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CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING  Estratégia de Distribuição- Varejo e Atacado.

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Apresentação em tema: "CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING  Estratégia de Distribuição- Varejo e Atacado."— Transcrição da apresentação:

1 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING  Estratégia de Distribuição- Varejo e Atacado

2 Canais de marketing  Os canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo.

3 Distribuição TEMPO E LOCAL (ACESSO) CONSUMIDORES OU CLIENTES PRODUTOR

4 Canais de distribuição  OBJETIVO:  FACILITAR O ACESSO AOS PRODUTOS  CARACTERÍSTICAS:  REDUZEM O NÚMERO DE CONTATOS/TRANSAÇÕES  SUBSTITUEM O PRODUTOR JUNTO AO CLIENTE  MANTÊM OS ESTOQUES PRÓXIMOS AOS CONSUMIDORES  NÍVEIS DE COBERTURA:  INTENSIVA, SELETIVA E EXCLUSIVA

5 Número de Intermediários  Distribuição Exclusiva (l imitado n o de intermediários) - Controle sobre o nível e produção do serviço oferecido - Geralmente são firmados acordos de exclusividade - Maior dedicação e habilidade para venda - Maior parceria entre fabricante e revendedor (ex. automóvel de luxo)  Distribuição Seletiva - Cobertura de vendas/PDV´s x controle x custo  Distribuição Intensiva (maior n o possível de PDVs) - Bens de Conveniência (ex.goma de mascar)

6 Número de transações- sem distribuidor = fabricante = consumidor A. Número de contatos sem o distribuidor f x c = 3 x 3 = 9

7 Número de transações- com distribuidor = fabricante = consumidor = distribuidor B. Número de contatos com o distribuidor f + c = = 6

8 Problemas com canal de Distribuição  Podem ser de dois tipos:  Conflitos com empresas do mesmo nível (entre um fabricante e outro), também conhecido como Conflito Horizontal;  Conflitos com empresas de diferentes níveis de canal ( entre um varejista e outro, ou tipos diferentes de empresas), também conhecido como Conflito Vertical ;

9 Tipos de Varejo  Lojas de departamentos;  Lojas independentes;  Cooperativas,  Lojas especializadas e;  Supermercados.

10 Decisões de administração do canal seleção treinamento motivação avaliação feedback

11 Estratégias de distribuição  Pontos a ser destacados e valorizados:  Processo de distribuição física, que começa com o pedido que precisa ser processado adequadamente para que o mesmo atenda a todas as necessidades do intermediário;

12  Centros de Distribuição- a logística;  Estoques;  Sistemas de Transporte.

13 Referências:  LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing, Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Editora Atlas. São Paulo,  KOTLER, Phillip, Administração de Marketing - Análise, Planejamento e Controle São Paulo: Ed. Atlas.  NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas,  KOTLER, Phillip., Marketing Edição Compacta. São Paulo: Ed. Atlas.  KOTLER, Phillip e ARMSTRONG, Gary., Principios de Marketing.São Paulo: Atlas,1999.  MEGIDO, J.L.Tejon; XAVIER, Coriolano., Marketing & Agribusiness. São Paulo: Atlas.


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