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Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura

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Apresentação em tema: "Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura
Curso: Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Disciplina: Marketing Professor: Wilson Chagas

2 Dúvidas e Contato

3 Ementa Conceito de Agronegócio. Produto. Mercado. Segmentação.

4 Ementa Previsão de Demanda. Distribuição. Preço.

5 Ementa Concorrência. Propaganda. Planejamento de Marketing e Vendas.

6 Objetivo Apresentar a concepção contemporânea da mercadologia destacando as técnicas de planejamento, organização e controle de marketing que habilitem o aluno no desenvolvimento de negócios.

7 Conteúdo Programático
Aula Conteúdo 1 Apresentação do Conteúdo e da Disciplina Conceito de Agronegócio 2 Conceito de Marketing 3 Produto 4

8 Conteúdo Programático
Aula Conteúdo 5 Produto 6 Mercado 7 Segmentação 8 Previsão de Demanda

9 Conteúdo Programático
Aula Conteúdo 9 Avaliação P1 10 Discussão Avaliação P1 Distribuição 11 12 Preço

10 Conteúdo Programático
Aula Conteúdo 13 Concorrência 14 Propaganda 15 16 Planejamento de Marketing e Vendas

11 Conteúdo Programático
Aula Conteúdo 17 Avaliação P2 18 Discussão Avaliação P2 19 Avaliação P3 20 Discussão Avaliação P3 e Encerramento do Semestre

12 Processo Didático Aulas expositivas, exercícios e atividades desenvolvidas em sala de aula. Trabalho de aplicação prática.

13 Recursos Quadro verde Projetor de multimídia
Computadores e softwares específicos Internet (pesquisa) Disponibilização de material didático para cópia Indicação de livros, revistas e endereços eletrônicos especializados

14 Avaliação Serão 2 notas no decorrer do semestre (M1 e M2), divididas respectivamente em avaliações do 1º. e do 2º. bimestres. O aluno estará aprovado se atingir a média aritmética de M1 e M2 igual ou superior a 6.0 (seis). Caso não atinja a média nas duas provas bimestrais o aluno fará a Prova Substitutiva para a menor nota bimestral precisando obter média aritmética maior ou igual a 6,0 entre as duas maiores notas obtidas no período.

15 Bibliografia Complementar
Agribusiness Brasileiro: a História. São Paulo: Evoluir, p. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. 2. ed. rev. aum. e atu. 4. reimp. São Paulo: Atlas, p. CASAS, Alexandre Luzzi Las. Marketing: Conceitos, Exercícios, Casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

16 Bibliografia Complementar
CATEORA, Philip R. Marketing Internacional. 13. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. DUALIBI, Roberto; SIMONSEN JR, Harry. Criatividade e Marketing: o Clássico dos Livros de Marketing. São Paulo: MBOOKS, 2008. HASHIMOTO, Marcos. Espírito Empreendedor nas Organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2007.

17 Bibliografia Complementar
NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Marketing e Estratégia em Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2003. PIPKIN, Alex. Marketing Internacional. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010. SCHREINER, José Mario. Empreender é a Saída. Disponível em: TEJON, José Luiz; XAVIER, Coriolano. Marketing & Agronegócio a nova gestão: diálogo com a sociedade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

18 CONCEITO DO AGRONEGÓCIO

19 Agronegócio é toda relação
comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Agronegócio ou agribusiness, é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico (Batalha).

20 Agronegócio é um conjunto de empresas que produzem insumos agrícolas, propriedades rurais, empresas de processamento e toda a distribuição.

21 Agronegócio inclui todos os setores relacionados às plantações e às criações de animais, como comércio de sementes e de máquinas e equipamentos, as indústrias agrícolas, os abatedouros, o transporte da produção e as atividades voltadas à distribuição.

22 O que é Agricultura de Precisão?
Gerenciamento da variabilidade de áreas cultivadas para melhorar os benefícios econômicos e redução de impactos ambientais. (BALKMORE)

23 O que é Agricultura de Precisão?
É o uso da tecnologia da informação para estabelecer gerenciamento do solo e cultura no ajuste das condições específicas encontradas dentro de um campo. (DEBOE)

24 O que é Agricultura de Precisão?
Uso racional de tecnologias atuais para o manejo do solo, insumos e culturas de modo adequado às variações espaciais e temporais dos fatores que afetam a produção agrícola. (BALESTREIRE)

25 O que é Agricultura de Precisão?
Aplicar no local certo, no momento adequado, as quantidades de insumos necessários à produção agrícola, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos o permitam. (MANZATTO)

26 100% da população depende da agricultura para nutrição;
Por que agricultura é importante globalmente? 100% da população depende da agricultura para nutrição; 40% dos empregos gerados globalmente são agrícolas;

27 Escassez de terras produtivas: a importância da tecnologia
Nos últimos 50 anos a área utilizada na agropecuária, no mundo, cresceu 11% e no mesmo período: O consumo de grãos aumentou 185%; O consumo de carnes aumentou 433%. Fontes: FAO e ONU.

28 competitivo no agronegócio
Brasil extremamente competitivo no agronegócio Agricultura brasileira é baseada no empreendedorismo do produtor e não em subsídios. País é referência em tecnologia, plantio direto e adaptação de maquinários.

29 Salto da Agricultura no Brasil
1989 2014 42 milhões de ha Área Plantada 56 milhões 71 milhões de ton Produção Total 191 milhões estimado

30 Estrutura Fundiária Brasileira Fonte:Incra
CLASSES DE PROPRIEDADE IMÓVEIS ÁREA Número % ha em milhões Grande 2,8 375,0 60,2 Média 7,5 108,5 17,4 Pequena 26,0 81,6 13,1

31 Salto da Produtividade no Brasil
em 25 Anos Soja +50% Trigo +61% Feijão +134% Milho +141% Arroz +151%

32 Distribuição do mercado mundial do Agribusiness
+- 10 trilhões US$ % Setor 10 Antes da porteira Insumos, bens de produção e serviços para agropecuária 20 Dentro da porteira Produção agropecuária 70 Depois da porteira Processamento agroindustrial e distribuição

33 PIB DO AGRONEGÓCIO NACIONAL
(em R$ bilhões*) Fonte: Cepea-USP /Faemg /Seapa Ano Valor 2010 829,80 2011 961,13 2012 952,81 2013 1099,17 2014 1136,70

34 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS (em R$ bilhões*)
Fonte: Aliceweb - MDIC Ano Total Agroneg. % 2010 201,9 76,4 37,8 2011 256,0 94,5 36,9 2012 242,6 95,8 39,5 2013 242,2 100,0 41,3 2014 95,0

35 Comércio Brasil e China
1989 2014 Quanto cresceu Exportação do Brasil 628 mi US$ 46 bi US$ +7.225% Importação 128 37,3 %

36 A sociedade da informação
“A ciência moderna descobriu a informação como o terceiro elemento que explica o universo, após a matéria e a energia”. (Yamaguchi – Nagoya University)

37 sociedade da informação (e... do conhecimento).
Nas economias desenvolvidas mais da metade dos trabalhadores, hoje, estão no setor de serviços (bens intangíveis), é a chamada megatendência da sociedade industrial para a sociedade da informação (e... do conhecimento).

38 O que está mudando no mercado?
Com as preferências dos clientes ficando cada vez mais diversificadas e individualizadas, a construção da vantagens competitivas depende da capacidade das empresas em absorver e transformar as informações em oportunidades .

39 A qualidade da informação
Conhecer a renda do produtor é fundamental para o Plano de Marketing da indústria de insumos (produtos necessários à produção vegetal e animal).

40 A qualidade da informação
A projeção de renda do produtor de soja estaria somente vinculada à uma demanda internacional aquecida? Não, faltaria considerar cotação do dolar, política cambial, taxas de juros, logistica de transporte, etc.

41 A qualidade da informação
O agronegócio, como os outros setores da economia, está subordinado a essa força da área de informação. A eficácia dos negócios, está cada dia mais, dependente da qualidade, segmentação, individualização, e personalização dos produtos e dos processos exigidas pelo mercado.

42 A qualidade da informação
Hoje o negócio vai da pesquisa genética da semente, respeito ao ecologicamente correto, continua na tecnologia do plantio, qualidade da colheita e armazenagem, passa pela embalagem, distribuição e vai até a estratégia de comunicação com o mercado, dentro de uma visão integrada e sistêmica.


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