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Dra. Avanilde Kemczinski PhD. Marcelo da Silva Hounsell

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Apresentação em tema: "Dra. Avanilde Kemczinski PhD. Marcelo da Silva Hounsell"— Transcrição da apresentação:

1 Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática - ROAI
Dra. Avanilde Kemczinski PhD. Marcelo da Silva Hounsell Msc. Isabela Gasparini Ricardo Gehrke Filho Thiago Corrêa da Silva

2 Objetivo Descrever o processo de implementação do Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática.

3 Objetos de aprendizagem (Oas)
“Um Objeto de Aprendizagem é qualquer entidade, digital ou não, que possa ser usada, reusada ou referenciada durante a aprendizagem, educação ou treinamento” (IEEE, 2002) “Pequenos componentes instrucionais digitais, reutilizáveis em diferentes contextos de aprendizagem” (Wiley, 2000) Características Pedagógicas Técnicas

4 Repositórios de OAs (ROAs)
Bancos de dados que armazenam os objetos e seus metadados. (Souza, 2005) Tipos de repositórios: (Monteiro e Brascher, 2008) Local Distribuído Institucional Local Distribuído Temático

5 Padrões de metadados Os metadados são utilizados na identificação de recursos e no auxílio da filtragem de uma busca. (Hasegawa e Aires, 2007) ARIADNE (Ariadne, 1997) Learning Design (IMS, 1999) Dublin CORE (Dublin Core, 2000) LOM (IEEE, 2002) SCORM (ADL, 2004) MTD-BR (IBICT, 2005) CanCore (CanCore, 2006) OBAA (Viccari, 2009) Título, Autor, Data, Formato, Assunto, Idioma, Direitos, ...

6 Seleção dos metadados Quais os metadados que efetivamente irão
ajudar no processo de catalogação e busca do OA?

7 Seleção dos metadados A proposta para a seleção dos metadados é a verificação de quais os metadados que são mais utilizados entre os padrões e os mais usados para catalogação de OAs nos repositórios. O repositório deve garantir a coleta dos metadados. Definir quais os metadados que devem ser obrigatoriamente preenchidos; Alguns metadados poderiam ser preenchidos automaticamente pelo próprio repositório.

8 Metodologia para seleção
Fluxograma do processo de seleção dos metadados.

9 Metodologia para seleção
Padrões de Metadados Repositórios

10 Metodologia para seleção
Padrões de Metadados Repositórios Metadados mais utilizados entre os padrões Metadados mais usados pelos repositórios Metadados Predominantes Data Formato do arquivo Tamanho do OA Localização (endereço externo) Tipo de recurso de aprendizagem Descrição dos direitos de uso Data Formato do arquivo Tamanho do OA Localização (endereço externo) Tipo de recurso de aprendizagem Descrição dos direitos de uso Entrada (Id) Título Idioma Descrição Entidade criadora do OA

11 Metadados Predominantes
Categoria Metadados 1 Geral 1.1.2 Entrada 1.2 Título 1.3 Idioma 1.4 Descrição 2 Ciclo de vida 2.3.2 Entidade 2.3.3 Data 4 Técnico 4.1 Formato 4.2 Tamanho 4.3 Localização 5 Educacional 5.2 Tipo de recurso de aprendizagem 6 Direitos 6.3 Descrição 11 Metadados predominantes

12 Escolha do padrão de metadados
A comparison of metadata standards

13 Metadados Essenciais Categoria Metadados 1 Geral 1.1.2 Entrada
1.2 Título 1.3 Idioma 1.4 Descrição 1.5 Palavras-chave 1.6 Cobertura 2 Ciclo de vida 2.3.2 Criador, Publicador e Contribuidor 2.3.3 Data 4 Técnico 4.1 Formato 5 Educacional 5.2 Tipo de recurso de aprendizagem 6 Direitos 6.3 Descrição Metadados essenciais que fazem parte do ROA para a área de informática. Obs.: Removidos os metadados “tamanho” e “localização”.

14 Especificação do ROA de informática
Máquina de busca alinhada com padrão Dublin Core Gerenciador de repositórios DSpace [1] inclui uma máquina de busca; open source; é fundamentado no padrão de metadados Dublin Core. Análise Projeto [1]

15 Definições de usuários conforme tipo e visão.
Análise Objetivo: a disseminação de conteúdos educacionais, através de um ambiente específico para catalogação e inclusão de objetos de aprendizagem para a área de informática e computação. Público alvo: Escopo do conteúdo: Esquema dos metadados essenciais; Campos de busca; Estrutura de navegação pelos objetos; Ferramentas administrativas. Usuário Tipo Visão A (logado) Administrador Completa B (logado) Participante Parcial C (não logado) Visitante Habitual Definições de usuários conforme tipo e visão.

16 Análise – modelagem de dados
Adaptação do diagrama da modelagem de dados do DSpace.

17 Análise – funcionalidades
Pesquisar, visualizar e salvar objetos. Logar no sistema e submeter. Avaliar objetos. Funcionalidades administrativas fornecidas pelo DSpace necessárias para administrar usuários, grupos, permissões, coleções, comunidades, formatos de arquivos, campos de metadados entre outros. Tecnologias: DSpace 1.5.2 Apache Lucene PostgreSQL 8.1 J2SE 5.0 JDK Apache Ant 1.7.1 Apache Maven 2.1.0 Apache Tomcat 6.0 Windows XP

18 Projeto – detalhamento do conteúdo
Quanto ao tipo de repositório: Temático e Local. Quanto ao tipo de busca: Simples e Avançada - Apache Lucene. * Não pesquisa palavras vazias; * Aceita truncagem; * Pesquisa por frases; * Não sensível à acentuação; * Pesquisa booleana; Quanto a navegação pelos objetos: segue o currículo da SBC (2003). + Fundamentos da Computação + Tecnologia da Computação - Engenharia de Software + Sistemas de Informação + Contexto Social e Profissional - Informática na Educação

19 Projeto – detalhamento do conteúdo
Quanto ao padrão de metadados: * 11 metadados alinhados com o padrão Dublin Core. Quanto aos objetos armazenados: * arquivo + metadados; * Direitos (creative commons); Quanto as funções gerenciais: * Comunidades e Coleções: criar, editar, acessar e contribuir. * Login * Controle de acesso: criar usuários participantes, grupos, editar políticas de acesso aos OAs.

20 Descrição das páginas Página inicial do repositório

21 Descrição das páginas Página de uma comunidade Página de uma coleção

22 Descrição das páginas Página de cadastramento de um OA
Página de envio do OA

23 ROAI

24 Cadastrar um OA

25 Cadastrar um OA

26 Cadastrar um OA

27 Visualizar o OA

28 Visualizar o OA

29 Avaliar o OA

30 Avaliar o OA

31 Avaliar o AO Processo de gerenciamento avaliativo de OAs (BPM)

32 Considerações O conjunto de Metadados Essenciais abrange importantes características dos OAs que facilitam a tarefa do usuário ao preencher um pequeno número de informações necessárias para a localização dos objetos, fato este comprovado por sua predominância entre padrões e repositórios. Comparando a amostragem de repositórios estudados, esta pesquisa abrange 10 (dez), sendo o dobro do que foi levantado pelo Canadian Advisory Committee (CAC).

33 Considerações O ROAI está funcional e atualmente em uso, podendo ser acessado pelo endereço Dentre as diversas funcionalidades do repositório, destaca-se a avaliação de OA, pois, permite que os avaliadores analisem as características técnicas e pedagógicas do objeto. Buscando um processo de melhoria para o repositório, como trabalhos futuros têm-se: a) o desenvolvimento de um sistema de busca semântico, baseado em ontologias e b) adequação da interface do ROAI aos critérios ergonômicos e de usabilidade.

34 Referencias ARIADNE. Alliance of Remote Instructional Authoring and Distribution Networks for Europe, Disponível em < CANCORE, Canadian Core Learning Metadata Aplication Profile Disponível em < DUBLIN CORE – Dublin CORE Metadata Initiative Disponível em < HASEGAWA, F. M.; AIRES, J. P. Proposta de um Padrão de Metadados Para Imagens Médicas. In: ERI (Escola Regional de Informática), 2007, Guarapuava. [ERIPR] Escola Regional de Informática - PR, 2007. IEEE. Institute of Electrical and Electronics Engineers Disponível em < IMS - IMS Global Learning Consortium Disponível em MONTEIRO, F.; BRASCHER, M. Organização da informação em repositórios: o uso da modelagem conceitual. In: VIII CINFORM – Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação. Salvador – BA, 2008. SCORM - Advanced Distributed Learning Disponível em < SOUZA, A. C. S. Objetos de Aprendizagem Colaborativos. In: Objetos de Aprendizagem Colaborativos, 2005, Florianopólis. ABED Internacional, 2005. WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of Learning Objects, 2000a.

35 Obrigada Centro de Ciências Tecnológicas - CCT - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Campus Universitário Prof. Avelino Marcante s/n - Bairro Bom Retiro - Joinville-SC - Brasil


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