A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

11ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva IMPLICANDO O SUJEITO: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MOVIMENTAM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM SANITARISTA EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "11ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva IMPLICANDO O SUJEITO: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MOVIMENTAM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM SANITARISTA EM."— Transcrição da apresentação:

1 11ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva IMPLICANDO O SUJEITO: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MOVIMENTAM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM SANITARISTA EM FORMAÇÃO. Allan Gomes de Lorena. Sanitarista em formação pela FSP/USP e Mobilizador do VER-SUS/SP Marco Akerman. Professor Titular da Faculdade de Saúde Pública/USP Carolina da Silva Buno. Sanitarista em formação pela FSP/USP e Mobilizadora do VER-SUS/SP

2 Movimentando a identidade profissional. Os fios condutores das Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) em São Paulo gira em torno da educação permanente em saúde, gestão do trabalho em saúde, formação em saúde pública/saúde coletiva e conhecimento vivo do território.

3 Implicando o sujeito. Faço da cartografia do trabalho vivo* um campo de experimentações de trilhas, caminhos e desvios. As trilhas e caminhos correspondem ao campo da política e da gestão. O desvio corresponde ao afastamento de minhas afetações (o que achava que gostava). Ainda, os movimentos que estão constituindo a minha identidade profissional são: a graduação em saúde pública da USP e a construção do VER-SUS em São Paulo. *MERHY, E.E. Saúde: A cartografia do trabalho vivo em ato. Editora Hucitec. São Paulo, 2007.

4 Identidade profissional do sanitarista. O sanitarista, profissional de saúde pública, tão velho no campo da saúde e, ao mesmo tempo, tão novo no campo das graduações da área da saúde é uma construção viva. Não há como definir o que é ser sanitarista, visto que, a identidade profissional é um movimento dinâmico e que muda conforme a vida que se vive.

5 Análise crítica sobre a (minha) identidade sanitarista. O desafio do sanitarista de construir sua identidade profissional é de disputar, junto, com os profissionais de saúde, processos coletivos de trabalho para reconhecer no outro e em si, seus limites e possibilidade, a fim, de enfrentar os problemas coletivos que surgem na atenção e gestão no SUS.

6 Abrindo possibilidades para novas conversas... A identidade profissional desse sanitarista é movimentada pela construção do VERSUS em São Paulo. Este é um projeto de extensão importante no campo da formação em saúde pública para os estudantes de graduação porque permite estimular e reinventar, diariamente um trabalho multiprofissional de saberes e fazeres.


Carregar ppt "11ª Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva IMPLICANDO O SUJEITO: HISTÓRIAS E TRAJETÓRIAS QUE MOVIMENTAM A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM SANITARISTA EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google