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Técnicas Administrativas

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Apresentação em tema: "Técnicas Administrativas"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Administrativas

2 Apresentação da Disciplina
Aula expositiva dialogada; Exercícios práticos; Estudo de casos; Discussão de textos; Literatura de apoio; Discussão em grupo; Apresentação de trabalhos; Avaliação individual.

3 2. Contrato Respeito e sigilo; Horário e pontualidade (aguardar);
Provas atrasadas só com atestado médico ou pagamento da taxa; Celulares; Postura profissional/ética; Plágio; Organização.

4 3. Avaliação 1º Avaliação qualitativa ( atitude)- Pró-atividade, pontualidade, Ética, Comunicação, persistência, postura questionadora 20/05/10; 2º Avaliação Conhecimento– Avaliação teórica individual composta de perguntas fechadas 10/06/10; 3º Avaliação Habilidades- 7,0 pelos trabalhos realizados, 3,0 apresentação oral 23/06/10;

5 4. Planejamento Aula I (15 de abril) Recursos Humanos;
Aula II (29 de abril) Administração de pessoas; Aula III (6 de maio) Arquivo e organização de documentos internos e de terceiros (área de SST); Aula IV (13 de maio) Rotinas e protocolo de trabalho (jornada, horário de trabalho, turnos, etc); Aula V (20 de maio) Noções de administração geral; Aula VI (27 de maio) Histórico e princípios da administração; Aula VII (10 de junho) Gráficos Organizacionais (Organograma, fluxograma, cronograma) - Avaliação Aula VIII (17 de junho) Conceito de empresa e liderança; Aula IX (23 de junho) Treinamento experiencial.

6 5. Contextualização da Disciplina
Organizar documentação de SST; Realizar inspeções de segurança; Implantar a política de SST(1.2); Elaborar e implantar programas e a política de SST organizando a documentação pertinente. Implantar a política de SST buscando a prevenção e o controle de perdas; Implantar a política de SST buscando a redução das doenças do trabalho. Interpretar e aplicar as normas de segurança e saúde do trabalho e previdência social. Desenvolver ações educativas na área de SST através da análise dos comportamentos do ser humano, buscando o comprometimento e envolvimento das lideranças; Organizar a documentação de SST;

7 “Só é possível entender o processo de segurança e prevenção de acidentes de trabalho dentro da empresa moderna como atividade cooperativa e não competitiva entre os diversos segmentos que a compõe, classificando-a não como uma reivindicação dos trabalhadores, uma concessão do empresário, ou uma imposição do governo, mas como uma necessidade de qualquer sistema produtivo, como um direito de todo ser humano que se dedica ao trabalho”.

8 So Do Rá

9 Técnicas Administrativas?
A Administração (do latim: administratione) é o conjunto de atividades voltadas a direção de uma organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficaz, com responsabilidade social e ambiental. A essência do trabalho da administração é obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. Entender da administração é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar, com ênfase nas relações inter-pessoais. É necessário entender o todo para realizar todas as Parte.

10 Planejamento Organização Liderança Controle Execução

11 As principais funções administrativas são: Fixar objetivos (planejar)
Analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros, tecnológicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decisões. Mensurar e avaliar (controlar).

12 Recursos Humanos Planejamento de mão-de-obra: quantidade e competências das pessoas. Recrutamento e Seleção: localização e aquisição de pessoas com habilidade; Treinamento e desenvolvimento: transformação dos potenciais em competências; Avaliação do desempenho: desempenho e definições de ações para aprimoramento; Remuneração e competência: definição de mecanismos de recompensas; Higiene, saúde e segurança; Administração de pessoal: burocracia como registro de pessoal, manutenção de arquivos e prontuários, contagem de tempo de serviço, folha de pagamento e acompanhamento de carreiras.


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