Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Universidade Estadual do Centro-Oeste
A INTEGRAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA Maria Cristina Geremias Curso de Arte-Educação 4º Ano Orientador: Prof. Ms. Daiane Solange Stoeberl da Cunha. Departamento de Arte Educação
2
Objetivos A pesquisa propôs a investigação das possíveis relações entre as diferentes linguagens da arte (artes visuais, música, dança e teatro) e a viabilidade na abordagem em sala de aula.
3
Materiais e Métodos A pesquisa percorreu o caminho da fundamentação teórica em ensino de Arte, dando ênfase para análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, perpassando pela coleta de dados, através de questionários.
4
PCN As ideias apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) propõem que cada disciplina deve ser trabalhada para desenvolver competências em três domínios: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural. Na tentativa de colocar esses conceitos em prática faz-se necessário explorar as possibilidades de inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento.
5
PCN Investigar de que forma os arte educadores tem trabalhado a integração dos elementos sonoros, visuais e corporais no ensino da arte, partindo do pressuposto que as aulas de arte devem propiciar aos alunos momentos que envolvam os três eixos norteadores estabelecidos pelo PCN: leitura, contextualização e produção.
6
Resultados Obtidos Para a realização da pesquisa, dentre os procedimentos que foram desenvolvidos estiveram a pesquisa bibliográfica, a aplicação de questionários com professores de Arte da rede pública de ensino, concluindo com a análise dos resultados.
7
Dados No ano letivo de 2011, o efetivo conta com 37 professores contratados após concurso público e 41 professores contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS).
8
Resultados Obtidos/ Constatações
- Necessidade/dificuldade de se trabalhar as linguagens artísticas de forma integrada. Escassez de tempo – poucas aulas semanais. - “A integração das linguagens da arte é fundamental para fortalecer a identidade do aluno nas esferas intelectual, afetiva, política, ética, estética e também funcional, fornecendo instrumentos para a vida toda”.
9
Bibliografia CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Pensamento, 1982. CAZNOK, Y. B. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: UNESP, 2003. DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação do sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEC, 1997.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.