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CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING

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Apresentação em tema: "CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ou CANAIS DE MARKETING
Estratégia de Distribuição- Varejo e Atacado

2 Canais de marketing Os canais de marketing são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo.

3 CONSUMIDORES OU CLIENTES
Distribuição PRODUTOR TEMPO E LOCAL (ACESSO) CONSUMIDORES OU CLIENTES

4 Canais de distribuição
OBJETIVO: FACILITAR O ACESSO AOS PRODUTOS CARACTERÍSTICAS: REDUZEM O NÚMERO DE CONTATOS/TRANSAÇÕES SUBSTITUEM O PRODUTOR JUNTO AO CLIENTE MANTÊM OS ESTOQUES PRÓXIMOS AOS CONSUMIDORES NÍVEIS DE COBERTURA: INTENSIVA, SELETIVA E EXCLUSIVA

5 Número de Intermediários
Distribuição Exclusiva (limitado no de intermediários) - Controle sobre o nível e produção do serviço oferecido - Geralmente são firmados acordos de exclusividade - Maior dedicação e habilidade para venda - Maior parceria entre fabricante e revendedor (ex. automóvel de luxo) Distribuição Seletiva - Cobertura de vendas/PDV´s x controle x custo Distribuição Intensiva (maior no possível de PDVs) - Bens de Conveniência (ex.goma de mascar)

6 Número de transações- sem distribuidor
1 A. Número de contatos sem o distribuidor f x c = 3 x 3 = 9 2 3 4 5 = consumidor 6 = fabricante 7 8 9

7 Número de transações- com distribuidor
1 4 B. Número de contatos com o distribuidor f + c = = 6 = fabricante 2 5 = consumidor = distribuidor 6 3

8 Problemas com canal de Distribuição
Podem ser de dois tipos: Conflitos com empresas do mesmo nível (entre um fabricante e outro), também conhecido como Conflito Horizontal; Conflitos com empresas de diferentes níveis de canal ( entre um varejista e outro, ou tipos diferentes de empresas), também conhecido como Conflito Vertical ;

9 Tipos de Varejo Lojas de departamentos; Lojas independentes;
Cooperativas, Lojas especializadas e; Supermercados.

10 Decisões de administração do canal
seleção treinamento feedback motivação avaliação

11 Estratégias de distribuição
Pontos a ser destacados e valorizados: Processo de distribuição física, que começa com o pedido que precisa ser processado adequadamente para que o mesmo atenda a todas as necessidades do intermediário;

12 Centros de Distribuição- a logística;
Estoques; Sistemas de Transporte.

13 Referências: LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing, Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. Editora Atlas. São Paulo, 2006. KOTLER, Phillip, Administração de Marketing - Análise, Planejamento e Controle São Paulo: Ed. Atlas. NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Marketing e Estratégia em Agronegócios e Alimentos. São Paulo: Atlas, 2003. KOTLER, Phillip., Marketing Edição Compacta. São Paulo: Ed. Atlas. KOTLER, Phillip e ARMSTRONG, Gary., Principios de Marketing.São Paulo: Atlas,1999. MEGIDO, J.L.Tejon; XAVIER, Coriolano., Marketing & Agribusiness. São Paulo: Atlas.


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