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Gestão Ágil de Projetos

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Apresentação em tema: "Gestão Ágil de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Ágil de Projetos
Aula 1 - SCRUM

2 Ementa Movimento Ágil: surgimento, estudo dos princípios ágeis e pensamentos ágeis. Projetos Ágeis e as Organizações: estruturas horizontais x verticais; colaboração x departamentalização.  Projetos Ágeis x Tradicionais: abordagens a respeito evidenciando diferenças, concordâncias e impactos. Gerenciamento de projetos Ágeis na prática: estudo de caso de uso de gerenciamento de projetos e estudo de ferramentas para gerenciamento ágil de projetos. Certificações Ágeis: quais são as certificações oferecidas pelo PMI ou outras entidades certificadoras.

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4 Metodologias Ágeis Em fev/2001, 17 representantes de métodos de desenvolvimento de software se reuniram para discutir as semelhanças / diferenças de seus métodos. Existiam diversos pontos em comum, e assim foi criado o termo “Ágil” e posteriormente, definido o “Manifesto Ágil”. Peso leve lightweight. Duplo sentido: fraco, baixa complexidade, pequenos projetos. Na verdade: mínima doumentação e processo necessário, alta importância das pessoas e as comunicações entre si, foco no cliente e sua participação direta, entrega frequente e de valor.

5 Manifesto Ágil Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver
Kent Beck Mike Beedle Arie van Bennekum Alistair Cockburn Ward Cunningham Martin Fowler James Grenning Jim Highsmith Andrew Hunt Ron Jeffries Jon Kern Brian Marick Robert C. Martin Steve Mellor Ken Schwaber Jeff Sutherland Dave Thomas Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software, fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazerem o mesmo. Através deste trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

6 SCRUM RUGBY, autoorganização, velocidade e senso de urgência. (equipes de alto desempenho)

7 SCRUM Framework de processos iterativo e incremental para o gerenciamento e desenvolvimento de qualquer produto, ou qualquer trabalho. No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

8 Vantagens Scrum - SCRUM é ideal para desenvolvimento de software complexos onde os requisitos mudam rapidamente; - SCRUM é processo ágil para gerenciar e controlar desenvolvimento de trabalho; - SCRUM possibilita que você utilize as praticas de engenharia existentes e que já são conhecidas; - SCRUM é baseado na abordagem de equipe auto-gerenciável e multifuncional; SCRUM trabalha com conceito iterativo e incremental desenvolver software e/ou produtos; - SCRUM é o caminho para detectar e causa raiz e a remoção de qualquer coisa que esteja impedindo o desenvolvimento e/ou entrega de software/produtos; - SCRUM é o caminho para maximizar a produtividade; - SCRUM é um forma para desenvolvimento de equipes e de indivíduos No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

9 Vantagens Scrum No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

10 Scrum No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints Papéis Cerimônias Artefatos Product Owner (PO) Planejamento da Sprint Product Backlog Scrum Master Reunião Diária Sprint Backlog Equipe Scrum Revisão da Sprint Gráfico Burndown Retrospectiva da Sprint

11 SCRUM No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

12 Product Owner Define a visão do produto
Elaborar e manter o product Backlog Definir a prioridade e ROI Represenar o cliente Aceitar ou rejeitar os entregáveis

13 Scrum Master Ser um líder Remover impedimentos Proteger a equipe
Ajudar o PO no Product Backlog Ser o facilitdor da equipe Garantir as práticas Scrum

14 Equipe Scrum Fazer Estimativa Definir as tarefas Desenvolver o Produto
Garantir a qualidade do Produto Apresentar o Produto ao Cliente Auto-gerenciável e multifuncional

15 TimeBox A quantidade de tempo (horas ou dias) é imutável;
Time: O evento tem uma duração fiz e deve ser encerrado quando este tempo terminar. Ex: reunião diária de 15 min. Boxed: É uma caixa fechada de trabalho. O trabalho deve ser realizado de forma exata, nem a mais, nem a menos. No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

16 Sprint É uma iteração que deve ser realizada de 2 a 4 semanas, no qual a equipe do projeto deverá produzir um entregável de valor para o cliente; A entrega de valor é a meta da Sprint que deverá estar bem definida e combinada com o cliente, antes do começo da execução da Sprint. No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

17 Planejamento da Sprint
Onde toda a iteração é planejada. Evento Time-boxed de 4 a 8 horas, O time Scrum define o quê, e como será feito. No Scrum o projeto é dividido em ciclos repetitivos (iterativos) e curtos para que possam ser modificados e adaptados para corrigir os desvios (incrementais). Estes ciclos são de 2 a 4 semanas e chamados de sprints

18 Reunião Diária (15 min) O time se reúne para uma reunião de no máximo 15 min. Para o time explicar: 1) O que realizou desde a última reunião diária; 2) que irá realizar até a próxima reunião diária; 3) Quais obstáculos ou impedimentos estão em seu caminho. Serve como alinhamento entre o que for/será realizado, para agregar valor aos colegas e não para status do projeto.

19 Reunião de Planejamento de Sprint (8 horas)
Definir as tarefas Desenvolver o Produto Garantir a qualidade do Produto Apresentar o Produto ao Cliente Auto-gerenciável e multifuncional

20 Revisão de Sprint / Sprint Review (4h.)
Também conhecida como Apresentação da Sprint, ou seja, revisão pelo Product Owner (PO) ou do cliente, de todos os itens concluídos pelo Time. O que está pronto X O que deveria ter sido entregue.

21 Retrospectiva da Sprint (3h)
É o momento mais indicado para o Time voltar no tempo e inspecionar como ocorreu a última Sprint. Considerando as pessoas, a relação entre elas, os processos e ferramentas utilizadas. 1) Os principais itens que ocorreram bem e devem ser mantidos para a próxima sprint; 2) Os principais itens que podem ser ainda melhorados na próxima sprint; 3) Os principais itens que devem ser descartados e retirados da próxima sprint. No final da reunião de retrospectiva, o Time deve ter identificado as medidas de melhorias que serão aplicadas na próxima sprint.


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