A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Especiais de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Especiais de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Especiais de Marketing
CST Gestão de Marketing Prof. António Albano B Moreira

2 Aula 6 – 13/08/2013 Competência trabalhada
Acompanhar o processo de gestão de projetos. F PROVA 27/09 + 1 AULA

3 Fluxo das informações CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA
Tomada de decisão com vantagem competitiva INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise DADOS Componentes básicos influentes ao negócio

4 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO

5 Na estrutura Estraté- gico Informação Objetivos Gerencial Operacional

6 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

7 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

8 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

9 Então temos que ... Gerir com técnica; Buscar informações;
Usar as informações.

10 SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Portanto ... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

11 Na estrutura Estra- tégico Gerencial Objetivos Informação Operacional

12 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

13

14 Um exemplo– Passo 1? DADOS DOS DADOS NOTAS FISCAIS VENDA CTAS A PAGAR
NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

15 Um exemplo – Passo 2 INFORMAÇÃO APLICAÇÃO D. G. RESULTADO
FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR. ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE

16 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

17 Estrutura e Fluxo da decisão
Estratégico Decisão Informação Objetivos Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

18 Coleta dos Dados / Controle
OLTP – On-line Transaction Process (Controle Estoque, Controle Caixa, etc) Bancos de Dados e ERP MRP II Planilhas DADOS

19 Externos Internet Redes Neurais AI - Agentes Inteligentes DADOS

20 Processamento EIS ERP e CRM BD/DB - Bandos de Dados Data Warehouse
Data Mart SI – Sistemas Inteligentes DADOS Organização dos dados

21 Disponibilizar SQL, Structured Query Language Queries e Reports
Planilhas DSS SAD SIG OLAP On-line Analytical Processing Data Mining DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação

22 Decisão Ação humana Racionalização das decisões
Estabelecimento de metas KPI - Indicadores de performance BPM Balanced Scorecard DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação INTELI- GÊNCIA

23 Resultados/Avaliação
PDCA – Plan Do Control Action Avaliação contínua de resultados Retro-alimentação e correção Novo ciclo – processo contínuo DADOS Organização dos dados Informação Análise e Contextuali - zação INTELI- GÊNCIA

24 EIS, DataWareHouse, DataMart
Visão Geral SQL DSS OLAP Data Mining Queries Reports Estratégico Indicadores Metas Objetivos KPI BPM BSC SI, BD/DB, ERP MRP II, Planilhas, CRM EIS, DataWareHouse, DataMart Gerencial OLTP, BD/DB, AI, MRP II Planilhas, ERP Operacional

25 Objetivos específicos
BI como método de gestão; Sensibilizar para a importância da tomada de decisão com base em informações; Inteligência nos negócios com ferramentas simples; Importância do ambiente de MPEs.

26 Vamos nos organizar Business Intelligence - Inteligência nos Negócios
Então precisamos definir - INTELIGÊNCIA + NEGÓCIOS

27 Visão geral BI – Business Intelligence ou IN -Inteligência de Negócios é um dos principais conceitos disponíveis atualmente no que diz respeito a gestão empresarial. É um processo rumo à excelência organizacional através das ferramentas de processamento de informações.

28 Definições Técnicas - I
SIN – Sistemas de Inteligência de Negócios, é o processo organizacional pelo qual a informação é sistematicamente coletada, analisada e disseminada como inteligência aos usuários que possam tomar ações a partir dela – HERRING, 1997.

29 Definições Técnicas - II
Segundo TYSON (1997), SIN é um processo que envolve a coleta, análise e validação de informações sobre concorrentes, clientes, fornecedores, candidatos potenciais à aquisição, candidatos à join-venture e alianças estratégicas. Inclui também eventos econômicos, reguladores e políticos que tenham impacto sobre os negócios da empresa. O processo de IN analisa e valida todas essas informações e as transforma em conhecimento estratégico.

30 Palavras chave ... Processo Informações Ferramenta Tomada de decisão
Inteligência Ambiente Interno Ambiente Externo Vantagens PARA QUÊ?

31 Resultados Internos ? Maximização dos lucros Diminuição dos riscos
Redução dos custos Aumento de produtividade e eficiência Aumento da qualidade Redução dos desperdícios Etc.

32 Resultados Externos ? Antecipar mudanças do mercado
Antecipar ações dos concorrentes Descobrir novos concorrentes Aprender com os outros Conhecer melhor os possíveis parceiros Conhecer sobre política, legislação ou regulamentos que possam afetar seu negócio Entrar em novos negócios Rever suas práticas de negócio Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.

33 Estrutura e Fluxo da decisão
Estratégico Decisão Informação Objetivos Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

34 EIS, DataWareHouse, DataMart
Visão Geral SQL DSS OLAP Data Mining Queries Reports Estratégico Indicadores Metas Objetivos KPI BPM BSC SI, BD/DB, ERP MRP II, Planilhas, CRM EIS, DataWareHouse, DataMart Gerencial OLTP, BD/DB, AI, MRP II Planilhas, ERP Operacional

35 Solução Proposta

36 EXEMPLO ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO (1):
1 – Existência de um Sistema Contábil com todas as informações; 2 – Identificação no Plano de Contas dos Custos Variáveis, Custos Fixos, Receitas Não Operacionais, Despesas, Contas de Ativo, Passivo, etc; 3 – Identificação de quais sites e quais indicadores externos são importantes e acrescentar na planilha de simulação;

37 ROTEIRO PARA IMPLANTAÇÃO (Cont.):
4 – Identificação dos indicadores Econômicos e Financeiros importantes e acrescentar na planilha; 5 – Informar os 2 últimos exercícios; 6 - Preparar o ODBC que vai puxar os dados do Sistema Contábil para a Planilha de Simulação e Indicadores; 7 – Parametrizar os limites aceitáveis dos indicadores.

38 Como atingir – Passo 1? DADOS DOS DADOS NOTAS FISCAIS VENDA
NOTAS FISCAS COMPRA MOV. ESTOQUE MOV. CAIXA MOV. BANCOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS CTAS A PAGAR CTAS A RECBER REGISTRO CAIXA CONTROLE ESTOQUES EXTRATO BANCÁRIO CUSTOS CONTABILIDADE GERENCIAL

39 Como atingir – Passo 2? INFORMAÇÃO APLICAÇÃO D. G. RESULTADO
FLUXO DE CAIXA BALANÇO GERENCIAL PTOS EQUILÍBRIO MARGEM CONTR. ANÁLISE E APLICAÇÃO PREÇO DE VENDA CAPITAL DE GIRO METAS DE VENDAS CICLO FINANCEIRO CUSTOS GIRO DE ESTOQUE LUCRO RENTABILIDADE

40 Exemplo – Finanças em MPE´s - 3
INTELIGÊNCIA Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual a capacidade ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? Qual a participação de mercado ?

41 NÍVEL E AMPLITUDE DA VISÃO
TIPOS NÍVEL E AMPLITUDE DA VISÃO PERGUNTAS A RESPONDER POR FINANÇAS QUANTO AO NÍVEL DECISÓRIO OPERAÇÃO GERÊNCIA PLANEJAMENTO ESTRATÉGIA QUANTO À INTERAÇÃO SETOR DEPARTAMENTO EMPRESA MACROAMBIENTE Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho lucro ? Vou ter lucro ? Quanto valem os estoques ? Qual o nível de estoques a manter ? Qual o investimento necessário ? Qual capital de giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Qual o nível de custos adequado ? Quais são os custos ? Qual o valor do contas a receber ? Qual o valor do contas a pagar ? Quais os Ptos. Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a lucratividade ? Qual a rentabilidade ? QUANTO AO RESULTADO COLETA CONTROLE PERFORMANCE EXCELÊNCIA QUANTO À SOFISTICAÇÃO DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA QUANTO À FORMA REGISTROS LISTAS [ ORDENAÇÃO / AGRUPAMENTO ] DEMONSTRATIVOS [ CRUZAMENTO / FORMATAÇÃO ] INDICADORES [ METAS / DECISÕES / OBJETIVOS ] QUANTO AOS INSTRUMENTOS - NOTAS FISCAIS DE VENDA - NOTAS FISCAS DE COMPRA - MOV. ESTOQUE - MOV. CAIXA - MOV. BANCOS - CTAS A PAGAR - CTAS A RECBER - REGISTRO CAIXA - CONTROLE ESTOQUES - EXTRATO BANCÁRIO - CUSTOS - CONTABILIDADE GERENCIAL - DEMONSTRATIVO GERENCIAL DE RESULTADOS - FLUXO DE CAIXA - BALANÇO GERENCIAL - PTOS EQUILÍBRIO - MARGEM CONTRIBUIÇÃO - PREÇO DE VENDA - IMOBILIZAÇÕES - CAPITAL DE GIRO - METAS DE VENDAS - CICLO FINANCEIRO - GIRO DE ESTOQUE - LUCRO - INDICADORES PDCA FLUXO DE PLANEJAMENTO DO AÇÃO/OPERAÇÃO CONTROL MONITORAMENTO ACT ANÁLISE DOS RESULTADOS PLAN CLIENTES CONCORRENTES FORNECEDORES GOVERNO SINDICATOS ECOLOGIA SOCIEDADE ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO AMBIENTE EXTERNO

42 Resumo Business Intelligence é um conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões em negócios.

43 Na prática E os pequenos ? Bancos e Financeiras Bolsas de valores
McDonald´s Automotivas Grandes Grupos Etc. E os pequenos ?

44 Em busca do “Santo Graal”
MODELO ORGANIZACIONAL Estrutura funcional Foco nos produtos MERCADO PROCESSOS Sistemas não Integrados TECNOLOGIA INTELIGÊNCIA HUMANA

45 MODELOS DE BI

46

47

48

49

50

51

52 Open source

53 Exemplos de uso de BI com Access e Excel

54 Microsoft Excel ODBC, dados externos Tabelas dinâmicas, drill down
Atingir meta Filtros e subtotais Funções estatísticas e de agrupamento de informações Solver Mapas de dados Gráficos, indicadores e sinalizadores Tendências, progressão e regressão lineares

55 Sistemas informações gerenciais
Access Dados, informações, tabelas, relacionamentos Conhecimento, Inteligência Excel Dados externos, BD e Internet Simulações, gráficos, seleções, relatórios, etc

56 Boa noite...


Carregar ppt "Tópicos Especiais de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google