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Planejamento de Marketing

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Apresentação em tema: "Planejamento de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento de Marketing
(noções básicas) Prof. Maurício Tavares.

2 Planejamento: é o processo que leva ao estabelecimento de
um conjunto coordenado de ações visando a consecução de determinados objetivos. Tipos: Estratégico – corporativo (longo prazo) Tático – Marketing (médio prazo) Operacional – vendas (curto prazo) Estratégico marketing campanha = comunicação quem planeja, abrangência, objetivo e tempo. A diferença: Planejamento e Plano 1. Tudo é relativo. 2. Visões de médio e longo prazos são mais qualitativas. 3. Visões de curto prazo são mais quantitativas.

3 Planejamento de Marketing: é um processo flexível de
identificação, análise e coordenação de atividades estruturadas, por etapas, para atingir da melhor forma possível os objetivos de marketing da empresa. Por que a empresa planeja? A realidade brasileira. Benefícios do planejamento de marketing: Coordena as atividades, estabelece responsabilidades e planeja tarefas. Facilita o controle e a avaliação dos resultados. Desenvolve a consciência da empresa sobre as atividades a serem Superadas. Orienta a empresa em relação ao seu futuro no mercado.

4 O processo de planejamento de marketing
Estabelecer objetivos corporativos _ Alta direção. _ Projeção futura. _ termos financeiros. 2. Analisar o ambiente externo _ Mercado ou segmentos de mercado cobertos pelo plano. _ clientes, concorrência, economia, fatores políticos, sociais, culturais, distribuição etc. 3. Analisar o ambiente interno _ Informações históricas. _ vendas, lucros, preços, estratégias etc. 4. Analisar as Forças e Fraquezas; Ameaças e Oportunidades

5 5. Traçar os objetivos e metas de marketing
_ O que? _ Quanto e em que tempo? 6. Desenvolva as estratégias de marketing _ MIX de marketing 7. Planos de ação (colocar em prática a estratégia) 8. Programas (O que será feito? Por quem? Quando e Como?) Meta De MKT Objetivo De MKT Estratégia Aumentar as vendas do produto, no estado do Rio de Janeiro, em 5% no Próximo ano. Sendo assim, vamos reorganizar a equipe de vendas da Seguinte forma: Contratar e treinar um gerente de vendas até 1º de março de 2004. Definir novas áreas de vendas até 15 de março de 2004. Redefinir as equipes de vendas até 15 de março de 2004. Plano de ação

6 12. Controle, reveja e atualize
9. Orçamentos _ Os custos _ Riscos _ as justificativas 10. Escreva o plano Simples e persuasivo. 11. Comunique o plano 12. Controle, reveja e atualize

7 O Plano de marketing (o documento escrito):
Índice Introdução – Razões e justificativas para a criação do plano. Sumário – Resumo das principais providências. Objetivos corporativos. Resultado da análise dos ambientes. Objetivos e metas de marketing. Estratégias, planos de ação e programas. Orçamento. Controle, revisão e atualização.


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