A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA PROFª. NORMA MENDES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA PROFª. NORMA MENDES."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA PROFª. NORMA MENDES

2 CIVILIZAÇÃO MICÊNICA SÉC. XII a.C.
PARTEM AQUILES, AGAMENON E ULISSES PARA CONQUISTAR TRÓIA

3 SINOPSE DA GUERRA DE TRÓIA
Quando Páris foi a Esparta em missão diplomática, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Tróia, enfurecendo Menelau. Este apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que haviam feito. Agamenon então assumiu o comando de um exército de mil naus e atravessou o mar Egeu para atacar Tróia. As naus gregas desembarcam na praia próxima a Tróia e iniciam um cerco que iria durar 10 anos e custaria a vida de muitos heróis de ambos os lados. Dois dos mais notáveis heróis a perderem a vida na guerra de Tróia foram Heitor e Aquiles.

4 CONCEPÇÃO MÍTICA: OS MITOS GREGOS:
TRANSMITIDOS PELOS AEDOS E RAPSODOS.

5 A TEOGONIA HESÍODO – SÉC. VIII –VII a.C. - Teo = deus - Gonia = origem
Relata a origem do mundo e dos deuses.

6 A TEOGONIA As forças que surgem são as próprias divindades:
Gaia – Terra Urano – Céu Cronos – Tempo

7 TEMPOS HOMÉRICOS PREDOMÍNIO DA CONSCIÊNCIA MÍTICA.
HOMERO Ilíada e Odisséia (Guerra de Tróia e o Retorno de Ulisses À Ítaca. )

8 PENÉLOPE Na mitologia grega, Penélope (Πηνελόπη) é a esposa de Ulisses - aguarda por Ulisses durante todo o seu retorno da Guerra de Tróia, narrado na Odisséia, de Homero. - Ela, uma mulher apaixonada e fiel ao seu marido, decidiu que o esperaria até a sua volta. “[...]um mendigo pediu para tentar atirar (a flecha), grifo meu, e conseguiu, na mesma hora Penélope reconheceu seu amado marido Ulisses.” (ARANHA, 1995)

9 PENÉLOPE Na mitologia grega, Penélope (Πηνελόπη) é a esposa de Ulisses - aguarda por Ulisses durante todo o seu retorno da Guerra de Tróia, narrado na Odisséia, de Homero. - Ela, uma mulher apaixonada e fiel ao seu marido, decidiu que o esperaria até a sua volta. “[...]um mendigo pediu para tentar atirar (a flecha), grifo meu, e conseguiu, na mesma hora Penélope reconheceu seu amado marido Ulisses.” (ARANHA, 1995

10 REFLEXÃO! QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DAS EPOPÉIAS NO PERÍODO HOMÉRICO?

11 A IMPORTÂNCIA DAS EPOPÉIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL:
FUNÇÃO DIDÁTICA IMPORTANTE NA VIDA DOS GREGOS: Descrevem o período da civilização micênica. Transmitem os valores culturais através das histórias dos deuses e dos antepassados.

12 A IMPORTÂNCIA DAS EPOPÉIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL:
Desde cedo as crianças decoravam passagens dos poemas de Homero. As ações heróicas relatadas nas epopéias mostram a intervenção dos deuses na vida humana.

13 A IMPORTÂNCIA DAS EPOPÉIAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL:
O homem homérico é presa do destino. O herói vive na dependência dos deuses. Falta ao herói a nossa noção de vontade. A virtude do herói se manifesta na força: campo de batalha e no discurso na assembléia pela persuasão.

14 PERÍODO ARCAICO (SÉC VIII –VI a.C.)
ALTERAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS: ADVENTO DA PÓLIS GREGA!

15 QUAIS FORAM AS ALTERAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS?
REFLEXÃO! QUAIS FORAM AS ALTERAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS?

16 AS NOVIDADES SURGIDAS NO PERÍODO ARCAICO:
A ESCRITA. A MOEDA. A LEI ESCRITA. O CIDADÃO DA PÓLIS.

17

18 O CIDADÃO DA PÓLIS: Ágora – debates de interesse comum.
Separação do domínio público e privado em função da classe social. Noção de justiça assume um caráter político e não apenas moral. Autonomia da palavra (conflito, discussão, argumentação)

19 O CIDADÃO DA PÓLIS: O saber deixa de ser sagrado para ser objeto de discussão. O debate faz nascer a política.

20 O CIDADÃO DA PÓLIS: Libertação dos desígnios divinos, permitindo tecer seu destino na praça pública. Instauração da ordem humana – surgimento do cidadão da pólis.

21 O CIDADÃO DA PÓLIS: Participa dos destinos da cidade por meio do uso da palavra em praça pública. ISONOMIA – igual participação de todos os cidadãos no exercício do poder.

22 PERÍODO CLÁSSICO (Séc. V a.C.)
PATHERNON, ATENAS Apogeu da democracia ateniense: Artes, Literatura e Filosofia. Democracia em Atenas: – meio milhão de habitantes: 300 mil escravos, 50 mil metecos; exclusão das mulheres e crianças = 10% considerados cidadãos.

23 SURGIMENTO DA FILOSOFIA
SÉCULO VI a.C. NAS COLÔNIAS GREGAS DA MAGNA GRÉCIA E DA JÔNIA. SÉULO VII DESLOCA-SE PARA ATENAS. ( CENTRO CULTURAL DO PERÍODO CLÁSSICO).

24 PRÉ-SOCRÁTICOS E AS ESCOLAS:
ESCOLA JÔNICA: TALES, ANAXIMANDRO, ANAXÍMENES, HERÁCLITO, EMPÉDOCLES. ESCOLA ITÁLICA: PITÁGORAS

25 PRÉ-SOCRÁTICOS E AS ESCOLAS:
ESCOLA ELEÁTICA: - XENÓFANES, PARMÊNIDES, ZENÃO. ESCOLA ATOMISTA: - LEUCIPO E DEMÓCRITO.

26 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E O ARKHÉ:
Anaximandro – o apeirom (o ilimitado) separação dos contrários: seco/úmido, quente/frio – Movimento eterno. Anaxímenes a alma é o ar (com a rarefação da umidade surgiu o fogo e as estrelas).

27 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E O ARKHÉ:
Heráclito – a harmonia das forças contrárias gera a unidade de todas as coisas –: “Todas as coisas são um” O ser e o não-ser Parmênides –- O ser é, sempre foi e nunca deixou de ter sido. O ser é Mobilidade X Imobilidade

28 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E O ARKHÉ:
Tales de Mileto- o princípio seria a água (pois compõe todo ser animado).

29 LEGADO DA CIVILIZAÇÃO GREGA
   Há cerca de anos, desenvolveu-se na Grécia uma das civilizações mais importantes da Antiguidade e também uma das mais influentes de toda a história. Arquitetos gregos criaram estilos que são copiados até hoje.

30 LEGADO DA CIVILIZAÇÃO GREGA
Seus pensadores fizeram indagações sobre a natureza que continuam a ser discutidas nos dias atuais. O teatro nasceu na Grécia, onde as primeiras peças eram apresentadas em anfiteatros abertos.

31 LEGADO DA CIVILIZAÇÃO GREGA
Foi em Atenas, uma cidade Estado (pólis), que se fundou a primeira democracia, isto é, o governo do povo. A democracia ateniense incluía apenas os cidadãos homens, excluindo escravos (um número muito alto) e mulheres, portando, uma minoria votava.

32 LEGADO DA CIVILIZAÇÃO GREGA
A sociedade grega atravessou diversas fases, atingindo o apogeu entre os anos 600 e 300 a.C., com grande florescimento das artes e da cultura. A Grécia foi unificada por Filipe da Macedônia. Seu filho, Alexandre o Grande, disseminou a cultura grega pelo Oriente Médio e pelo norte da África

33 ALEXANDRE, O GRANDE Após sucessivos conflitos internos na Grécia, como a Guerra do Peloponeso (431 a.C.), entre Atenas e Esparta, da qual a última saiu vitoriosa, inciou-se um período de enfraquecimento da Cidades Estados gregas. Houve ainda uma hegemonia temporária de Tebas, que foi sucedida pelo início das incursões de Felipe da Macedônia (localizada ao Norte da Grécia) sobre o restante do mundo grego (338 a.C.).

34 ALEXANDRE, O GRANDE Os exércitos de Alexandre, O Grande da Macedônia (que deu continuidade às conquistas de seu pai, Felipe), em oito anos já haviam conquistado quase todo o mundo conhecido daquela época: da Grécia à Índia; do Egito ao Cáucaso. Seus homens cansados se amotinaram (não queriam mais acompanhar o grande general), o que obrigou-o a regressar de suas campanhas militares.

35 ALEXANDRE, O GRANDE No Irã (antiga Pérsia), ainda pode ser visto o que sobrou dos palácios que Alexandre Incendiou. No Egito ele foi elevado à condição de deus. Durante uma batalha porém levou uma flechada no peito, mas como um milagre se salvou, e veio a morrer anos depois (323 a.C.) por UMA PICADA DE MOSQUITO que lhe transmitiu a malária. Como um sonho fabuloso a pequena Macedônia dominou o mundo

36 ALEXANDRE, O GRANDE , Alexandre foi imortalizado em mosaicos, estátuas de rocha e em contos que narram vitórias intermináveis de um homem que como um deus marchou sobre o mundo antigo e, apesar de sua vida curta (33 anos), marcou para sempre a história mundial.

37 REFLEXÃO! O QUE É O FILOSOFAR?

38 ALGUNS CONCEITOS: “Não se ensina filosofia mas sim a filosofar” (Kant). “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo” (Merleau-ponty). “A filosofia é o desenvolvimento e o uso do saber em benefício do homem” (Platão).

39 ALGUNS CONCEITOS: “A filosofia é o espelho da natureza”. (Richard Rorty) “A filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. É uma luta contra o enfeitiçamento do nosso entendimento pelos meios da nossa linguagem”. (Wittgenstein)

40 ALGUNS CONCEITOS: “Filosofia, que palavra acertada (...) todo o nosso saber sempre permanecerá filosofia, isto é, sempre um saber apenas em progresso, cujo grau superior ou inferior devemos apenas ao nosso amor à sabedoria, isto é, à nossa liberdade”. (Schelling)

41 (Milton Meira do Nascimento)
ALGUNS CONCEITOS: “A riqueza da filosofia reside na pluralidade. Não há uma, mas várias filosofias.” (Milton Meira do Nascimento)

42 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA A FILOSOFIA:
Visão de mundo – conjunto de idéias, valores pelos quais uma sociedade aprende e compreende o mundo e a si mesmo. Sabedoria de vida – Contemplação do mundo e dos homens para conduzir a uma vida justa, sábia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões.

43 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA A FILOSOFIA:
Esforço racional – para conceber o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido – procura discutir até o fim o sentido da realidade. Fundamentação teórica e crítica – dos conhecimentos e das práticas – visa ao estudo e a interpretação de idéias ou significados gerais, como:realidade, mundo, natureza, cultura, história, subjetividade, objetividade, diferença, repetição, semelhança, conflito, contradição, etc.

44 EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO PARA A FILOSOFIA:
A Filosofia não é ciência, não é religião, não é arte, não é política, não é história... A Filosofia é conhecimento do conhecimento. Busca compreender o sentido e a significação das coisas.

45

46 ETIMOLOGIA DA PALAVRA FILOSOFIA:
Philos-sophia – “amor à sabedoria”. A filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade.

47 “ A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos.” A invenção da palavra é atribuída ao filósofo Pitágoras de Samos (séc.V a.C.)

48 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA NASCENTE:
Tendência à racionalidade. Tendência à oferecer respostas conclusivas para os problemas. Exigência de que o pensamento apresente suas regras de funcionamento. Recusa de explicações pré-estabelecidas. Tendência à generalização.

49 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DO FILOSOFAR
A filosofia não oferece um corpo acabado de conhecimentos. A filosofia se insere na história. A filosofia pressupõe reflexão. A filosofia é propriamente filosófica quando é: Rigorosa

50 A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA
Reúne o pensamento fragmentado pelas ciências e demais formas de conhecimento. Permite ao ser humano adquirir outra dimensão além daquela que é dada pelo agir imediato. Impede a estagnação que resulta do não questionamento.

51 A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA
Garante o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins a que eles se destinam. Sua investigação não está alheia à ética e à política. Desvela o que está encoberto pelo costume, pelo convencional, pelo poder.

52 FILOSOFIA, PARA QUÊ? Algumas finalidades:
Para não darmos aceitação imediata às coisas, sem maiores considerações. Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes não é ciência, são questões filosóficas. O trabalho das ciências pressupõe como condição, o trabalho da Filosofia.

53 ATITUDES FILOSÓFICAS:
Dar-se quando o ser humano distancia-se da vida cotidiana e de si mesmo para indagar: o que são as crenças e os sentimentos que alimentam, silenciosamente nossa existência?

54 REFLEXÃO FILOSÓFICA: É o movimento pelo qual o pensamento volta para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão também voltada para as relações com o outro, com a natureza, com os animais... com a realidade

55 QUAIS SÃO ELES? A REFLEXÃO FILOSÓFICA
ORGANIZA-SE EM TORNO DE TRÊS GRANDES CONJUNTOS DE PERGUNTAS. QUAIS SÃO ELES?

56 1. Quais os motivos, as razões e as causas para pensar o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos? (Por quê?) 2. Qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos. (O que?) 3. Qual a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos? (Para que?)

57 A FILOSOFIA É SISTEMÁTICA:
“Não é um eu acho” “ou um eu quero” e sim “eu penso que”. A Filosofia trabalha com precisão e rigorosidade, coerência e lógica. A filosofia junta as partes para formar um todo.

58 CARACTERÍSTICAS DA ATITUDE FILOSÓFICA:
Negativa – que significa dizer não ao senso comum. Positiva – que é interrogar o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores e nós mesmos.

59 REFLEXÃO SOCRÁTICA: “A Quem Posso Chamar de Educado?”

60 “Primeiro, aqueles que enfrentam bem as circunstâncias com que se deparam no dia-a-dia.
Depois aqueles que são honrados em suas relações com todos os homens, agüentando com facilidade e bom humor aquilo que é ofensivo para os outros e sendo tão agradável e razoável com seus companheiros quanto é humanamente possível... Aqueles que têm seus prazeres sempre sob controle e não acabam derrubados por suas infelicidades... Aqueles em que o sucesso não estraga, que não fogem do próprio eu, mas sim se mantêm firmes como homens de sabedoria e sobriedade.”

61 A ALEGORIA DAS CAVERNAS; MUNDO INTELIGÍVEL x MUNDO SENSÍVEL;
PLATÃO ARISTÓTELES TEORIA DAS IDÉIAS; A ALEGORIA DAS CAVERNAS; MUNDO INTELIGÍVEL x MUNDO SENSÍVEL; DISCÍPULO DE SÓCRATES; MESTRE DE ARISTÓTELES; FILOSOFIA DICOTÔMICA. FUNDADOR DA ACADEMIA; ATO POTÊNCIA ACIDENTE SUBSTÂNCIA/ ESSÊNCIA O 1º TRATADO SOBRE POLÍTICA. “ O HOMEM É UM SER POLÍTICO POR NATUREZA”. FUNDADOR DO LICEU

62 PARA REFLETIR! OS QUE VÃO PARA COMECIAR...
EXISTEM TRÊS CLASSES DE HOMENS QUE COMPARECEM AOS JOGOS DO OLIMPO: OS QUE VÃO PARA COMECIAR... OS QUE VÃO PARA COMPETIR ... E OS QUE VÃO PARA CONTEMPLAR... ESSES SÃO OS FILÓSOFOS, OS SÁBIOS!!

63 OBRA DE ARTE: ESCOLA DE ATENAS
AFRESCO DE RAFEL (pintor renascentista)

64 REFERÊNCIAS: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. FILOSOFANDO. São Paulo: Moderna, 1995. CHAUÍ. Marilena. Convite À Filosofia. São Paulo: Ática, 1995.

65 REFERÊNCIAS: Fonte: Enciclopédia do Estudante n° 5, editora Globo. Acesso em:01/04/07.

66 REFERÊNCIAS: http://www.arqueobeira.net/cinema/alexandre.htm


Carregar ppt "FILOSOFIA PROFª. NORMA MENDES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google