Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEugénio Sequeira Viveiros Alterado mais de 8 anos atrás
1
O mercado dos pequenos frutos: preços e tendências PDR2020 E EMPREENDEDORISMO AGRÍCOLA 21/maio/2015 @ Coimbra Pedro Santos | Diretor-geral psantos@consulai.com
2
AGENDA Olhar para os mercados – Mundo – Europa – Portugal Quem é o consumidor Os nossos desafios 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos2
3
MUNDO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos3
4
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos4 820 mil ha 8 milhões de toneladas
5
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos5 18 mil M$ Mercado a crescer (taxas de crescimento maiores nas framboesas)
6
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos6
7
PRODUÇÃO Crescimento muito relevante nos principais produtores mundiais 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos7
8
MERCADO - IMPORTAÇÕES 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos8
9
MERCADO - EXPORTAÇÕES 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos9
10
EUROPA 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos10
11
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos11 350 mil ha 3 milhões de toneladas
12
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos12
13
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos13
14
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos14
15
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos15
16
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos16
17
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos17
18
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos18
19
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos19
20
PORTUGAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos20
21
Principais localizações geográficas/focos produtivos nacionais de pequenos frutos 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos21
22
A produção ao longo de quase todo o ano é um fator crítico de sucesso e de competitividade 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos22 MORANGO FRAMBOESAS E AMORAS
23
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos23 1.000 ha 20 mil toneladas
24
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos24 Os pequenos frutos representam 1% da área e 3% da produção nacional de fruta
25
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos25 Área total plantada - 173 ha Investimento total – 17 milhões € Área total plantada - 173 ha Investimento total – 17 milhões € Área total plantada - 897 ha Investimento total – 59 milhões € Área total plantada - 897 ha Investimento total – 59 milhões €
26
PRODUÇÃO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos26 A localização é uma variável crucial para a rentabilidade dos investimentos
27
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos27 Os pequenos frutos são das frutas frescas mais importantes em valor
28
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos28
29
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos29
30
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos30
31
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos31
32
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos32
33
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos33
34
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos34
35
MERCADO 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos35
36
MERCADO - INDÚSTRIA 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos36 Frutos congelados Sumos
37
CONSUMIDOR 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos37
38
CONSUMIDOR MUNDIAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos38 Fonte: Blueberry Attitude & Usage Study 2008
39
CONSUMIDOR MUNDIAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos39 Fonte: Hebert Research, 2013 (USA)
40
CONSUMIDOR MUNDIAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos40 Fonte: Blueberry Attitude & Usage Study 2008
41
CONSUMIDOR MUNDIAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos41 Fonte: Hebert Research, 2013 (USA)
42
CONSUMIDOR NACIONAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos42 Fonte: ITQB (2013) – inquérito realizado a 1.235 consumidores
43
CONSUMIDOR NACIONAL 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos43 Fonte: ITQB (2013) – inquérito realizado a 1.235 consumidores
44
Características dos mercados tipicamente consumidores de pequenos frutos 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos44
45
DESAFIOS 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos45
46
DESAFIOS 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos46 Novas áreas, novos produtores e produtores novos Mercado de exportação Qualidade (oportunidade, mas também um risco) Qualificação – 3.600 pessoas/ano para as áreas instaladas no PRODER Conhecimento agronómico
47
DESAFIOS 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos47 Elevada atomização da produção – Muitos produtores pequenos e dispersos – Incapacidade de criar escala com capacidade negocial Fraca organização da fileira – Um clássico! OPORTUNIDADE PARA FAZER BEM FEITO!
48
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos48 MASSA CRÍTICA
49
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos49 PROFISSIONALISMO
50
21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos50 R ecursos E xperiência D imensão E scoamento
51
Pedro Santos | Diretor-geral psantos@consulai.com 21/maio/2015 @ CoimbraO mercado dos pequenos frutos51 Rua da Junqueira, 61 G - Centro de Congressos de Lisboa - Piso 1 - Sala 3. 1300-307 LISBOA Tel: (+351) 213 629 553 | Fax: (+351) 213 621 091 Email: consulai@consulai.com www.consulai.com www.facebook.com/consulai
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.