Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliana Pinho Campos Alterado mais de 8 anos atrás
1
Prof. Rosângela Kronig rkronig@uol.com.br 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 02 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
2
Papel Estratégico da Informação
3
Era da informação Enfatiza a criação e o gerenciamento da informação, além de desenvolver a colaboração e troca de informações entre usuários e corporações. “Nos dias atuais a informação sobre o dinheiro é mais valiosa que o próprio dinheiro” ( Walter Wriston – 1984) Cenário Atual - A Nova Era
4
Cenário Atual - Desafios das Empresas Globalização Concorrência com o mercado mundial Grupos globais de trabalhos Sistemas globais de entrega Mudanças constantes Mudanças tecnológicas Novos produtos e serviços Ambiente turbulento
5
Cenário Atual - Desafios das Empresas CompetitividadeQualidade Agilidade, flexibilidade e adaptabilidade Agilidade, flexibilidade e adaptabilidadeFlexibilidade Parcerias e Alianças
6
Cenário Atual - Desafios das Empresas Pressões ambientais : 3 Cs –Clientes: sabem o que querem, o quanto estão dispostos a pagar e como obter produtos e serviços nas condições estipuladas por eles; –Concorrência: preço, qualidade, escolha, prazo de entrega, serviços etc; –Mudanças (Change): mercados, produtos, tecnologia mudam constantemente Hammer, 1993
7
O poder da informação Tomada de decisão baseada em INFORMAÇÃO Tomada de decisão baseada em INFORMAÇÃO A informação representa o fluxo que transmite e gera conhecimento sobre o negócio em si, ou seja, sobre os produtos e serviços que ela oferece ao mercado e os recursos que ela utiliza para isso (material, humano e financeiro)
8
O papel da informação Informação como um recurso Informação como um ativo Informação como um produto Gordon & Gordon, 2006 UMA EMPRESA NÃO VIVE SEM INFORMAÇÃO
9
A importância da informação O conjunto de informações manipuladas por um por uma área de negócios de uma empresa deve ser organizado de forma a facilitar o acesso e, ao mesmo tempo, garantir a integridade das informações. Estes princípios devem ser alinhados a requisitos como compartilhamento, segurança, eficiência, flexibilidade, integração etc.
10
Qualidade da informação “Informação é a matéria-prima para a tomada de decisão”. (Boghi & Shitsuka, 2005) Necessidade de informação ótima: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada ( Meireles, 2001) : o que deve ser informado; por que da informação; como deve ser informado quando o usuário/cliente deve ser informado.
11
Princípois de SI Marcelo P. Bax Qualidade da Informação
12
Um ponto de partida para o gerenciamento da informação é o entendimento dos conceitos de dado, informação e conhecimento. Gerenciamento da informação
13
INFORMAÇÃO DADO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA A importância da Informação Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada.
14
Dado: Fato sem significado próprio, isolado de um contexto. Dado x Informação x Conhecimento Exemplos : dia do nascimento = 14 mês de nascimento = 01 ano do nascimento = 1988 nome do aluno = José Braga
15
Informação: fato interpretado e associado a um significado Exemplo : O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Dado x Informação x Conhecimento
16
Conhecimento: maturação do fato, vários pedaços de informação colocados juntos, em um contexto mais amplo. Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos Dado x Informação x Conhecimento
17
Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos José Braga vai tirar carteira de motorista Inteligência : É o processo pelo qual as organizações transformam dados em informações para apoiar o processo decisório. Dado x Informação x Conhecimento
18
Beal, Adriana, 2004
19
Dado x Informação x Conhecimento Gordon & Gordon, 2006
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.