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O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC

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Apresentação em tema: "O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC"— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO E A ORIENTAÇÃO DE TCC
Profa. Dra. Elizabeth Teixeira

2 PARA INÍCIO DE CONVERSA
O primeiro problema é formular o objeto de estudo e o problema de pesquisa. E este é o primeiro desafio do orientador (indicações teóricas de leitura) Após essa etapa é que se deve analisar qual a metodologia adequada para responder as questões já postas. E este é o segundo desafio do orientador (indicações metodológicas de leitura)

3 QUAL O TIPO DE TCC? O TCC é uma nomenclatura genérica, pois é qualquer trabalho apresentado na conclusão de um curso. Cada curso é que deve definir que tipo de TCC deseja que seus concluintes elaborem (uma Monografia? Um Artigo? Um Relatório de Estágio? Um Projeto Experimental? Um Projeto Arquitetônico? Um Plano de Ação? Um plano de Ensino?). Os cursos deverão escolher sua modalidade de TCC, regulamentá-la, elaborar e distribuir um manual ou diretrizes para elaboração, capacitar os docentes para a orientação e construir os instrumentos de avaliação.

4 QUAL O TIPO DE MONOGRAFIA?
Estilo 1: MONOGRAFIA DE REVISÃO TEÓRICA: apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, podendo ser dividida em títulos e subtítulos. Estilo 2: MONOGRAFIA DE PESQUISA DE CAMPO: apresenta: a Revisão da Literatura (pesquisa bibliográfica, parte 1), a Metodologia utilizada para realizar a pesquisa de campo (método, local, informantes, técnicas de coleta e análise, parte 2), e os Resultados obtidos (apresentação, análise e discussão com base na revisão da literatura, parte 3). Estilo 3: MONOGRAFIA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA: apresenta o relato de uma experiência/vivência do autor, como por exemplo: a aplicação de uma técnica, a realização de uma atividade etc.

5 OBJETO DE ESTUDO “[...] se propõe aqui que a definição do objeto seja feita por meio de uma frase curta e precisa[...]” (p.145). O QUE SE PESQUISA? ONDE OCORRE O FENÔMENO? QUEM ENVOLVE?

6 EXEMPLOS DE OBJETO DE ESTUDO
INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z. SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y, CARACTERÍSTICAS E DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z.

7 O PROBLEMA DE PESQUISA “O objetivo do pesquisador é resolver um quebra-cabeça [...]. Problema ou quebra-cabeça haverá de ser formulado. Formula-se, segundo a melhor indicação metodológica em forma de pergunta” (SALOMON, 2000, p.320-8).

8 EXEMPLOS DE PROBLEMA DE PESQUISA
QUAL A INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z? QUAIS OS SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO PSÍQUICO PARA OS TRABALHADORES DA EMPRESA X NO MUNICÍPIO Y? COMO VEM SE MANIFESTANDO AS CARACTERÍSTICAS E OS DETERMINANTES DO AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE FENÔMENOS E SINTOMAS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DA EMPRESA X, NO MUNICÍPIO Y, NO PERÍODO DE W A Z?

9 COMO EVITAR O TCC PRODUÇÃO INDEPENDENTE?
Cabe ao orientador indicar biblografias familiares; Cabe ao orientador provocar a discussão oral das leituras; Cabe ao orientador valorizar mais a qualidade do que a quantidade!

10 QUAIS AS ETAPAS DE AVALIAÇÃO?
Acreditamos na modalidade, que tanto exige a Qualificação do Projeto como a Defesa do TCC perante uma banca examinadora. Esta modalidade é a que mais se aproxima do que conhecemos na pós- graduação stricto sensu e a que mais exige no que se refere a metodologia científica e da pesquisa. Não acreditamos na modalidade que começa o trabalho de orientação fazendo o sumário do TCC e passa todo o tempo preenchendo os ítens para avaliar no final!

11 QUAIS AS MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DO TCC?
Jornada Acadêmica Resumos em CdRoom Comunicação Oral (30 minutos) Pôster (1 hora) Pôster Dialogado (10 minutos) Painel Temático (20 minutos)

12 O QUE É ORIENTAR? aponta os caminhos que o orientando deve trilhar para atingir sua missão; acompanha o trabalho, passo a passo; lê e corrige o que o orientando produz; esclarece dúvidas e faz perguntas sobre o que tem sido produzido; indica bibliografias (sobre o Tema e sobre Metodologia); discute a realização das atividades de leitura e coleta de dados; fixa metas e cobra resultados; avalia de forma somativa todo o processo de construção da pesquisa

13 QUAL A ESSÊNCIA DO ATO DE ORIENTAR?
Dizer que está errado? Mas qual é o certo? Como é o certo? O orientador pode começar com a leitura e discussão de um TCC “Modelo” já defendido e que obteve uma boa nota. O aluno precisa aprender a fazer o projeto do TCC para depois executá-lo! X X X

14 QUAIS AS DIMENSÕES DA ORIENTAÇÃO?
DIMENSÃO CONTEÚDO: Se refere ao referencial teórico, ao aspecto conceitual e temático do trabalho. O orientador precisa saber o conteúdo para discutir com o orientando, explicar, esclarecer e responder sobre ele. Precisa conhecer as fontes bibliográficas básicas ou de referência, para avaliar as resenhas que o orientando irá produzir a partir da leitura das mesmas.

15 DIMENSÃO MÉTODO: O orientador precisa conhecer os caminhos da pesquisa e, a meu ver, os seguintes aspectos: A lógica (indutiva e dedutiva) do pensamento científico; Os métodos das ciências naturais e/ou sociais. A dimensão método vai requerer do orientador conhecimentos de metodologia da ciência e da pesquisa.

16 DIMENSÃO FORMA: A dimensão forma se refere a apresentação, organização e normalização do trabalho científico. O orientador deverá utilizar, para dar conta dessa dimensão, o Manual de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Independente da utilização do Manual, o orientador precisa conhecer os sistemas de citação de autores segundo a ABNT, bem como as normas gerais de referências e apresentação: NBR 10520, NBR 6023, NBR 14724

17 ONDE CONSEGUIR AS NBR? CREA: Dr. Moraes, entre Nazaré e Braz, 2o andar
SINDICOM: Quintino, entre Braz e Nazaré, Edifício da FIEPA, sobre loja Valor: R$ 71.82

18 QUAIS OS CUIDADOS ÉTICOS NA PESQUISA DE CAMPO?
Apresentação às instituições campo de pesquisa (Ofício) Autorização para a realização da pesquisa obtida da autoridade máxima (Declaração) Consentimento livre e esclarecido dos informantes (Lista de Assinaturas) Garantia de anonimato Utilização de pseudônimos ou códigos

19 EXISTE O ORIENTADOR DESEJÁVEL?
As vezes “não temos tempo” para ler e discutir (Nominal) As vezes determinamos cada passo (Tirano) As vezes negociamos e acompanhamos o processo (Desejável)

20 REFERÊNCIAS SALOMON, Délcio Vieira. A maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fontes, 2000. TEIXEIRA, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

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