A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Física Escolar 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Física Escolar 1"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Física Escolar 1
I N F Â N C I A Educação Física Escolar 1 Educação Infantil e Ensino Fundamental I Prof. Ms. Eduardo Nascimento

2 Na antiguidade, os gregos utilizavam palavras ambíguas para classificar qualquer pessoa que estivesse num estágio entre a infância e a velhice, não havendo, portanto, um conceito para designar a infância  ou mesmo uma diferenciação nas etapas do seu desenvolvimento.

3 Nessa época não existia restrições morais, ocorrendo a prática do infanticídio. As crianças tinham acesso a todas as informações e atividades do mundo adulto, podendo casar ou morrer em batalha muito cedo.

4 Já na idade média (período da história da Europa entre os séculos V e XV) o comportamento era caracterizado pela infantilidade entre todas as idades. Nesse período, a infância durava até os sete anos de idade, pois a partir daí a criança passa a compreender o que os adultos dizem.

5 As atitudes dos adultos eram refletidas nas atitudes das crianças.
Na idade média, as crianças são vistas como adultos em miniatura e os adultos, tratando-as sem discriminação e sem pudor. Dessa forma, o desenvolvimento da criança ocorria através das relações que eram estabelecidas com os mais velhos. As atitudes dos adultos eram refletidas nas atitudes das crianças. (ARIÈS, 1981)

6 O primeiro sentimento que surge em relação a infância é a “paparicação”. Ele surge no meio familiar, na companhia das crianças pequenas. As pessoas não hesitam mais em admitir o prazer provocado pelas maneiras das crianças pequenas, o prazer que sentem em paparicá-las. No fim do século XVI e sobretudo no século XVII, alguns consideravam insuportável a atenção (“paparicação”) que se dispensava então às crianças. (ARIÈS, 1981)

7 O segundo sentimento da infância a surgir e desenvolver-se foi a tomada de consciência da inocência e da fraqueza da infância. Este veio de uma fonte exterior a família. Foram os eclesiásticos, os homens da lei e os moralistas do século XVII que primeiro deram-se conta da necessidade de uma atenção especial a infância. (ARIÈS, 1981)

8 No século XVIII a família passa a reunir os dois elementos antigos associados a um terceiro e novo elemento: a preocupação com a higiene e a saúde física. (ARIÈS, 1981)

9 Em 1850, o mundo, que era um só, virou dois: o das crianças e o dos adultos.
É nele que se falam sobre diferenças entre classes sociais, morte, doença, violência, dinheiro e, o segredo mais bem guardado, o sexo. De assuntos como esses, as crianças deveriam ser poupadas, em nome de uma infância sadia. (Urbim, 2009)

10 A partir de 1850, tem início o auge do conceito da infância.
As crianças têm roupas, brincadeiras, linguagem e até uma psicologia feita sob medida. São idealizadas como um tesouro que devia ser preservado ao máximo. (Urbim, 2009)

11 É só na Idade Moderna, com a Revolução Industrial e o Iluminismo, que as crianças passaram a ser vistas como um ser social, assumindo um papel central nas relações familiares e na sociedade, tornando-se um ser de respeito, com características e necessidades próprias. (ARIÈS, 1981)

12 É durante o processo de aquisição do conhecimento que ela deve ser vista como um ser pleno, cabendo à ação pedagógica reconhecer suas diferenças e construir sua identidade pessoal. Para isso, é preciso pensar em formas lúdicas e criativas que possam estimular a criatividade e a imaginação da criança.

13 É através do lúdico que podemos fazer isso, pois é através da brincadeira que a criança passa a conhecer a si mesma e o mundo que faz parte. Brincar caracteriza a educação infantil, afinal é brincando que a criança conhece a si e ao mundo. O brinquedo ajuda na assimilação das regras de convivência e de comportamento.

14 Com o sucesso da TV, na década de 50, tem início o esvaziamento do conceito de infância. A partir daí, as crianças voltam partilhar de informações destinadas aos adultos, deixando a proteção do mundo infantil. (Urbim, 2009)

15 A queda que começou em 1950 tem sinais muito claros hoje: as crianças estão se tornando adolescentes cada vez mais cedo, o trabalho infantil, se der muito dinheiro, está sendo valorizado e até a Turma da Mônica precisou ficar adolescente para voltar a vender. (Urbim, 2009)

16 Infelizmente, o Brasil só perde para a Tailândia nos altos índices de exploração sexual de crianças (a partir de 8, 10 anos de idade) e adolescentes. Causada pela cultura de violação infantil aliada à pobreza e defrontada com o turismo fundado em uma base erótica, típica de países tropicais como o Brasil. Fortaleza/CE, Natal/RN, Salvador/BA, Belém/PA, Manaus/AM e Rio de Janeiro/RJ são as capital que concentram o turismo sexual. (Carta Capital, 2013)

17 Estágios de Desenvolvimento da Criança
Jean Piaget

18 Estágio sensório- motor Estágio pré- operatório
Outra preocupação que surge na modernidade é com relação aos estágios do desenvolvimento da criança. Tais como: Estágio sensório- motor        Estágio pré- operatório Estágio das operações concretas Estágio das operações formais (Piaget, 1989 )

19 Estágio sensório- motor (dos 0 aos 18/24 meses)
caracterizado pela ausência da função semiótica em que a criança não tem a capacidade de representar mentalmente os objetos. Estágio pré- operatório (dos 2 aos 7 anos ) a criança não adquiriu ainda a capacidade de colocar-se no lugar do outro, não possuindo o pensamento da irreversibilidade.

20 Estágio das operações concretas (dos 7 aos 11/12 anos) é um nível mental em que o indivíduo intervém nos raciocínios privados e nas trocas cognitivas. A linguagem passa a ser fundamental nesse processo. Estágio das operações formais (dos 11/12 aos 15/16 anos) nesse estágio a criança já pensa em soluções através de hipóteses e não apenas observando a realidade. É nesse estágio que ela atinge o padrão intelectual que terá na idade adulta.

21 O desenvolvimento e o processo de aprendizagem estão ligados ao meio social em que a criança vive e tem acesso aos materiais culturais. E é na escola que ela que ela vivenciará trocas de experiências e aprendizagem ricas em afetividade e descobertas.

22 Fases do Desenvolvimento Motor
David Gallahue

23 FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXOS
A partir da 8ª semana de vida intra-uterina até o 4º mês de nascimento, os movimentos que compõem o repertório motor do ser humano são de natureza predominantemente, reflexiva.

24 FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES
De 1 a 2 anos de idade, são as primeiras formas de movimentos voluntários que permitem o controle postural, movimentos de manipulação e locomoção.

25

26 FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS
De 2 a 7 anos de idade, a criança adquire uma série de movimentos que ampliam sua capacidade de atuação no ambiente. Nesta fase ela passa por mudanças graduais que podem levá-la a atingir formas de movimento bem eficientes e comparáveis à execução de movimentos do adulto.

27 FASE DE COMBINAÇÃO DE MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS
Dos 7 aos 12 anos, há um aumento da capacidade de combinação dos movimentos como uma melhora NA EXECUÇÃO DOS MESMOS. NESTA FASE ELA TAMBÉM SELECIONA AS FORMAS DE COMBINAÇÕES MAIS EFICIENTES, para execução de movimentos mais complexos e específicos.

28 FASE DOS MOVIMENTOS CULTURALMENTE DETERMINADOS
Após o atingir ao nível da fase anterior, nesta fase haverá uma melhora considerável no domínio das habilidades e um contínuo refinamento das habilidades especificas, com melhor controle motor.

29 FASES DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO
DAVID GALLAHUE É IMPORTANTE SABER, QUE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ A MORTE, DEVE REPRESENTAR PARA A CRIANÇA A POSSIBILIDADE DE DESEMPENHAR, COMPREENDER E ACEITAR SEU PRÓPRIO RÍTMO DE VIDA.

30 Ampulheta heurística, como um processo fase‑estágio descontínuo e sobreposto.
(David Gallahue)

31 Referências bibliográficas:
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981. CRAIDY, Carmem; KAERECHERO, Gládis E. Educação infantil pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Isabel; KRAMER, Sonia. História e política da educação infantil. Sonimar C. de Faria; in: Educação infantil em curso. Rio de Janeiro: Editora Ravil, (p. 09 a 37).

32 GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001. PIAGET, Jean. Psicologia e Epistemologia. Lisboa: Dom Quixote, 1989. POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. URBIM, Emiliano. O fim da infância ( ). Revista Super Interessante. Disponível no site:


Carregar ppt "Educação Física Escolar 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google