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PublicouCíntia Madureira Salvado Alterado mais de 8 anos atrás
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Curso de Extensão: Nível de Serviço em Aeroportos Apresentação Inicial 13/03/2014
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Informações Principais Local: Sede ANAC/Brasília Início: Março de 2014 Horário das aulas: 9:30-12:00 e 13:30-17:00 TEMA: NÍVEL DE SERVIÇO EM AEROPORTOS Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia (a) _ Módulos 1 e 2 Prof. Dr. Carlos Müller (b) _ Módulo 4 Prof. Dr. Luiz Antônio Tozi (c)_ Mòdulo 3
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JUSTIFICATIVA: Curso planejado com a finalidade de fomentar conhecimento apresentado uma visão global dos aspectos concernentes ao nível de serviço em aeroportos, atualizando e aprofundando as informações gerais e a capacitação profissional dos servidores da ANAC, em conformidade com normas e literatura no que diz respeito ao sistema de aviação civil.
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EMENTA: Conceitos de nível de serviço em aeroportos. Análise de manuais e abordagem de experiências internacionais. Recomendações acerca da qualidade. Indicadores e variáveis de influência. Métodos de coleta de dados e análise de resultados. Ótica dos passageiros. Uso de simulação. Planejamento, arquitetura e gerenciamento. Planejamento e o futuro de aeroportos.
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Módulo 1 Prof. Anderson Correia MóduloDataAssunto 1 13.03.14 Abordagem geral e conceitos fundamentais (nível de serviço, TPS e serviços aeroportuários) Revisão: manuais e trabalhos acadêmicos sobre nível de serviço 14.03.14 Experiências internacionais. Como o tema é tratado em outros países. Nível de serviço e a ótica dos passageiros. Dimensionamento da amostra.
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Módulo 2 Prof. Anderson Correia 2 03.04.14 Indicadores e metodologia (coleta em campo, base de dados, etc) de avaliação de nível de serviço. Atividades operacionais. Capacidade dos componentes de um TPS vs. nível de serviço 04.04.14 Arquitetura, planejamento espacial, fluxos e way-finding: influências no nível de serviço em TPS Simulação vs. Nível de Serviço
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Módulo 3 Prof. Luiz Antonio Tozi 3 08.05.14 Visão global: métodos de análise de nível de serviço encontrados na literatura (Fuzzy, Regressão, Escala Psicométrica, Análise Multi-critério, etc). Relação entre medidas quantitativas e qualitativas (regressão linear) 09.05.14 Graduação de nível de serviço (Quintis e Média Ponderada) e Método para comparar nível de serviço em diferentes aeroportos (Análise Multivariada) Indicadores de qualidade de serviço e eficiência de Terminais de Cargas em aeroportos
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Módulo 4 Prof. Carlos Müller 4 09.06.14 Conhecendo o perfil e as necessidades do passageiro para oferecer um adequado nível de serviço PALESTRA EXTERNA 10.06.14 Planejamento de aeroportos vs. nível de serviço PALESTRA EXTERNA
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Algumas Publicações Recentes do ITA sobre o Tema
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45 Citações – Google Scholar
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33 Citações – Google Scholar
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Projeto FAPESP – 2009/2011 Estudo de Nível de Serviço em 6 aeroportos Brasileiros Tese de Doutorado – Giovanna Borille Tese de Mestrado – Viviane Falcão
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FALCAO, V. ; CORREIA, A. R.. Analysis of waiting times in the baggage claim area of an airport passenger terminal. Journal of Airport Management, v. 8, p. 57-70, 2014.
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Análise da Importância Relativa de Atributos de Nível de Serviço em um Terminal de Cargas Aeroportuário Autores: Luiz Antonio Tozi, Anderson Ribeiro Correia, Carlos Müller, Davi dos Santos Mendes e Liu Chia Feng
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Desenvolvimento de uma Medida de Nível de Serviço para o Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza Autores: Anderson Correia, Marina C. Duarte, Michelle C. G. da S. P. Bandeira e Cláudio Jorge Pinto Alves
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Tese de Doutorado Armando Gonçalves Madeira Junior Proposta para método de avaliação de performance e nível de serviço em parceria com ANTAQ.
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Utilização de padrões da IATA – Nível B Utilização de padrões da IATA + Pesquisa de nível de serviço com usuários
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Certificado Haverá entrega de certificados de participação para aqueles que cumprirem pelo menos 75% da freqüência do curso.
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