A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação
Conceitos Prof. Simone Canuto

2 Informação Papel Estratégico da Informação

3 Cenário Atual - A Nova Era
Era da informação Enfatiza a criação e o gerenciamento da informação, além de desenvolver a colaboração e troca de informações entre usuários e corporações. Walter Wriston: CEO do Citibank: promoveu o uso da TI para apoiar a expansão do banco. * Alvin Toffler é o futurista com maior credibilidade e influência internacional. Toffler tem assessorado presidentes e primeiros-ministros de vários países e CEOs de importantes empresas em todo o mundo. '. Na Primeira Onda, ou sociedades agrárias, a principal forma de capital era a terra. Se eu cultivasse a minha terra, você não podia cultivar a sua plantação na mesma terra ao mesmo tempo. Era ou você ou eu, nunca ambos. O mesmo era - e ainda é - verdade para o capital nas economias industriais da Segunda Onda. Você e eu não podemos usar a mesma linha de montagem ao mesmo tempo. Tudo isso se inverte nas economias da Terceira Onda, nas quais o conhecimento é a principal forma de capital. Você e eu podemos usar o mesmo conhecimento ao mesmo tempo e, se o usarmos com criatividade, podemos até mesmo gerar mais conhecimento “Nos dias atuais a informação sobre o dinheiro é mais valiosa que o próprio dinheiro” ( Walter Wriston – 1984)

4 Cenário Atual - Desafios das Empresas
Globalização Concorrência com o mercado mundial Grupos globais de trabalhos Sistemas globais de entrega Mudanças constantes Mudanças tecnológicas Novos produtos e serviços Ambiente turbulento Gordon & Gordon – Organização em transformação : pgs. 32 – 33 Laudon & Laudon : Ambiente empresarial competitivo pgs. 4-7

5 Cenário Atual - Desafios das Empresas
Competitividade Qualidade Agilidade, flexibilidade e adaptabilidade Flexibilidade Parcerias e Alianças Gordon & Gordon – Organização em transformação : pgs. 32 – 33 Laudon & Laudon : Ambiente empresarial competitivo pgs. 4-7

6 Cenário Atual - Desafios das Empresas
Pressões ambientais : Clientes: sabem o que querem, o quanto estão dispostos a pagar e como obter produtos e serviços nas condições estipuladas por eles; Concorrência: preço, qualidade, escolha, prazo de entrega, serviços etc; Mudanças (Change): mercados, produtos, tecnologia mudam constantemente Hammer, 1993

7 O poder da informação Tomada de decisão baseada em INFORMAÇÃO
A informação representa o fluxo que transmite e gera conhecimento sobre o negócio em si, ou seja, sobre os produtos e serviços que ela oferece ao mercado e os recursos que ela utiliza para isso (material, humano e financeiro) Sem informação de qualidade não se consegue atender clientes de forma adequada, tomar boas decisões ou obter vantagens competitivas. O diferencial competitivo é o conhecimento que ela tem para oferecer ao cliente. A informação representa o fluxo que transmite e gera conhecimento sobre o negócio em si, ou seja, sobre os produtos e serviços que ela oferece ao mercado e os recursos que ela utiliza para isso (material, humano e financeiro)

8 UMA EMPRESA NÃO VIVE SEM INFORMAÇÃO
O papel da informação UMA EMPRESA NÃO VIVE SEM INFORMAÇÃO Informação como um recurso Informação como um ativo Informação como um produto Gordon & Gordon, 2006

9 A importância da informação
O conjunto de informações manipuladas por um por uma área de negócios de uma empresa deve ser organizado de forma a facilitar o acesso e, ao mesmo tempo, garantir a integridade das informações. Estes princípios devem ser alinhados a requisitos como compartilhamento, segurança, eficiência, flexibilidade, integração etc.

10 A importância da informação
Requisitos de informações para as Organizações (Gordon & Gordon, 2006) Tornar as informações acessíveis; Assegurar confiabilidade e exatidão das informações; Respeitar a privacidade; Criar informações seguras; Tornar a informação disponível com um custo apropriado. Gordon & Gordon: Requisitos de Informações para as organizações . Pgs. 33 e 34

11 Qualidade da informação
“Informação é a matéria-prima para a tomada de decisão”. (Boghi & Shitsuka, 2005) Necessidade de informação ótima: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada ( Meireles, 2001) : o que deve ser informado; por que da informação; como deve ser informado quando o usuário/cliente deve ser informado .

12 Qualidade da Informação
Princípois de SI Marcelo P. Bax

13 Gerenciamento da informação
Um ponto de partida para o gerenciamento da informação é o entendimento dos conceitos de dado, informação e conhecimento

14

15 A importância da Informação
DADO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA Enquanto as área de negócio trabalha com a informaçào, o computador só consegue manipular o dado. O Dado isoladamente tem várias interpretações. Quando algúem associa um significado, ele passa a ser visto como Informação. A uma informaçào pode ser adicionado outras informações, gerando conhecimento. Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada.

16 Dado x Informação x Conhecimento
Dado: Fato sem significado próprio, isolado de um contexto. Exemplos : dia do nascimento = 14 mês de nascimento = 01 ano do nascimento = 1988 nome do aluno = José Braga

17 Dado x Informação x Conhecimento
Informação: fato interpretado e associado a um significado Exemplo : O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988

18 Dado x Informação x Conhecimento
Conhecimento: maturação do fato, vários pedaços de informação colocados juntos, em um contexto mais amplo. Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos

19 Dado x Informação x Conhecimento
Inteligência : É o processo pelo qual as organizações transformam dados em informações para apoiar o processo decisório. Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos José Braga vai tirar carteira de motorista

20 Dado x Informação x Conhecimento
Simples observações sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese, contexto. Facilmente estruturado Facilmente obtido por máquinas Freqüentemente quantificado Facilmente transferível Requer unidade de análise Exige consenso em relação ao significado Exige necessariamente a mediação humana. De difícil estruturação De difícil captura em máquinas Freqüentemente tácito De difícil transferência Davenport e Prusak (1998) apresentam as diferenças entre dado, informação e conhecimento .

21 Dado x Informação x Conhecimento
Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada Informação são dados inseridos em um Contexto que é a situação que está sendo analisada A partir da informação vem o conhecimento, que permite tomar decisões adequadas, trazendo vantagem competitiva Dados Informação Conhecimento

22 Dado x Informação x Conhecimento
Gordon & Gordon, 2006

23 Informação estratégica
Em toda empresa, as informações se interligam, não permanecendo isoladas em um determinado setor; As informações não produzem resultados se isoladas em órgãos

24 Informação estratégica
Necessidade de interligação de todas as informações para que se obtenha uma visão corporativa, para mostrar a empresa como ela é. VISÃO POR PROCESSOS PROCESSO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO FABRICAÇÃO PROCESSO ADMINISTRAÇÃO R.H. E M P R S A DEPTO

25 Informação estratégica
Visão por Função Diretoria Vendas Oficina Peças Admin. Controle Qualid.. Produção Tesou- raria

26 Informação estratégica
Visão funcional Falta cooperação efetiva entre as áreas; A hierarquia de funções estabelece um modelo rígido de administração, permitindo a independência administrativa das áreas funcionais, que se por um lado facilita a gestão de recursos, por outro permite a formação e silos; Sistemas de informação fragmentados

27 O VALOR DA INFORMAÇÃO Como é possível admitir que a informação possua valor, é preciso definir parâmetros capazes de quantificá-lo, o que não é uma tarefa trivial. Uma das maneiras é realizada por meio dos juízos de valor, que, apesar de serem indefinidos, consideram que o valor varia de acordo com o tempo e a perspectiva. Podem, em certos casos, ser negativos, como acontece na sobrecarga de informação.

28 O valor da informação pode ser classificado nos seguintes tipos
valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação; valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis de oferta e demanda, podendo também ser denominado de valor de mercado; valor de propriedade, que reflete o custo substitutivo de um bem; valor de restrição, que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas. Fonte: CRONIN, Blaise. Esquemas conceituais e estratégicos para a gerência da informação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v.19, n. 2, p , Set 1990

29 Informação estratégica
Os processos empresariais refletem as maneiras específicas pelas quais as organizações coordenam o trabalho, a informação e o conhecimento. Os processos empresariais bem desenvolvidos e executados podem tornar a organização mais eficiente e competitiva. A informação competitiva, ou informação estratégica, é necessária para criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência

30 Informação estratégica
Estratégia competitiva Como a empresa irá competir Suas metas Planos e políticas para cumprir essas metas. Através de sua estratégia competitiva, uma organização busca sua vantagem competitiva. Turban, 2005

31 Informação estratégica
Vantagem competitiva Uma vantagem em relação aos concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade Leva ao controle de um mercado e lucros maiores. (Turban, 2005) Qualquer característica do produto ou serviço que os clientes reconhecem com um diferenciador positivo, e são atraídos para comprar da empresa. Diferenciador: preço, produto, prazo, assistência ou imagem. (Meireles, 2001)

32 Gerenciando informações com S.I.
Empresa Realidade Fatos Tratamento Informação DADOS T.I. Estruturação Automatizada Negócios Portanto, o maior desafio é capturar a informação junto as áreas de negócio, transformá-la em dados para que o computador consiga manipula-la e ao final do processo, traduzir o dado obtido em informação novamente. Ciclo que envolve os dados, a sua transformação em informação, a consequente estruturacão em sistemas e a interação da área TI. A área responsável por fornecer a infra-estrutura necessária é a Área de Informática, oferecendo sistemas efetivos que atendam ao máximo o negócio. É necessária a utilização de uma metodologia que oriente as empresas na construção de modelos de negócios que representem o conhecimento obtido; e, a partir daí, mostrar como esses modelos de negócios serão transformados em estruturas de bancos de dados. Sistemas de informação são formados pela combinação estruturada de vários elementos, organizados da melhor maneira possível, visando atingir os objetivos da organização. São integrantes dos sistemas de informação: a informação (dados formatados, textos livres, imagens e sons), os recursos humanos ( pessoas que coletam, armazenam, disseminam e utilizam informações, as tecnologias (hardware e software) e as práticas de trabalho( métodos utilizados pelas pessoas no desempenho de suas atividades) DEVELOPERS ABRIL/1999 N.32 Sistemas de informação computadorizados contribuem para mudanças na empresa através de automação de mais tipos de trabalho, desde guiar máquinas até transmitir informações dentro da organização O S.I. ajudar a reagir aos concorrentes, clientes, fornecedores e mudanças sociais e tecnológicas em um ambiente dinâmico e fluido. Em face às mudanças externas e problemas organizacionais, novos sistemas e tecnologias podem ser necessários ou sistemas antigos podem ser modificados. Utilização Decisões Sistemas de Informação Mercado Fonte de Vantagem Competitiva

33 Resumindo O fluxo da informação em uma organização é um processo de agregação de valor, e o sistema de informação pode ser considerado como a sua cadeia de valor, por ser o suporte para a produção e a transferência da informação. Assim, um sistema de informação é uma combinação de processos relacionados ao ciclo informacional, de pessoas e de uma plataforma de tecnologia da informação, organizados para o alcance dos objetivos de uma organização. Fonte: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização, Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p , jan./abr. 2000

34

35


Carregar ppt "Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google