborar um próprio resumo, com tudo que foi estudado, na ordem que foi apresentado. Para isso, são oferecidas 10 palavras-chave, que irão nortear este resumo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Para ajudar neste resumo, são oferecidos dois jogos, disponíveis em: e Tempo de duração da atividade: 10 minutos Organização da sala de aula: Como na disposição anterior.

65 Atividade 28: Educosíntese
Veja se você citou ao menos cinco palavras ou ideias que aparecem nos dez pontos aqui destacados. Se elas não foram citadas aqui, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula. Converse também com seu professor. África Pré-colonial 1 Os povos africanos não tinham o hábito da escrita por isso boa parte da sua história se perdeu com o tempo. 2 O continente é o berço da humanidade e da socialização, com os primeiros agrupamentos de pessoas. 3 A arqueologia favoreceu a descoberta do passado do continente através dos artefatos deixados por povos antigos. 4 A produção artistica do continente foi espalhada pelo mundo devido aos problemas internos como as guerras civis. 5 O primeiro grande reino que surgiu foi o Aksum ao Sul do antigo Egito e tinha como característica a prosperidade e os monumentos. 6 Na região conhecida como Sudão Ocidental surgiram os reinos de Gana, Mali e Songai que ficaram conhecidos pelo controle que tinham de rotas comerciais e pela exploração de ouro. 7 Outros povos surgiram no continente como o Estado Zulu ao sul, Os reinos do Congo, Iorubá, Abomé, Achanti e o Império Monomotapa. 8 Na Região do Vale da Grande Fenda é a região onde a linhagem do homem e do macaco se separam e encontramos nossos primeiros ancestrais. 9 O maior tronco linguístico do continente africano é o Bantu que deu origem a diversas linguas. 10 O Brasil possui algumas palavras de origem Bantu em nosso vocabulário como chinelo, mochila e farofa.

66 Atividade 28: Educosíntese
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui apresentamos uma síntese de tudo que foi estudado hoje. O professor pode ir lendo cada tópico, solicitando que os alunos levantem as mãos nos tópicos que também estão em seus resumos, verificando aonde ainda existam dúvidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não existirem objetos de aprendizagem nesta atividade. Tempo de duração da atividade: 5 minutos Organização da sala de aula: Como na disposição anterior.

67 Atividade 29: Na próxima aula...
Na próxima aula vamos começar a estudar o processo de colonização e descolonização do continente africano e saber como esses assuntos influenciaram a formação e a nossa composição étnica e cultural.

68 Atividade 29: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o encerramento desta aula e preparação para a seguinte. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 1 minuto Organização da sala de aula: Em fileiras.

69 Para saber mais sobre a influência da cultura africana, acesse:
PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Para relembrar o continente africano, estudado neste bimestre, veja o mapa político em: PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Para saber mais sobre a influência da cultura africana, acesse:


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google