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LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.

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1 LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA

2 APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS

3 1 . COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
1.1. OS TIPOS DE TEXTOS: DESCRIÇÃO: descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.

4 DESCRIÇÃO DENOTATIVA: QUANDO A LINGUAGEM REPRESENTATIVA DO OBJETO É OBJETIVA, DIRETA SEM METÁFORAS OU OUTRAS FIGURAS LITERÁRIAS, OU SEJA, AS PALAVRAS SÃO UTILIZADAS NO SENTIDO REAL, ÚNICO DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DO DICIONÁRIO. EXEMPLO: SAÍMOS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO ÀS 14 HORAS COM DESTINO AO AGRESTE DE PERNAMBUCO. À ESQUERDA FICA A REITORIA E ALGUNS PONTOS COMERCIAIS...

5 DESCRIÇÃO CONOTATIVA: Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência. Exemplo: João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas Do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

6 NARRAÇÃO: Narrar é falar sobre fatos. É contar
NARRAÇÃO: Narrar é falar sobre fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos A narração difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática. DISSERTAÇÃO: Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto, discutindo pontos de vista,

7 analisando os aspectos, apresentando provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista defendido por quem faz o texto. Crítica é o suporte essencial para quem faz uma dissertação. É em função da capacidade crítica que se questionam pontos da realidade social, histórica e psicológica do mundo e dos semelhantes.

8 2. TIPOLOGIA TEXTUAL A Redação tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O candidato deverá produzir texto (observando o mínimo e máximo de linhas permitidas), legível, caracterizado pela coerência e coesão, com base em um tema formulado pela banca examinadora.

9 3. ORTOGRAFIA OFICIAL 4 . ACENTUAÇÃO GRÁFICA; 5 . EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS 6 . EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DA CRASE 7 . SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO

10 8 . PONTUAÇÃO 9 . CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL 10 . REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL 11 . SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS 12 . REDAÇÃO OFICIAL


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