Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Júlia Lencastre Braga Alterado mais de 8 anos atrás
1
Aula 04/04 “Pré-história” da escrita na criança - abordagem sócio-histórica
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos Signos primários Uso significativo dos signos
2
Atividade Mediada SOCIEDADE Mediações exteriores Internalização
CONSCIÊNCIA Mediações exteriores Internalização Mediações interiores Atividade Objetivadora OBJETO SUJEITO
3
O método instrumental Solicita que o sujeito realize uma tarefa
Procura provocar o surgimento de uma mudança na atividade (situação-problema) Oferece auxiliares externos (mediações) que possam ser utilizadas pelo sujeito como instrumentos na sua atividade Procura evidenciar o papel da atividade mediada do sujeito na formação de novas funções psíquicas (transformação da consciência e da atividade)
4
ETAPAS Rabiscos indiferenciados Signos primários Uso dos signos
Escrita pictográfica Escrita simbólica Evolução da escrita: substituição de uma técnica por outra
5
Rabiscos (pré-instrumental)
Surgem como resultado da imitação Atividade da criança é uma brincadeira, ela “faz de conta” que está lendo e escrevendo Os rabiscos não tem função instrumental (não servem para lembrar ou se referirem a significados determinados)
6
Signos primários Começam a ter ligação com a linguagem oral, porém em aspectos exteriores (ritmo) Não expressam significados, mas indicam algo que tem a ver com objeto (relações topográficas) Podem refletir atributos do objeto (tamanho)
7
Uso dos signos “As linhas que [a criança] traçara mecanicamente [antes] tornaram-se um instrumento diferenciado, expressivo, e todo o processo de recordação, pela primeira vez, começou a se dar por mediação. Esta invenção foi o resultado da confluência de dois fatores: a intervenção do fator quantidade na tarefa e a insistente solicitação do pesquisador para que ela "anotasse de forma a poder compreender".”
8
Escrita pictográfica Escrita simbólica
Diferente do desenho – função instrumental (mnemotécnica) Escrita simbólica Uso de signos (símbolos, sinais) arbitrários (convencionais) como meio para expandir as capacidades mentais
9
Questão para refletir:
Quais as diferenças e semelhanças entre a abordagem construtivista de E. Ferreiro e a sócio-histórica de Luria a respeito da evolução da escrita na criança?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.