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PublicouMaria Luiza Gil Melgaço Alterado mais de 8 anos atrás
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O terceiro conceito fundamental da gênese do pensamento político: O monoteísmo Profª Ms.Socorro Moura
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Relação com o pensamento político: O êxito político das duas religiões A Cristandade e o Islã
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O êxito político Cristandade Tempo determinado: orientação espiritual e civil na Europa durante a Idade Média Civilização católica cristã Dualismo de poder Influência sobre a organização social, política e econômic a Islã Continuidade histórica: resquícios contemporâneos Sem rivalidade com a ordem temporal Equilíbrio entre as ordens temporal e religiosa Definição simultânea do espaço político e religioso
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O êxito político islâmico
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A origem: o Velho Testamento O ideário: a crença num Deus único e criador e Senhor da lei o homem pecador a salvação dada por Deus o paraíso como recompensa a comunidade fundada numa aliança religiosa Marcaram idéias e costumes PONTOS CONVERGENTES
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A divisão do crente: perseguição e morte aos cristãos As soluções institucionais (séc. IV): Tolerância de credos (ano 311) – imperador Galérico Liberdade de culto aos cristãos (ano 313) e a conversão do imperador Constantino a institucionalização da religião cristã: a oficialização da religião cristã (ano 392) – imperador Teodósio Centralização política e religiosa A Cristandade: a relação entre a ordem temporal e a ordem religiosa
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A organização administrativa A disciplina eclesiástica A fixação dos dogmas A perseguição às heresias A definição da legislação interna O fortalecimento da instituição eclesiástica
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A revolução cristã no Ocidente: o êxito cristão
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Recorte temporal: Idade Média Inovação política: distinto da centralização imperial Monismo X dualismo Separação ideal das esferas estatal e religiosa Divisão de responsabilidades: corpo e alma Autonomia recíproca entre as esferas Dualismo decidido por Deus O DUALISMO IGREJA / ESTADO
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O dualismo de poder: Igreja X “Estados”
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O dualismo decidido por deus: A onipotência delega a dois poderes distintos o triunfo da ordem divina: Papa → a potência religiosa suprema Imperador → o poder temporal O conflito: 01 A TEORIA DAS DUAS ESPADAS
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A imprecisão da limitação das esferas Reclamação da superioridade religiosa As invasões de jurisdições e atribuições O conflito entre as ordens temporal e espiritual
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O Sacro Império Romano Germânico
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Pirâmide econômica
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Pirâmide social: relações de suserania e vassalagem
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A relação entre as dimensões econômica e social
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Níveis de poder político
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A formação dos burgos Divisão social do trabalho e o surgimento da burguesia O renascimento comercial e as mudanças das regras e tributos da economia feudal agrária A transformação do poder Bases: A autonomia do Estado desvinculado do sagrado E o esfacelamento dos laços pessoais Fim das relações de obrigações pessoais características do feudalismo A formação do Estado laico e da ética profana
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O reforço da política pela economia: as cidades aspiravam por liberdade em relação à nobreza, ao papa e o poder do Estado A criação do Parlamento: instituição com a função de estreitar as relações entre os cidadãos e o poder Real Sujeitos do processo do fortalecimento do poder: o Parlamento, a burguesia, a nobreza urbana e o Rei - aglutinação de forças para substituir a desordem e descentralização do feudalismo pelo poder central e unificad o Outros fatores
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Preservação da ordem Condições de desenvolvimento da economia: os conflitos e a descentralização e a ideologia cristã perturbavam o comércio A busca da emancipação da supremacia da nobreza rural Os interesses burgueses
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O poder unificado na pessoa do Rei A jurisdição única sobre dado território As limitações às ações do Rei pela lei imposta a todos - a Carta Magna Características distintas do localismo anterior: leis baseadas nos costumes A idéia de soberania :: centralização e concentração de poder
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O Rei: passa a deter a auctoritas e a potestas: Retomada da unidade política imperial romana Funções Reais: legislar Fazer a justiça Administrar pessoas e coisas Tributar Combinação do poder civil com poder político A concentração do poder político
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Desvinculado do sagrado pela ruptura com a Igreja Devolução da unidade anterior à conversão de Constantino: fim das duas espadas, esferas ou jurisdições Prescreve uma única fonte da autoridade Ilimitação das ações do Estado: abrangência total sobre a sociedade o âmbito do Estado seria tão amplo quanto a própria sociedade Poder político = poder civil O Estado laico
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A universalidade dos cidadãos: cidadãos e grupos consensuais A substituição dos laços pessoais pela relaçõ es contratuais As transformações das relações sociais e econômicas
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As mudanças nas realidades históricas e econômicas: desenvolvimento da civilização urbana, comercial e manufatureira As revoluções astronômicas, físicas e a descoberta do Novo Mundo A redescoberta da cultura greco-romana: o Humanismo, o antropocentrismo e as especulações ético-políticas A contestação do poder e da hierarquia de Roma pelos grupos religiosos O Renascimento e a fundação do príncipe soberano: as condições
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O Estado Moderno: poder civil/político/econômico O Estado Moderno ReligiãoFamília Força interna /externa Economia
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