Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRenata Pedroso Palma Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIDADE I: Conceituação de metodologia científica e Conceito e concepção de ciência.
O que é metodologia científica? Aluno/a (pesquisar e sistematizar) Auto-aprendizado Caminho Disciplina
2
Conceituando metodologia científica
Metodologia-grego –meta- Largo caminho – longos discursos - estudo Método é o caminho ordenado e sistematizado de chegar a fim Metodologia é o estudo do método? – determinado conhecimento
3
Metodologia é ainda!!!!!!!! Disciplina;e consiste em estudar e avaliar os vários métodos disponíveis. Identificando suas limitações ou não em nível das implicações de suas utilizações. Ela não procura soluções, mas escolhe as maneiras de encontrá-los. Integrando os conhecimentos a respeito dos métodos e vigor nas diferentes científicas ou filosóficas.
4
Afinal o que faz a metodologia?
Estuda Descreve – os métodos Explica Interpreta Compreende Avalia
5
Método Forma ordenada de proceder ao longo de um conjunto
E o que é a técnica? É a maneira de atingir um propósito bem definido, a partir de uma orientação básica dada pelo método. Importante saber A técnica assegura e instrumentaliza a ação das fases metodológicas. O método estabelece de modo geral o que fazer, e a técnica nos orienta como fazer, isto é, a técnica, isto é, a maneira mais hábil, mais perfeita de fazer uma ação.
6
Importância da metodologia
Criatividade Autenticidade Disciplina
7
Objetivo da metodologia científica
Desenvolver nos alunos/as a) Capacidade de pensar; b) Nível reflexível; c) Distinguir a verdade do erro; e d) Aprender a pensar à medida que se questiona o próprio pensar.
8
Meta da metodologia é!!!!!! Aprender a arte da leitura, da análise e interpretação de textos? Aluno/a copista que reproduz em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos aquilo que outros disseram, sem nenhum juízo de valor, de crítica ou apreciação. A dificuldade que a leitura e hermenêutica (interpretar, explicar e também traduzir) Texto é um mundo real-aberto a ser lido e interpretado
9
Outro ponto – metodologia é?
É aprender a fazer Presente/ crítica em relação ao passado Captado o lado ético Responsabi lidafde Aprender a pensar Resultado?
10
Objetivo da metodologia/disciplina
Propor a desenvolver a capacidade de observar; Selecionar e organizar cientificamente os fatos da realidade; Deve ser matéria instrumental – universidade? (local crítico por excelência); Deve ajudar os (as) alunos (as) na experiência de sentirem-se cidadãos, livres e responsáveis; e A administrar suas emoções e exercitar o bom senso e a eqüidade (justiça natural, igualdade).
11
Objetivos específicos da Metodologia Científica enquanto disciplina
a) Distinguir a Ciência de outras formas de conhecer, enfatizando o método e não o resultado; b) Analisar as condições em que o conhecimento é cientificamente construído - postulados e atitudes da Ciência Hoje; c) Aluno/a comportar-se cientificamente - levantando e formulando problemas, coletando dados para responder aos questionamentos, analisando e interpretando-os e comunicando resultados; d) Capacitação do/a aluno/a ler criticamente a realidade e produza conhecimentos; e)Vetor de informações e referencias para a montagem formal e substantiva de trabalhos científicos; e f) Fornecimento de processos facilitadores à adaptação do/a aluno/a, integrando-o à universidade, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto às formas de estudar e, conseqüências, de encontrar os meios de extrair o maior proveito do estudo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.