A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rebeca Medeiros Vitória da Conquista

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rebeca Medeiros Vitória da Conquista"— Transcrição da apresentação:

1 Rebeca Medeiros Vitória da Conquista - 2012
Pesquisa Rebeca Medeiros Vitória da Conquista

2 O que é PESQUISA??? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.

3 O que é PESQUISA??? Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que têm por base procedimentos racionais e sistemáticos.

4 O que é PESQUISA??? A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo.

5 Quais os objetivos da PESQUISA???
Contribuir com o avanço da ciência. Responder a uma pergunta de interesse para a comunidade científica ainda não respondida anteriormente de relevância para o interesse social.

6 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista da sua natureza, a pesquisa pode ser: Básica (ou fundamental): objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, sem finalidades imediatas.

7 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista da sua natureza, a pesquisa pode ser: Aplicada (ou Tecnológica): objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos.

8 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser: Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.).

9 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema a pesquisa pode ser: Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números.

10 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista de seus objetivos a pesquisa pode ser: Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão.

11 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista de seus objetivos a pesquisa pode ser: Descritiva: visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática.

12 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista de seus objetivos a pesquisa pode ser: Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas.

13 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

14 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

15 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Experimental: quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

16 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

17 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

18 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

19 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Expost-Facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos.

20 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.

21 Classificação da PESQUISA
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a pesquisa pode ser: Participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.

22 Referências GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ELEIDE ABRIL GORDON FINDLAY MAURO A. COSTA SANDRA PASCHOAL LEITE DE CAMARGO GUEDES ALMEIDA, Maria Lúcia Pacheco de. Como elaborar monografias. 4. ed. rev. e atual. Belém: CEJUP, 1996. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER. O método nas ciências naturais e sociais. Pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 1993.

23 Referências AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: UNIMEP, 1992. BARROS, Aidil de Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. ______. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. CARVALHO, Maria Cecília (Org.). Construindo o saber. Metodologia científica: fundamentos e técnicas. 4. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 1994. CERVO, Amado L.; BERVIAN, P. A metodologia científica. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1983. CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre et al. Saber preparar uma pesquisa. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/Abrasco, 1999. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, 1993.

24 Referências GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994. INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. Campinas: Papirus, 1995. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica – teoria da ciência e prática da pesquisa. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985. MARIANTONIO, Antonio T. et al. Elaboração e divulgação do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1993.

25 Referências MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de
monografias e dissertação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. Projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2001. PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996. PARRA FILHO, Domingos. Apresentação de trabalhos científicos – monografias, TCC, teses, dissertações. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2000. REY, Luís. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998. RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica. Guia para eficiência nos estudos. 13. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

26 Referências SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a
construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2000. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. UNIVILLE – UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. Resolução n. 12/03, de 17 de julho de Define a pesquisa na UNIVILLE e estabelece normas para sua execução. Joinville, 17 de julho de 2003. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998. VIEIRA, Sônia. Metodologia científica para a área de saúde. São Paulo: Sarvier, 1984. VIEIRA, Sônia; HOSSNE, William Saad. Pesquisa médica: a ética e a metodologia. São Paulo: Pioneira, 1998.


Carregar ppt "Rebeca Medeiros Vitória da Conquista"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google