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Liderança IFNMG.

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Apresentação em tema: "Liderança IFNMG."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança IFNMG

2 Aspectos preliminares
Perguntas Norteadoras ?

3 Liderança O que é liderança? O que é chefia? Todo líder é um gerente?
Todo gerente é um líder?

4 Liderança A liderança é nata ou inata?
Todos os líderes tem o mesmo perfil? Qual o principal papel do líder? Quais são seus principais desafios? Quais as principais características que um líder deve cultivar?

5 Que características diferem um líder de um chefe?
Liderança Que características diferem um líder de um chefe?

6 Liderança Confiança. Capacidade para formar equipes de alto desempenho. Carisma e empatia.

7 Liderança Estilo de liderança. Feedback. Celebração

8 Confiança Seja transparente Seja justo Expresse seus sentimentos
Fale a verdade ( Não tenha medo de dizer não)‏

9 Confiança Mostre consistência Cumpra suas promessas
Preserve confidências Demonstre equilíbrio.

10 Formação de equipes Independentemente do que um líder faz, se os seguidores não respondem, conseqüentemente ele fracassa.

11 Formação de equipes Conheça profundamente cada um da sua equipe.
Gerenciar as pessoas de forma individualizada e diferenciada. Estabelecer objetivos comuns para equipe, fornecer diretrizes e dar apoio emocional e recursos.

12 Formação de equipes Não ofuscar o brilho da equipe.
Dar o crédito devido às pessoas. Saber escolher o seu time ou a sua equipe.(evite perdedores e pessimistas)‏

13 Formação de equipes Treinar, treinar e treinar. Delegar adequadamente
Dar feedback

14 Formação de equipes Busque cercar-se dos melhores. A equipe é a principal responsável pelo sucesso ou fracasso do líder.

15 Gerenciamento de resultados
Estabeleça metas desafiadoras. Proporcione o apoio e os recursos. Monitore os resultados e ofereça feedback

16 Carisma Projete uma presença expressiva, segura e dinâmica
Articule uma meta ambiciosa. Seja humilde.

17 Carisma Comunique expectativas de alto desempenho e confiança na habilidade de outras pessoas para satisfazer essas expectativas.

18 Estilo de Liderança Qual o melhor estilo ?
Há um estilo ideal de liderança? O que determina o estilo de liderança a ser empregado?

19 Estilo de Liderança O estilo a ser empregado dependerá principalmente do seguintes aspectos: Características dos funcionários (experiência, habilidades, vontade e maturidade )‏ Fatores contextuais no local de trabalho

20 Características do líder situacional
Flexibilidade: Ter discernimento para usar os vários estilos de liderança situacional. Diagnóstico: Aprender a diagnosticar as necessidades e dificuldades das pessoas a quem supervisiona. Acerto: Aprender a chegar a um acordo ou acertar com essas pessoas o estilo de liderança que precisam receber de você.

21 Os estilos de liderança de um líder situacional são quatro ao todo, são eles:

22 Direção O líder fornece instruções específicas ao funcionário e o supervisiona rigorosamente o cumprimento das tarefas.

23 Treinamento O líder continua a dirigir e supervisionar atentamente o funcionário nas realizações das tarefas, mas explica a ele o porquê das decisões tomadas e, solicita sugestões e o incentiva para ser desenvolver

24 Apoio O líder facilita e apóia os esforços dos funcionários para o cumprimento das tarefas e compartilha com eles as tomadas de decisões.

25 Delegação: O líder transfere a responsabilidade do processo de discussão e da solução de problemas aos funcionários

26 Alta competência e Comprometimento alto Estilo E3
- Delegar = transferir responsabilidade pela tomada de decisões rotineiras Desenvolvimento D4 Alta competência e Comprometimento alto Estilo E3 Apoiar= elogiar, ouvir, facilitar e envolver Desenvolvimento D3 Alta competência e Comprometimento variável Estilo E2 Treinar = dirigir e apoio Desenvolvimento D2 Alguma competência e comprometimento baixo Estilo E1 Dirigir = estruturar, controlar e supervisionar Desenvolvimento D1 Baixa competência e Comprometimento alto Estilo apropriado de liderança exercida pelo gerente Nível de desenvolvimento do funcionário

27 O estilo 1 de direção: Destina-se para principiantes e novatos. Geralmente a maioria das pessoas começa uma nova tarefa ou trabalhado bem empolgado, entusiasmado, motivado, comprometido com a oportunidade de realizar algo novo em sua vida. Essas pessoas não precisam de apoio de seu gerente, o que ela precisa de seu gerente é orientação, informação a respeito de seu trabalho. O funcionário precisa de direcionamento e redirecionamento específicos e precisa da atenção do gerente. É chamado de o PRINCIPIANTE EMPOLGADO.

28 O estilo 2 de treinamento:
Visa o funcionário decepcionado, ocorre quando o entusiasmo inicial do funcionário esfria. Uma vez que o colaborador ainda está aprendendo e ainda não conseguiu um desempenho satisfatório e seus resultados não condizem com os esforços empregados, se frustra com a função e até mesmo com a empresa. Precisam de direção e supervisão por que são relativamente inexperientes, mas também de apoio e elogios para construírem a auto-estima, além do envolvimento nas tomadas de decisões para restabelecer o comprometimento e o entusiasmo. É chamado de o APRENDIZ DECEPCIONADO.

29 O estilo 3 de apoio: É apropriado para funcionários que possuem competência mas carecem de autoconfiança ou motivação para realizar alguma função. Não precisam de muita direção, tendo em vista suas habilidades, mas o apoio é necessário para lhes fortalecer a autoconfiança e a motivação. É chamado de o COLABORADOR CAPAZ MAS CAUTELOSO.

30 Estilo de Liderança Diretivo – informa os colaboradores o que é esperado deles, programa os trabalhos a ser feitos e fornece orientação específica de como cumprir as tarefas. Suporte – é amigável e mostra preocupação com as necessidades dos colaboradores

31 O estilo 4 de delegação É reservado para as pessoas que demonstram competência e comprometimento em realizar a tarefa e essencialmente tornou-se autogerenciado. Podem e estão dispostas a trabalhar sozinhas em um projeto, quase sem supervisão ou apoio. É chamado de o REALIZADOR AUTOCONFIANTE

32 Feedback Ao dar Feedback critique comportamentos, e não as pessoas.
Seja específico ao invés de geral. Utilize palavras adequadas.

33 Feedback Certifique-se que o comportamento é passível de controle pelo destinatário. Faça-o sempre.

34 Recompensa Por que é importante recompensar um bom comportamento imediatamente depois do ocorrido? Encorajar a repetição

35 Celebração O verdadeiro líder reconhece a importância de celebrar os resultados conjuntamente. As pequenas coisas podem significar muito.

36 Celebração O que mais motiva um colaborador dentro da organização?
Reconhecimento, reconhecimento e mais reconhecimento. Reconhecimento motiva e custa muito pouco.

37 Oferece uma causa não apenas tarefas
Deixa claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam. Acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que conheçam a causa, o porquê, o rumo etc.

38 Lidera em 360 graus Não fica confinado às “paredes” do seu território formal, influencia clientes, parceiros, comunidades, equipe e superiores.

39 Forma outros líderes não apenas seguidores
Cria condições para que seja revelado o potencial de liderança das pessoas com as quais convive. Identifica, revela e forma outros líderes nas diferentes circunstâncias da vida.

40 Faz acontecer, não apenas planeja.
Consegue obter resultados incomuns de pessoas comuns. Não espera acontecer. Cria oportunidades. Estimula o senso de urgência e não deixa as coisas para amanhã.

41 Inspira pelos valores, não apenas pelo carisma
Compreende que o critério do sucesso não é apenas o resultado, mas também a forma como o resultado é obtido. Cria um clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, humildade.

42 As cinco forças do líder
Oferece uma causa. Inspira pelos valores Forma outros líderes Faz acontecer Lidera graus

43 Você é o líder da sua vida?

44 Quem é a sua referência de Líder ?

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