A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Simone Canuto Sistemas de Informação Conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Simone Canuto Sistemas de Informação Conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Simone Canuto Sistemas de Informação Conceitos

2 Papel Estratégico da Informação

3 Era da informação Enfatiza a criação e o gerenciamento da informação, além de desenvolver a colaboração e troca de informações entre usuários e corporações. Enfatiza a criação e o gerenciamento da informação, além de desenvolver a colaboração e troca de informações entre usuários e corporações. Nos dias atuais a informação sobre o dinheiro é mais valiosa que o próprio dinheiro ( Walter Wriston – 1984) Cenário Atual - A Nova Era

4 Cenário Atual - Desafios das Empresas Globalização Concorrência com o mercado mundial Grupos globais de trabalhos Sistemas globais de entrega Mudanças constantes Mudanças constantes Mudanças tecnológicas Novos produtos e serviços Ambiente turbulento

5 Cenário Atual - Desafios das Empresas CompetitividadeQualidade Agilidade, flexibilidade e adaptabilidade Agilidade, flexibilidade e adaptabilidadeFlexibilidade Parcerias e Alianças

6 Cenário Atual - Desafios das Empresas Pressões ambientais : Clientes: sabem o que querem, o quanto estão dispostos a pagar e como obter produtos e serviços nas condições estipuladas por eles; Concorrência: preço, qualidade, escolha, prazo de entrega, serviços etc; Mudanças (Change): mercados, produtos, tecnologia mudam constantemente Hammer, 1993

7 O poder da informação Tomada de decisão baseada em INFORMAÇÃO Tomada de decisão baseada em INFORMAÇÃO A informação representa o fluxo que transmite e gera conhecimento sobre o negócio em si, ou seja, sobre os produtos e serviços que ela oferece ao mercado e os recursos que ela utiliza para isso (material, humano e financeiro)

8 O papel da informação Informação como um recurso Informação como um ativo Informação como um produto Gordon & Gordon, 2006 UMA EMPRESA NÃO VIVE SEM INFORMAÇÃO

9 A importância da informação O conjunto de informações manipuladas por um por uma área de negócios de uma empresa deve ser organizado de forma a facilitar o acesso e, ao mesmo tempo, garantir a integridade das informações. Estes princípios devem ser alinhados a requisitos como compartilhamento, segurança, eficiência, flexibilidade, integração etc.

10 A importância da informação Requisitos de informações para as Organizações (Gordon & Gordon, 2006) Tornar as informações acessíveis; Assegurar confiabilidade e exatidão das informações; Respeitar a privacidade; Criar informações seguras; Tornar a informação disponível com um custo apropriado.

11 Qualidade da informação Informação é a matéria-prima para a tomada de decisão. (Boghi & Shitsuka, 2005) Necessidade de informação ótima: informação certa, no tempo, no lugar e na forma desejada ( Meireles, 2001) : o que deve ser informado; por que da informação; como deve ser informado quando o usuário/cliente deve ser informado.

12 Princípois de SI Marcelo P. Bax Qualidade da Informação

13 Gerenciamento da informação Um ponto de partida para o gerenciamento da informação é o entendimento dos conceitos de dado, informação e conhecimento

14

15 INFORMAÇÃO DADO CONHECIMENTO INTELIGÊNCIA A importância da Informação Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada.

16 Dado: Fato sem significado próprio, isolado de um contexto. Dado x Informação x Conhecimento Exemplos : dia do nascimento = 14 mês de nascimento = 01 ano do nascimento = 1988 nome do aluno = José Braga

17 Informação: fato interpretado e associado a um significado Exemplo : O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Dado x Informação x Conhecimento

18 Conhecimento: maturação do fato, vários pedaços de informação colocados juntos, em um contexto mais amplo. Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos Dado x Informação x Conhecimento

19 Exemplo: O aluno José Braga nasceu no dia 14/01/1988 Estamos no ano 2006 José Braga tem 18 anos José Braga vai tirar carteira de motorista Inteligência : É o processo pelo qual as organizações transformam dados em informações para apoiar o processo decisório. Dado x Informação x Conhecimento

20 Davenport e Prusak (1998) apresentam as diferenças entre dado, informação e conhecimento. DADOINFORMAÇÃOCONHECIMENTO Simples observações sobre o estado do mundo Dados dotados de relevância e propósito Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese, contexto. Facilmente estruturado Facilmente obtido por máquinas Freqüentemente quantificado Facilmente transferível Requer unidade de análise Exige consenso em relação ao significado Exige necessariamente a mediação humana. De difícil estruturação De difícil captura em máquinas Freqüentemente tácito De difícil transferência

21 Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada Informação são dados inseridos em um Contexto que é a situação que está sendo analisada A partir da informação vem o conhecimento, que permite tomar decisões adequadas, trazendo vantagem competitiva Dados Informação Conhecimento Dado x Informação x Conhecimento

22 Gordon & Gordon, 2006

23 Informação estratégica Em toda empresa, as informações se interligam, não permanecendo isoladas em um determinado setor; As informações não produzem resultados se isoladas em órgãos

24 Informação estratégica VISÃO POR PROCESSOS PROCESSO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO FABRICAÇÃO PROCESSO ADMINISTRAÇÃO R.H. EMPRESAEMPRESA DEPTO Necessidade de interligação de todas as informações para que se obtenha uma visão corporativa, para mostrar a empresa como ela é.

25 Vendas OficinaPeças Admin. Controle Qualid.. ProduçãoTesou- raria Diretoria Visão por Função Informação estratégica

26 Visão funcional Falta cooperação efetiva entre as áreas; A hierarquia de funções estabelece um modelo rígido de administração, permitindo a independência administrativa das áreas funcionais, que se por um lado facilita a gestão de recursos, por outro permite a formação e silos; Sistemas de informação fragmentados Informação estratégica

27 O VALOR DA INFORMAÇÃO Como é possível admitir que a informação possua valor, é preciso definir parâmetros capazes de quantificá-lo, o que não é uma tarefa trivial. Uma das maneiras é realizada por meio dos juízos de valor, que, apesar de serem indefinidos, consideram que o valor varia de acordo com o tempo e a perspectiva. Podem, em certos casos, ser negativos, como acontece na sobrecarga de informação.

28 O valor da informação pode ser classificado nos seguintes tipos valor de uso: baseia-se na utilização final que se fará com a informação; valor de troca: é aquele que o usuário está preparado para pagar e variará de acordo com as leis de oferta e demanda, podendo também ser denominado de valor de mercado; valor de propriedade, que reflete o custo substitutivo de um bem; valor de restrição, que surge no caso de informação secreta ou de interesse comercial, quando o uso fica restrito apenas a algumas pessoas. Fonte: CRONIN, Blaise. Esquemas conceituais e estratégicos para a gerência da informação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v.19, n. 2, p , Set 1990

29 Os processos empresariais refletem as maneiras específicas pelas quais as organizações coordenam o trabalho, a informação e o conhecimento. Os processos empresariais bem desenvolvidos e executados podem tornar a organização mais eficiente e competitiva. A informação competitiva, ou informação estratégica, é necessária para criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência Informação estratégica

30 Estratégia competitiva Como a empresa irá competir Suas metas Planos e políticas para cumprir essas metas. Através de sua estratégia competitiva, uma organização busca sua vantagem competitiva. Turban, 2005 Informação estratégica

31 Vantagem competitiva Uma vantagem em relação aos concorrentes em alguma medida como custo, qualidade ou velocidade Leva ao controle de um mercado e lucros maiores. (Turban, 2005) Qualquer característica do produto ou serviço que os clientes reconhecem com um diferenciador positivo, e são atraídos para comprar da empresa. Diferenciador: preço, produto, prazo, assistência ou imagem. (Meireles, 2001) Informação estratégica

32 DecisõesSistemas de Informação DADOS Informação Mercado Realidade Empresa Estruturação Automatizada Tratamento Utilização Fatos Negócios Gerenciando informações com S.I. T.I. Fonte de Vantagem Competitiva

33 Resumindo O fluxo da informação em uma organização é um processo de agregação de valor, e o sistema de informação pode ser considerado como a sua cadeia de valor, por ser o suporte para a produção e a transferência da informação. Assim, um sistema de informação é uma combinação de processos relacionados ao ciclo informacional, de pessoas e de uma plataforma de tecnologia da informação, organizados para o alcance dos objetivos de uma organização. Fonte: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor do sistema de informação de uma organização, Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 1, p , jan./abr. 2000

34

35


Carregar ppt "Prof. Simone Canuto Sistemas de Informação Conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google