Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDavi Palma Amorim Alterado mais de 8 anos atrás
1
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB Campina Grande, PB
Programa institucional de Bolsa de Iniciação da Docência – PIBID – Subprojeto de Geografia Bolsista: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professora Supervisora: Juliana Nóbrega de Almeida Escola Participante: E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand
2
Jéssika Míirlla Farias de Sousa
Minicurso Ministrantes: Juliana Nóbrega de Almeida Jéssika Míirlla Farias de Sousa Vanessa Fernando
3
Teatro
5
Quais são os nossos objetivos?
6
Objetivo Geral: Construir junto a este novo recurso metodológico um ensino de Geografia mais dinâmico e significativo na vida dos alunos, assim, possibilitando um maior aprendizado por parte dos mesmos.
7
Objetivos para o aluno:
Desenvolver uma atividade potencialmente produtiva; Representar o conteúdo abordado em sala de aula; Formar um aluno crítico e atuante no meio em que vive;
8
Objetivos para as aulas:
Construir o conhecimento por meio da utilização do teatro enquanto recurso metodológico; Desenvolver aulas mais significativas;
9
O TEATRO ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
10
O teatro é uma proposta metodológica capaz de aproximar os conteúdos que formam a grade curricular para a realidade do aluno, relacionando esses conteúdos distantes de seu cotidiano para algo a ser vivido e encenando em sala de aula, uma vez que o mesmo poderá viver as situações colocadas em sala, passando a ser o sujeito da ação, fazendo o teatro um recurso que com o auxílio do professor é possível tornar a aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um sujeito crítico e construtor do seu próprio espaço
11
COELHO ET. AL. (2011), AFIRMA QUE:
O mergulho em si mesmo propiciado pelo teatro potencializa as descobertas pessoais de uma forma indireta. No teatro, é por meio do não-ser que se descobre o ser. No fazer teatral, a tolerância se amplia na medida em que o “eu” se coloca no lugar do outro, que sinta suas dores, as alegrias, os sentimentos. No jogo da encenação dentro da escola, é possível trabalhar conflitos específicos.(p.06).
12
Porque o teatro no ensino de Geografia?
13
O ensino de Geografia com o uso do teatro enquanto instrumento pedagógico vem trazendo diversas mudanças educacionais, de forma a contribuir e a dar mais sentido ao aprendizado por parte dos alunos, pois possibilita uma atividade que faça a utilização da imaginação e da prática, desenvolvendo o potencial de cada aluno, deixando aquele único papel que desempenhava dentro da sala de aula que era o receptor de informação fazendo apenas a memorização de nomeclaturas.
14
SOARES ET. AL. (2013), EVIDENCIOU QUE:
A intenção é proporcionar uma “aprendizagem significativa” por meio da união entre Geografia e Teatro, além de incentivar a aprendizagem por meio da vivência e da experimentação, estimulando uma atitude crítica e reflexiva diante da realidade.(p.58)
15
O teatro na educação se faz necessário!
16
Qual a metodologia utilizada?
17
Conteúdo: Globalização, focando o consumo e o consumismo
A experiência foi vivenciada na escola Assis Chateaubriand localizada no bairro do Santo Antonio, com a turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Conteúdo: Globalização, focando o consumo e o consumismo
18
Utilizou-se a temática trazida pelo livro didático “consumo e consumismo”, que foi trabalhada por meio de aula expositiva e dialogada. De acordo com as discussões em sala, os discentes foram orientados a se dividirem em duas equipes. Para cada grupo foi proposto que confeccionasse uma peça teatral referente à globalização com as categorias geográficas.
19
Como temática para as duas equipes foi proposto que ...
20
O primeiro grupo ficou responsável em discutir, por meio do teatro, a questão da transformação da paisagem pelo poder do capitalismo, em contrapartida as agressões ao meio ambiente, discutindo os pontos positivos e negativos sobre o lugar em que vive. E a segunda equipe teve que teatralizar o poder de grandes corporações mundiais, que procuram investir em outros territórios do Planeta, abordando as vantagens e desvantagens desses investimentos em ambos os espaços.
21
Contextualizando o mundo em que vivemos:
No mundo globalizado, a cada dia, surgem novos produtos que ilustram as propagandas e que se tornam necessidades para a sociedade, transformando-a em consumidora, onde o consumo passa a ser um modo de vida, onde os objetos, a cada dia, vão se tornando ultrapassados para que possam dar lugar a outros mais atualizados e que atendam melhor as suas necessidades.
22
Bauman ressalta que: Não se compra apenas comida, sapatos, automóveis ou itens de mobiliários. A busca ávida e sem fim por novos exemplos aperfeiçoados e por receitas de vida é também uma variedade do comprar, e uma variedade de máxima importância, seguramente, à luz das lições gêmeas de que nossa felicidade depende apenas da nossa competência pessoal, mas que somos pessoalmente incompetentes, ou não tão competentes como deveríamos, e poderíamos, ser se nos esforçássemos mais. Há muitas áreas em que precisamos ser mais competente, e cada uma delas requer uma compra. (Bauman, 2001, p.95).
23
Resultados e discussões foi possível perceber que:
24
Para os discentes, a metodologia foi bem aceita, pois cada grupo se empolgou bastante na criação de seu roteiro e cenário, com o objetivo de criar a melhor peça teatral, se apropriando dos conceitos e do conhecimento.
26
Os resultados encontrados corroboram com os obtidos por Soares et al
Os resultados encontrados corroboram com os obtidos por Soares et al. (2013) quando trabalharam com o teatro: Observa-se por meio das avaliações dos alunos do Ensino Médio que a proposta foi bem sucedida, alcançando os objetivos de tornar o ensino de Geografia mais significativo, crítico, reflexivo e vivenciado. Os alunos compreenderam bem a ideia e participaram ativamente das atividades, mesmo quando, a princípio, demonstraram-se envergonhados, mas logo se sentiram a vontade para compartilharem suas experiências com seus colegas (Ibidem, p.77).
27
Peça teatral dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.
Preparem-se, pois a encenação vai começar...
28
AssisTeatroGeo
29
Uma outra experiência com a utilização do Teatro na escola, foi para os alunos homenagearam a pessoa mais importante de sua vida no dia das mães. Vejam...
30
Representação Teatral – Dia das Mães
31
Chegou a sua hora! Vamos aos principais Questionamentos:
32
Como posso utilizar o Teatro nas minhas aulas?
Quais os passos que devo seguir para organizar uma peça teatral em sala de aula? Como posso utilizar o Teatro nas minhas aulas? Quais as melhores temáticas para utilizar esse tipo de recurso metodológicos nas aulas? Como criar um roteiro?
33
Passo a Passo para a utilização do Teatro em sala de aula:
A escolha da temática; Dividir a turma em equipes, para que ali possam elaborar e planejar sua peça teatral; Para cada equipe se faz necessário que se tenha um foco principal de acordo com a temática, para que alunos saibam de fato como trabalhar esse tema levando para o seu cotidiano; Elaboração de um roteiro; Organização do cenário e preocupação com as falas; Apresentação;
34
Como criar um roteiro?
35
Deve conter inicio meio e fim, no teatro tudo deve acontecer através dos diálogos, o que os personagens verbalizam. . Então fica claro que um roteiro de teatro tem de ter excelentes diálogos. O roteiro também pode dar ideia de como o personagem dirá certos diálogos, emoções, posições no palco, cenário e etc No teatro cada detalhe de olhar, fala, gesto assume uma importância muito grande, e tem de impactar o telespectador.
36
Então pessoal, vamos elaborar a nossa peça teatral???
37
Agora é com você. Dividam-se em grupos e elabore com sua equipe uma peça teatral com a temática de Globalização, use sua criatividade e os próprios materiais que vocês tem em mãos como elementos para complementar sua representação teatral. Será distribuído uma folha para escreverem seu roteiro e em seguida vamos a prática, onde cada grupo terá 5 minutos para se apresentar.
38
Considerações A metodologia do teatro no ensino de Geografia possibilita meios e estratégias para que o aluno seja um sujeito ativo na apropriação do conteúdo, evidenciando a importância da interatividade na relação ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade que os professores desta disciplina não estagnem no tradicionalismo, mas que avancem em busca de um ensino significativo, possibilitando a reflexão do aluno e a formação de cidadãos capazes de compreender a sua realidade.
39
REFERÊNCIAS BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BURLA, Gustavo; AGUIAR, Valéria Trevisan Burla de. O Teatro e o Ensino de Geografia. ENPEG. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. 30 ago/02set, 2009, Porto Alegre, RS. SOARES, L.M. de S. Teatralizando o Ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.3, n.5, p.57-81, jan./jun.,2013.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.